Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2005

    SECÇÃO: Destaque


    CDU apresenta medidas para uma nova política desportiva

    Tecendo fortes críticas à política do actual Executivo Municipal no que toca à área do Desporto, a CDU apresentou no passado dia 10 de Setembro, junto ao Circuito de Manutenção dos Montes da Costa, um conjunto de medidas que visam criar uma nova política desportiva para o Concelho de Valongo.

    Algumas horas antes de o presidente da Câmara Municipal de Valongo ter inaugurado o Circuito de Manutenção dos Montes da Costa, a CDU representada pelos seus candidatos à Câmara, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de Ermesinde, respectivamente Adelino Soares, Sofia de Freitas e Sónia Sousa, aproveitou a ocasião (e o local) para denunciar algumas das principais lacunas da política desportiva conduzida pelo Executivo Municipal liderado por Fernando Melo. Para a CDU o cenário actual «é pintado em tons de cinzento, pois faltam equipamentos, o tecido de clubes e associações desportivas é débil, a oferta das modalidades é diminuta, e as actividades escassas. As inaugurações feitas à pressa, as obras adiadas para que a sua conclusão coincida com os ciclos eleitorais, as declarações de intenção, nada [disso] esconde a ausência de um projecto camarário para o desporto no concelho”, comunicaram os comunistas.

    Foto MIGUEL BARROS
    Foto MIGUEL BARROS
    Como exemplos deste cenário os candidatos da CDU apontaram os dois pavilhões gimnodesportivos municipais, que no seu entender se encontram sobrelotados, não permitindo desta forma que os clubes se dinamizem e expandam as suas actividades. Ainda neste ponto relativo aos pavilhões, os comunistas criticaram o facto de as duas novas infra-estruturas deste género que estão a ser construídas em Campo e Sobrado – outras duas obras que segundo a CDU estão a ser concluídas só agora em virtude de estarmos em vésperas de eleições – não estarem aptas para a prática de todas as modalidades, bem como o facto de os clubes e a população em geral apenas podeem utilizar essas infra-estruturas após os horários escolares. O facto de o desporto amador não ter à sua disposição locais e iniciativas que possibilitem uma prática desportiva regular e de o desporto escolar continuar longe de ser uma realidade generalizada no concelho, foram dois pontos também fortemente criticados pelos candidatos da CDU. A falta de apoio dado aos clubes foi também focada, sendo lembrado o caso do Núcleo Desportivo de Santa Joana que teve de se transferir para o Concelho da Maia por falta da apoios da parte da autarquia valonguense. Apresentaram ainda a informação de que, segundo o anuário do Instituto Nacional de Estatística de 2003, a Câmara de Valongo gastou em 2002 a quantia de 719 mil euros (8 euros por residente) no Desporto, enquanto que a autarquia da Maia investiu 8,30 milhões de euros (66 euros por residente). Como medidas para uma nova política desportiva, a CDU propõe reforçar o apoio aos clubes e associações desportivas do concelho, privilegiando a aposta na vertente da formação. Promover o desporto amador, através da construção de equipamentos e da dinamização de actividades direccionadas para diferentes grupos etários é outra das propostas comunistas. Defendem igualmente que deve ser da responsabilidade da Câmara apoiar e organizar eventos de âmbito regional, nacional e internacional que possam contribuir para o desenvolvimento de novas actividades desportivas, designadamente através do envolvimento de clubes e associações locais na sua dinamização.

    A construção de ginásios públicos com equipamentos de qualidade e um investimento maior no desporto escolar foram outras das medidas apresentadas pela CDU.

    O COMPLEXO DESPORTIVO DOS MONTES DA COSTA

    Os comunistas criticaram igualmente o actual Complexo Desportivo dos Montes da Costa, que como já antes referimos, conta desde o dia 10 de Setembro com uma nova infraestrutura, nomeadamente o Circuito de Manutenção. Uma obra que para a CDU servirá apenas para o presidente da Câmara mostrar “obra feita. Mas o que na verdade ele vai mostrar encontra-se já obsoleto e que está longe de corresponder ao projecto inicial e às actuais necessidades dos ermesindenses”, referiram os comunistas. Como propostas para este complexo a CDU apresentou como primeira necessidade o alargamento do campo de jogos, uma vez que as medidas actuais do rectângulo de jogo não obdecem aos requisitos mínimos impostos pela Associação de Futebol do Porto. A construção de bancadas no complexo é outra das propostas dos candidatos comunistas, uma vez que actualmente os espectadores assistem aos jogos em pé. A colocação de um piso sintético, a instalação definitiva de uma estrutura eléctrica (a actual é provisória há 12 anos), promover o arranjo e limpeza da área que circunda o campo de jogos e colocar as valências de todo o complexo ao serviço da população de Ermesinde foram outras das propostas da CDU.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].