Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2005

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    CPN apresentou a equipa que irá competir na Liga Profissional 2005/06

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Aproveitando a ocasião da cerimónia de abertura do 8º Torneio Internacional de Basquetebol, realizada na Casa de Espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde, em 17 de Setembro, o CPN apresentou a sua equipa sénior (na foto) que irá disputar a Liga Profissional 2005/06. Uma equipa totalmente portuguesa, composta por 14 atletas, sendo quase todas elas oriundas dos escalões de formação do clube ermesindense. A excepção a esta regra dá pelo nome de Raquel Moura, uma atleta de 21 anos que na época transacta defendia as cores do Bolacesto, sendo, até ao momento, a única aquisição do conjunto orientado por Agostinho Pinto com vista à nova temporada. Em relação a saídas há que referir que Joana Lopes rumou para o CAB Madeira, Mariana Alves e Filipa Tavares transferiram-se para o Desportivo da Póvoa, enquanto que a chilena Tatiana Kehseler transitou para a equipa espanhola do Arxil Pontevedra. Para colmatar estas saídas o CPN fez uma aposta forte na “prata da casa”, a excepção é como já vimos antes, Raquel Moura, uma vez que deste grupo fazem parte cinco atletas que na temporada passada integraram a equipa de júniores que se sagrou campeã nacional, nomeadamente Carla Nunes, Célia Simões, Marli Cunha, Paula Freitas e Rita Gonçalves. Sublinhe-se que para algumas destas jovens jogadoras não será novidade integrar a equipa sénior do CPN, já que em 2004/05 foram por diversas vezes chamadas a representar o clube na Liga Profissional.

    Esta aposta em jogadoras formadas no clube prende-se, segundo Agostinho Pinto, essencialmente com a redução do orçamento que a secção de basket CPN fez para a nova época. «À semelhança do que acontece um pouco por todo o país, também o CPN se depara actualmente com dificuldades financeiras. Os apoios são muito poucos, e como tal temos de fazer uma gestão rigorosa dos escassos recursos financeiros de que dispomos, não podendo por isso entrar em loucuras com a contratação de atletas estrangeiras.

    Pois se assim fosse, a equipa da Liga Profissional um dia destes teria de acabar, e isso é algo que não queremos. Vamos por isso, jogar sem estrangeiras esta época, para tentar reduzir os custos, sabemos que vai ser um ano duro e de muitos sacríficios, onde o objectivo principal vai ser assegurar a manutenção na Liga, sendo que depois de atingirmos esse objectivo vamos tentar chegar aos play-off. Quero referir, no entanto, que não quer dizer que, pelo facto, de não termos contratado nenhuma jogadora estrangeira a equipa vá ser mais fraca que a da época passada, muito pelo contrário, até porque temos jovens portuguesas de grande qualidade dentro deste grupo, aliás, uma das políticas da secção é dar oportunidades a jovens atletas formadas no clube e penso que nos últimos anos temos tido sucesso nesse aspecto. Por isso, estou convencido de que vamos fazer uma boa época», frisou. Com uma média de idades a rondar os 20 anos, o grupo de jogadoras que irá ajudar o CPN a atingir os seus objectivos é o seguinte: Ana Sofia Santos, Ana Sofia Coelho, Ana Tato, Anabela Martins, Carla Nunes, Célia Simões, Cristiana Araújo, Joana Gonçalves, Marli Cunha, Marta Santos, Paula Freitas, Raquel Moura, Raquel Jacinto e Rita Gonçalves.

    O primeiro jogo do CPN na edição 2005/06 da Liga Profissional será ante as açorianas do Boa Viagem, no próximo dia 15 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo. Uma nota informativa ainda para dizer que a secção de basquetebol propagandista apresentou igualmente na cerimónia de abertura do Torneio Internacional o seu sítio oficial na internet, cuja morada é: www.cpnbasquetebol.com. Um espaço onde os adeptos do clube têm à sua disposição diversas informações relativas ao universo do basquetebol do CPN.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].