Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2005

    SECÇÃO: Cultura


    PortoCartoon em Valongo

    Museu da Imprensa espalha o "humor desportivo"

    O Museu Nacional da Imprensa vai apresentar o VI PortoCartoon-World Festival, dedicado ao "Desporto e Sociedade", em três espaços culturais do concelho de Valongo, a partir do próximo sábado, dia 1, às 14h.

    foto
    Constituída por mais de 180 cartoons, a exposição (patente nos Centros Culturais de Campo e Sobrado, e no "Vallis Longus") apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados dos quatro cantos do mundo sobre "desporto e sociedade".

    Na mostra, estão presentes países tão diferentes como o Azerbeijão, a Colômbia, a China, a Coreia do Sul, a Indonésia, o Peru, o Uruguai e o Uzbequistão para além dos principais países europeus. Podem também ser apreciados trabalhos de três renomados caricaturistas portugueses: Cid, Metello e Vasco.

    O PortoCartoon é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.

    A edição do ano passado, foi subordinada ao tema "Desporto e Sociedade" em sintonia com o Euro 2004 e os Jogos Olímpicos de Atenas.

    O grande vencedor do concurso foi Grzegorz Szumowski, da Polónia, que em 2003, já havia arrecadado o 2º prémio do V PortoCartoon. O segundo prémio foi atribuido a Borislav Stankovic da Sérvia e Montenegro e o terceiro ex-aequo a Achille Superbi (autor de uma das melhores caricaturas do certame dedicado ao jogador Figo) de Itália, e a Michael Kountouris, da Grécia.

    O VI PortoCartoon-World Festival, inaugurado antes do Euro 2004, no Museu Nacional da Imprensa, no Porto, com a presença das atletas olímpicas Rosa Mota e Aurora Cunha, já foi visto por milhares de pessoas, nas instalações daquele museu e noutros locais em que esteve patente.

    A exposição vai estar aberta ao público nos Centros Culturais de Campo e Sobrado, e no "Vallis Longus" até 4 de Dezembro.

    A entrada é livre.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].