Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Vitória do PSD em toda a linha

    A Concelhia social-democrata, que tinha soçobrado na noite eleitoral, sofrendo importantes derrotas sobretudo em Alfena (com a vitória da lista independente) e na votação para a Assembleia Municipal, revelou agora uma grande capacidade negocial, provada nas Assembleias de Freguesia de Ermesinde e Alfena e na votação para a escolha da Mesa da Assembleia Municipal.

    Em Ermesinde, os social-democratas conseguiram, com o apoio da CDU, eleger uma Mesa da Assembleia de Freguesia totalmente laranja. Em Alfena, acordaram com o PS uma Mesa da Assembleia em que estão em maioria, tendo ainda eleito Guilherme Roque como seu presidente. Finalmente, para a Assembleia Municipal de Valongo e fazendo provar ao PS o que o PS, por sua vez, já tinha feito provar aos independentes em Alfena, o PSD fez abortar a eleição de Casimiro de Sousa como presidente da Mesa da Assembleia, na qual, cedendo embora a presidência à CDU, conserva a maioria na Mesa.

    O PSD lançou novos autarcas – como Antonino Leite e Artur Pais em Ermesinde –, menorizou o papel do Partido Socialista e amesquinhou a esquerda, vulgarizando o Partido Comunista.

    Ao contrário, o Partido Socialista revelou a sua fragilidade. Não soube encontrar soluções que lhe permitissem posições de relevo e mostra uma indignação ética que não demonstrou, por exemplo em Alfena.

    A CDU, por sua vez obteve importantes vitórias tácticas, que podem ainda tornar-se mais expressivas, revelando muita maneabilidade e poder de manobra, o que está bem explícito no texto do líder concelhio Adelino Soares inserto neste número do nosso jornal, na página 3.

    Sendo, todavia, na nossa opinião, uma brilhante vitória táctica, é uma pesada derrota estratégica, que mina o prestígio do partido, cada vez mais enredado em acordos com a direita que diz pretender combater, a troco de um ou outro lugar remunerado aqui ou ali, de uma presidência, ou de um mandato num Executivo, que fazem perceber uma flexibilidade ética de carácter duvidoso.

    A prazo, parece-nos evidente, isto cai que nem sopa no mel no prato do Bloco de Esquerda, a não ser que esta força, por sua vez, não saiba tirar todo o partido da situação. Por exemplo, na reunião que elegeu a Mesa da Assembleia Municipal, o eleito do Bloco de Esquerda entrou mudo e saiu calado. Mas quem saiu menos mal, à esquerda, apesar de erros evidentes, acabou por ser o BE. Por uma questão de ética ou de fraqueza.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].