Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2005

    SECÇÃO: Destaque


    8ª MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO

    Na demanda do Santo Daime através da Transamazónica

    O genérico de “Selva do Meu Desejo” anuncia Estelle Parsons e João Velho como os protagonistas do filme de Roberto Athayde, uma produção recente, de 2004.

    De facto, a presença do actor brasileiro João Velho, que interpreta a personagem do jovem guia que irá conduzir a antropóloga norte-americana em sucessivas peripécias através da estrada Transamazónica até ao seu destino, faz--se notar.

    Já o mesmo não se pode dizer de Estelle Parsons, «conhecida actriz norte-americana, vencedora do Oscar de Melhor Actriz Secundária pelo clássico filme “Bonnie and Clyde”» (do programa do MIT).

    De facto, até chegar ao objecto da sua pesquisa, a nova religião do Santo Daime, em plena selva amazónica, a presença de Estelle só se revela através do registo de voz, o que deixará o espectador certamente perplexo.

    De facto, interpretando o papel de cientista que viaja empunhando a câmara com que vai registando as cenas e que, para tal se senta, no carro ao lado do seu jovem guia, é suposto que a actriz não seja nunca filmada por si própria.

    A construção do filme revela assim uma faceta curiosa e que o ajuda a desconstruir, ou a fazer perceber melhor a sua construção, deliberadamente separando o registo de som e a imagem.

    A voz de Estelle Parsons (que , na sua língua nativa, o inglês dos States, faz com que todo o filme – brasileiro – seja legendado) provavelmente terá permitido à actriz concentrar-se no texto dos supostos diálogos com João Velho (que naturalmente “responde” também em inglês), sem necessidade de realizar a atribulada viagem pela terrível Transamazónica, pelas várias cidades do percurso (como Santarém ou Jacareacanga), e por sobre os colossais rios brasileiros tributários do imenso Amazonas.

    Como a antropóloga se confessa não crente, fica a dúvida se a demanda do Santo Daime não será, afinal a demanda de Athayde.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].