Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Foto MIGUEL BARROS
    Foto MIGUEL BARROS

    PS: «Vamos conquistar o concelho!»

    O PS apresentou no passado dia 24, no Polivalente da Escola Secundária de Ermesinde, os seus candidatos autárquicos. A cerimónia contou com a presença de alguns notáveis dos socialistas, entre os quais se destaca Jorge Coelho, que fez um alerta junto dos militantes do seu partido que irão estar presentes nas mesas de voto no próximo dia 9 de Outubro, para que estes fiscalizem muito bem todo o processo eleitoral, lembrando que o actual “desespero” dos seus adversários - referindo-se aos apoiantes de Fernando Melo - poderá levá-los à manipulação de resultados.

    Por seu turno, Maria José Azevedo recordou que em 2001 o Concelho de Valongo teve uma taxa de abstenção muito elevada, apelando à mobilização da população para o voto, porque «ficar em casa é dar apoio aos que estão cansados de estar no poder».

    Concentrados ao início da tarde na Praça da Estação, em Ermesinde, junto à sua sede de campanha, os militantes e apoiantes socialistas, vindos das cinco freguesias do concelho de Valongo, partiram em marcha rumo à Escola Secundária de Ermesinde, local este onde decorreu a cerimónia de apresentação dos candidatos autárquicos do partido.

    Uma cerimónia que contou com a presença de algumas figuras públicas, que mais uma vez, demonstraram o seu total apoio a Maria José Azevedo, entre eles Narciso Miranda, Hernâni Gonçalves, Rosa Mota, Júlio Magalhães e o coordenador nacional autárquico do PS, Jorge Coelho. Foi este último que lançou as primeiras palavras para a assistência socialista, pedindo à população do concelho que se mobilize junto de Maria José Azevedo, para desta forma colocar um ponto final no «poder gasto e ultrapassado de Fernando Melo. O actual presidente é uma figura do passado, sem motivação, sem força e sem vitalidade para continuar à frente dos destinos do concelho de Valongo. Se dúvidas houvessem sobre a sua capacidade para continuar, elas dissiparam-se há uns dias atrás, quando tentou impedir o PS de instalar as suas sedes, vindo para a televisão apelidá-las de “retretes”, dando mais uma vez mostras de uma clara arrogância e incapacidade para continuar a presidir a este concelho». Jorge Coelho alertou ainda os militantes e simpatizantes socialistas de que esta era uma grande oportunidade para promover uma mudança para melhor, para construír um concelho moderno e que abandone de uma vez por todas a cauda da Área Metropolitana do Porto no que toca a desenvolvimento. Um concelho que se quer com vista para o futuro, conduzido por uma mulher com uma visão futurista, incitando todos os valonguenses a lutarem ao lado de Maria José Azevedo na tarefa de romper com o passado.

    A finalizar a sua intervenção, alertou os militantes socialistas para que no próximo dia 9 de Outubro façam uma atenta fiscalização nas mesas de voto, pois «os nossos adversários – apoiantes de Fernando Melo – estão desesperados. E este desespero pode muito bem levá-los à manipulação de resultados, é preciso, por isso, estarmos todos bem atentos no dia das eleições».

    APELO A REDUÇÃO DA ABSTENÇÃO

    Seguiu-se a intervenção de Maria José Azevedo, que num discurso convicto e seguro começou por dizer que não tem dúvidas de que no dia 9 de Outubro o PS irá ganhar a Câmara Municipal de Valongo (CMV). A candidata frisou, no entanto, que para chegar à vitória é necesário que todos os socialistas continuem a trabalhar como até aqui têm feito, no sentido de conquistar a Câmara, para assim dar um novo rumo ao concelho de Valongo. Maria José Azevedo apontou ainda três adversários que terá de ultrapassar para ganhar as eleições, sendo o primeiro deles a ideia de que «todos os políticos são iguais».

    Perante esta frase a candidata questionou a assistência se alguém de bom-senso era capaz de a comparar ao actual presidente da CMV. O segundo adversário a derrotar é a elevada abstenção que se verificou no concelho nas últimas eleições autárquicas, em 2001, tendo a socialista apelado à mobilização da população para ir votar no próximo dia 9, já que «ficar em casa é dar apoio aos que estão cansados de estar no poder». As «mentiras e os boatos» foram apontados pela candidata como o terceiro adversário a eliminar, numa alusão ao facto de Fernando Melo ter ordenado que o PS retirasse os contentores destinados às sedes de campanha socialista e de ter chamado aquelas estruturas de “retretes”. «Será que ele viu que as nossas sedes eram “retretes”, ou será que leu mal o papel que lhe puseram à frente enquanto falava para as câmaras de televisão? Ou então, já nem sabe muito bem o que diz». No final, Maria José Azevedo, lançou um repto ao povo valonguense, «se acham que tudo está bem e assim deve continuar, votem na candidatura PSD/PP, ou então fiquem em casa. Se acham que o concelho tem de mudar, tem de dar o salto para melhor, então não fiquem em casa e votem no PS».

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].