Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2005

    SECÇÃO: Cultura


    Em Setembro o concelho tem sempre mais magia

    Fotos MANUEL VALDRZ
    Fotos MANUEL VALDRZ
    Durante os passados dias 22, 23, 24 e 25 de Setembro a magia esteve à solta no concelho de Valongo, fruto da realização da 14ª edição do Festival Internacional de Ilusionismo Magic Valongo. Um evento que trouxe até ao concelho os melhores intérpretes do mundo do ilusionismo, nomes consagrados, muitos deles com vários primeiros prémios em Congressos de Magia realizados quer a nível nacional, quer internacional. Ao todo foram cerca de 250 os ilusionistas que marcaram presença neste Magic Valongo 2005, onde destacamos, entre outros, nomes como o mágico futurista francês Nicolas Lepage, o alemão Simon Pierro, o americano Jason Latimer, ou a dupla argentina composta por Brando & Silvana, que proporcionaram ao muito público que se deslocou às duas Grandes Galas, de Valongo (dia 23) e de Ermesinde (dia 24), momentos verdadeiramente mágicos e únicos. Paralelamente a estes dois espectáculos decorrerem durante os quatro dias inúmeras conferências sobre o ilusionismo, levadas a cabo por alguns dos mágicos presentes, como por exemplo Roberto Giobbi, ou Mago Migue, tendo esta sido uma oportunidade para as dezenas de jovens ilusionistas presentes neste festival aprofundarem os seus conhecimentos. Decorreu igualmente durante todo o festival a Feira de Mágica, onde os apaixonados pelo ilusionismo tinham ao seu dispor os mais variados adereços referentes a esta arte. No derradeiro dia do Magic Valongo decorreu no Auditório Municipal do Fórum Vallis Longus a habitual entrega de prémios, sendo que no Concurso de Palco o primeiro lugar coube ao espanhol Xavier Tapias, que arrecadou um prémio no valor de 750 euros.

    No Concurso de Mesa, o júri decidiu não atribuir o primeiro prémio, uma decisão que ficou a dever-se ao facto de este ano não ter despontado nenhuma jovem revelação nesta categoria. Este Magic Valongo 2005 conheceu o seu final no Parque Urbano de Ermesinde, na tarde de 25 de Setembro, com um espectáculo intitulado de Magia no Parque, onde aqui se destaca a participação do conceituado ventríloquo ermesindense Fernando Valdrez, acompanhado dos seus já famosos bonecos Chico e Lucianito.

    foto
    Para António Cardinal, membro da Comissão Executiva do Magic Valongo, esta 14ª edição foi um verdadeiro sucesso, na qual foram batidos vários recordes, começando pelo número de ilusionistas presentes (cerca de 250, como já referimos), vindos de todos os cantos do mundo. O público, que lotou por completo as duas salas onde foram realizadas as Grandes Galas, foi outro dos recordes batidos no evento deste ano. O Magic Valongo é já uma referência em todo o mundo, e a provar esta teoria estão as palavras do secretário geral da FISM – entidade máxima, a nível mundial, do ilusionismo – que fez questão de estar presente, tendo classificado este festival como um dos melhores em todo o mundo.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].