Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Candidatos da CDU de visita ao Centro Social de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ

    Uma delegação da CDU, em que pontuavam os cabeças-de-lista à Câmara (Lino Soares), Assembleia Municipal (Sofia Freitas) e Assembleia de Freguesia de Ermesinde (Sónia Sousa), esteve, no passado dia 27 de Setembro, de visita ao Centro Social de Ermesinde (CSE), tendo aí visitado várias valências da instituição. A receber a delegação da CDU estava a Direcção do CSE, chefiada pelo seu presidente Henrique Queirós Rodrigues.

    A delegação da CDU iniciou a sua visita ao Centro Social, inteirando-se das condições do Lar de S. Lourenço, nomeadamente as condições de admissão dos idosos, a organização dos vários serviços de apoio de primeira linha (cuidados de enfermagem, por exemplo), e vários aspectos do quotidiano dos seus utentes. Os candidatos tiveram ocasião de visitar a sala de refeitório, a sala de leitura, a sala de cinema, a capela, a sala do bar e um grande número de aposentos dos utentes.

    foto
    Abordada foi também a questão da organização dos cuidados paliativos.

    As condições do lar agradaram aos candidatos da CDU, que acharam o edifício do lar com muita luz e elogiaram a qualidade dos serviços. Sónia Sousa questionou sobre a existência de algum programa de informática para a terceira idade.

    Henrique Queirós Rodrigues, que acompanhou a visita na totalidade, e Anabela Sousa, a directora técnica do Lar de S. Lourenço, esclareceram as dúvidas dos candidatos e da delegação em geral. O presidente da Direcção do Centro Social teve também ocasião de explicar o relacionamento de cooperação mantido com a Junta de Freguesia de Ermesinde no largo da antiga feira, e de explicar o projecto do CSE, impedindo, por um lado a envolvente do Centro Social e do Lar de S. Lourenço de se afogar no meio de uma vaga de betão e, por outro lado, permitindo criar uma área de habitação próxima do Lar de S. Lourenço, destinada a casais de idosos com alguma capacidade económica, mas com necessidades de apoio de retaguarda, que aquele lhes poderia proporcionar. Criar-se-ia assim uma área de enquadramento vital, que também contemplaria o alojamento de emergência para famílias com essa necessidade, situação aliás que ocorre neste momento, por solicitação de apoio a uma família (está aí alojada há meio ano) por parte da Junta de Freguesia ao Centro Social.

    Henrique Rodrigues deu conta ainda de algumas das suas preocupações, por exemplo com a frequência do largo da feira por alguns jovens mais indesejáveis.

    OUTRAS VALÊNCIAS

    A comitiva da CDU visitou de seguida a área dedicada à infância, tendo sido acompanhada pela directora técnica da valência, Teresa Braga Lino, que introduziu os candidatos no funcionamento e condições de acesso da creche, jardim e ATL do Centro Social de Ermesinde. Os candidatos percorreram as várias salas destinadas às actividades lúdicas, ao repouso e ao estudo e assistiram ao decorrer do quotidiano das crianças em várias áreas da valência e em várias actividades.

    A visita prosseguiu com o encaminhamento dos candidatos para a empresa de inserção de lavagem e tratamento de roupa, tendo Henrique Queirós Rodrigues explicado a filosofia deste tipo de estruturas e o sucesso particular desta empresa que presta serviços a toda a comunidade ermesindense.

    Os candidatos da CDU tiveram ainda ensejo de visitar o Centro de Formação, onde acompanhados pela directora técnica da valência Albertina Alves e o director responsável, Casimiro Sousa, puderam constatar in loco várias acções de formação a decorrer, quer ligadas a competências informáticas, quer numa educação para a cidadania e a responsabilização individual, quer num curso de assistentes de geriatria (neste caso, no momento exacto em que estes formandos encenavam uma performance).

    A visita não terminou sem que, antes, Henrique Queirós Rodrigues referisse as restantes valências dispersas por vários pólos da cidade, como o Centro de Animação das Saibreiras, o Centro de Ocupação Juvenil na Rua José Joaquim Ribeiro Teles, e as actividades levadas a cabo na Bela, e aí iniciadas com o programa Ser Criança.

    O Presidente da Direcção do Centro Social aproveitou também a altura para anunciar algumas iniciativas próximas da instituição, como a realização de um arraial pelo S. Martinho.

    Por sua vez, Lino Soares pôs-se ao dispor do CSE para tudo o que fosse preciso independentemente dos resultados eleitorais, tendo feito uma breve mas significativa referência ao relacionamento da entidade gestora para com os seus empregados, e manifestado solidariedade aos desígnios de acção social da instituição.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].