Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    Antonino Leite é o novo presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia

    O social-democrata Antonino Leite (um dos três substitutos dos eleitos do PSD que subiram à Junta) foi eleito presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, em reunião que decorreu no passado dia 26 no edifício da nova Junta de Freguesia de Ermesinde.

    foto
    A lista eleita para a Mesa da Assembleia, proposta pelo PSD, recolheu 10 votos, contra 9 de uma lista apresentada pelo PS.

    A votação decorreu por voto secreto, tendo-se, por recomendação do PS, tomado cuidados para que o acto decorresse de forma mais sigilosa do que aquela que tinha ocorrido para a eleição (unânime) da Junta. Para o concretizar, arranjou-se um biombo improvisado com a bandeira da cidade

    Como o PSD só dispunha de 9 eleitos e o PS 8, e como o BE (1 eleito) anunciara que nunca apoiaria uma candidatura de direita, conclui-se que a CDU (1 eleito) votou mais uma vez (como há quatro anos) ao lado do PSD nesta eleição. Fazem parte da Mesa eleita Sónia Sílvia (primeira secretária) e Vasco Gouveia (segundo secretário, outro dos elementos a integrar a Assembleia de Freguesia por substituição). A lista derrotada propunha Carlos Ricardo como presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia – objectivo que falha, assim, pela segunda vez consecutiva –, Adelino Cunha e Juliana Silva.

    foto
    Adelino Cunha, que aparecia aqui como candidato a um lugar na Mesa deste órgão, tinha sido, tal como prevíramos, entretanto eleito para a Assembleia de Freguesia, substituindo juntamente com Aldora Pinheiro e Manuel Pacheco os três elementos do PS que subiram à Junta de Freguesia de Ermesinde. Esta ficou constituída pelo já eleito presidente da Junta Artur Pais, e ainda por Américo Silva e Luís Ramalho (PSD), Artur Costa, Almiro Guimarães e Alcina Meireles (PS) e Sónia Sousa (CDU).

    A ELEIÇÃO DA JUNTA

    O processo de eleição da Junta foi atribulado.

    O PSD apresentou uma proposta de lista para a Junta constituída por 3 elementos do PSD, 3 do PS e 1 da CDU (que seria obrigatoriamente Sónia Sousa), indicando o nome dos seus três eleitos – além, naturalmente, de Artur Pais, Américo Silva e Luís Ramalho e pedindo ao PS que designasse os seus 3 elementos na Junta.

    O PS e a CDU apresentaram uma proposta de 3 elementos do PSD, 2 do PS, 1 da CDU e 1 do BE.

    Vieram, todavia, estas duas últimas propostas a cair num impasse, dada a recusa do BE em integrar o Executivo da autarquia de Ermesinde.

    Por sua vez, o PS recusava aceitar mais do que 2 elementos na Junta, o que deixava qualquer das propostas de lista como incompleta.

    Para tentar resolver o impasse, foi proposta a suspensão dos trabalhos.

    No recomeço dos mesmos, o PS anunciou então aceitar a inclusão de 3 eleitos seus na Junta, tendo retirado a sua proposta, tal como a CDU. A Junta foi eleita por unanimidade dos 19 membros da Assembleia de Freguesia. Para a Assembleia de Freguesia entraram pelo PSD (e foram entretanto eleitos para a Mesa) Antonino Leite – o novo presidente da Mesa –, e Vasco Gouveia; entrou também na Assembleia Alexandra Machado, que entretanto, ausente, apresentou uma suspensão do mandato por 30 dias. Para a substituir entrou então João Sousa. Entraram ainda para a Assembleia de Freguesia, pelo PS, substituindo os eleitos que subiram à Junta, os já referidos Adelino Cunha, Aldora Pinheiro e Manuel Pacheco (PS), e pela CDU, Carlos Coutinho, substituindo Sónia Sousa, eleita para a Junta.

    No final da primeira votação, para a Junta, e efectuadas as substituições obrigatórias, o PSD voltou a propor a interrupção dos trabalhos antes de apresentar a sua proposta de lista para a Mesa da Assembleia.

    A sala de sessões estava completamente à cunha, estando uma boa parte do público presente de pé.

    A direcção dos trabalhos esteve, de início, a cargo do presidente da Mesa da Assembleia cessante, José Caetano, que tinha a seu lado o presidente da Junta cessante, Casimiro Gonçalves. Após a tomada de posse dos membros da Assembleia, passou esta a ser dirigida pelo presidente da Junta eleito, Artur Pais que, apesar da sua inexperiência, várias vezes confessada, não comprometeu o andamento dos trabalhos. Após a eleição da Mesa da Assembleia, Artur Pais deu, por sua vez, o lugar a Antonino Leite.

    A Junta de Freguesia terá, no prazo de menos de uma semana, a sua instalação, atribuindo-se então os pelouros deste órgão. Fica como curiosidade saber se a Sónia Sousa poderá caber algum, como contrapartida do apoio da CDU à lista do PSD para a Mesa, ou se as contrapartidas são apenas a nível municipal.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].