Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Cabeça-de-lista socialista visitou o Estádio dos Sonhos

    A candidata do PS à Câmara Municipal de Valongo esteve no passado dia 31 de Agosto de visita às instalações do Ermesinde SC. Visita esta que ficou marcada pela apresentação, por parte de Maria José Azevedo, de um conjunto de projectos cujo objectivo principal passa por uma prática desportiva aberta a toda à população, de todas as idades, do concelho de Valongo.

    Este é um projecto que, segundo a candidata socialista, vem colmatar as escassas e insuficientes infraestruturas desportivas abertas à população em geral, bem como ajudar os clubes e associações cujas instalações necessitam, em grande parte dos casos, de ser modernizadas e qualificadas. Na opinião de Maria José Azevedo, a prática regular de desporto é um dos parâmetros da qualidade de vida e bem-estar das pessoas, cabendo assim às autarquias o dever de criar condições para que a população de todas as idades possa ter uma actividade física regular, contribuindo desta forma para que essa população tenha uma vida saudável e de qualidade. Com esta posição, Maria José Azevedo sublinhou, no entanto, que a Câmara não deve, nem pode, substituir-se aos clubes, uma vez que é a estes que cabe o papel principal da formação e divulgação das inúmeras modalidades desportivas com carácter competitivo. Na sua visão, a Câmara deve sim incentivar todos os clubes e associações, aliando-se e apoiando estes na promoção de uma área fundamental para a vida das pessoas, como é o caso do desporto. Assim sendo, a candidata apresentou um leque de medidas para melhorar um sector que, nas suas palavras, tem sido desprezado pelo actual Executivo Municipal.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Caso seja eleita, Maria José Azevedo apresentará como primeira medida a criação de um Plano Director do Desporto, elaborado através de uma Carta Desportiva do Concelho, isto é, um documento onde constem todas as informações relativas ao actual panorama desportivo do concelho, como por exemplo, número de clubes e associações, número de praticantes, infraestruturas existentes, assim como as dificuldades que esses mesmos clubes e praticantes se deparam para levar a cabo a prática desportiva. Plano Director Desportivo que irá conter todos os objectivos a que a candidatura socialista agora se propõe, de forma a melhorar o desporto valonguense. O primeiro objectivo que a candidata do PS pretende levar avante será criar as condições adequadas no concelho de Valongo para a prática de um desporto que se tem tornado num verdadeiro fenómeno nos últimos tempos no nosso país, nomeadamente as caminhadas pedestres. Uma modalidade cada vez mais seguida por pessoas de todas as idades. Para Maria José Azevedo, o concelho de Valongo apresenta condições excepcionais para que sejam criados caminhos, trilhos, passadiços e parques apropriados para que os adeptos deste novo fenómeno desportivo possam caminhar com segurança e num ambiente saudável.

    A socialista deu ainda a conhecer aos presentes que actualmente a maioria das câmaras municipais do país tem vindo a apoiar este género de desporto, criando para isso as infraestruturas necessáriais e ideais.

    Face às tais excepcionais condições existentes no Concelho de Valongo, a candidata pretende criar nas margens do rios Leça e Ferreira, assim que as operações de despoluição destes dois rios estejam concluídas, os já citados trilhos, caminhos, e passadiços para a prática das caminhadas pedestres. Este projecto será igualmente alargado à Serra de Santa Justa e a outras manchas florestais do concelho. Ainda inserido neste projecto, e a complementar a existência desses trilhos pedestres, irão ser formadas equipas que farão, periodicamente, o acompanhamento e o rastreio na prevenção de doenças, com relevo para as de origem cardiovascular, obesidade, diabetes, entre outras.

    APOIAR OS CLUBES

    E REAVIVAR

    AS TRADIÇÕES

    DESPORTIVAS

    DO CONCELHO

    Um outro projecto que a candidata socialista pretende implantar no concelho diz respeito ao apoio aos clubes e associações, tendo em conta o valoroso trabalho que estes fazem junto da população. Assim, será criado um Gabinete de Apoio ao Associativismo, um espaço onde os dirigentes associativos terão ao seu dispor equipas técnicas de apoio ao movimento associativo. No seguimento deste serviço surgirá um Centro de Recursos, que terá de gerir o apoio logístico que será partilhado entre todas as associações do concelho.

    Um outro projecto apresentado por Maria José Azevedo passa pela construção de um Parque Desportivo (destinado à prática do futebol, basquetebol, andebol, ténis, entre outras modalidades) em cada freguesia do concelho, infraestrutura esta aberta à população.

    Neste campo particular, é pretendido dar ênfase às tradições desportivas de cada freguesia. Por exemplo, em Alfena, uma freguesia com fortes tradições na área do atletismo, será construída, dentro do já referido Parque Desportivo, uma pista de atletismo. Em Sobrado, terra sobejamente conhecida a nível nacional como um berço de grandes ciclistas, será construída uma pista para a prática desta modalidade.

    Em Valongo, uma freguesia com fortes tradições no hóquei em patins, será construído um rinque para a prática da modalidade. Com este tipo de intervenções, Maria José Azevedo pretende assim reavivar junto da população, em particular junto dos mais jovens, estas modalidades com fortes tradições nas freguesias.

    De referir ainda que a construção destes parques passará, em alguns casos, pela modernização e qualificação de infra-estruturas já existentes e que pertencem aos clubes, desde que estes aceitem a abertura das suas portas à comunidade, que puderá assim a usufruir das suas instalações.

    Para o financiamento destes parques serão apresentadas candidaturas a programas comunitários.

    A criação de “recantos” desportivos em zonas habitacionais do concelho foi outra das propostas dadas a conhecer pela candidata. A última proposta apresentada por Maria José Azevedo nesta sua visita a um dos clubes mais representativos e importantes do concelho de Valongo – esta a forma como a candidata se referiu ao Ermesinde –, prendeu-se com a não menos importante área da formação. Proposta esta que consiste na criação de uma bolsa de monitores, de diversas áreas desportivas, que juntamente com as associações e colectividades desportivas, irão junto das escolas para, de uma forma continuada, sensibilizar as crianças e jovens para a prática de desporto. Esses monitores serão igualmente responsáveis por programas específicos de férias desportivas para crianças e jovens, e procurar-se-á envolver, como parceiros, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e todas as associações e colectividades do concelho. No final da apresentação destas propostas, Maria José Azevedo, voltou a frisar a importância da prática de desporto na vida das pessoas, criticando o actual executivo camarário pelo total desinteresse nesta área. A candidata teve ainda oportunidade para escutar algumas das queixas dos membros da Comissão Administrativa do Ermesinde, que deram conta da sua insatisfação perante o abandono a que nos últimos tempos têm sido vetados pelo Executivo liderado por Fernando Melo.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].