Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2005

    SECÇÃO: Local


    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    Ermesinde acolheu mais uma edição da Expoval

    Decorreu entre os passados dias 8 e 11 de Setembro a 5ª Edição da Expoval – Mostra de Actividades Económicas do Concelho de Valongo. A Escola Secundária de Ermesinde foi mais uma vez o palco escolhido para acolher este evento que reuniu empresas de vários sectores de actividade.

    Foi com pompa e circunstância que a 8 de Setembro último se deu início à Expoval 2005. Acompanhado pela sua equipa, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, proferiu algumas palavras que marcaram oficialmente a inauguração do evento. Para o actual líder da autarquia, a Expoval assume hoje em dia uma importância enorme junto do tecido empresarial não só do concelho de Valongo, como para outros concelhos vizinhos, uma vez que são muitas as empresas vindas de fora do concelho valonguense que têm marcado presença nas últimas edições desta exposição, no sentido de exporem e divulgarem os seus serviços e produtos. Do ponto de vista de Melo isto é prova do sucesso que a Expoval tem angariado também fora do concelho de Valongo, agradecendo em seguida o contributo que estes empresários, em conjunto com aqueles oriundos do concelho de Valongo, têm dado para que este evento seja cada vez maior. Destaque-se ainda neste primeiro dia de Expoval a presença da candidata do PS à Câmara, Maria José Azevedo, que, na companhia de alguns quadros do seu partido, aproveitou esta oportunidade para aprofundar os seus conhecimentos sobre as actividades económicas do concelho.

    Ao discurso de abertura do edil valonguense seguiu--se um espectáculo de dança protagonizado pelo Grupo Dramático da Retorta, que apresentou “Na Rota das Caravelas”. A tenda principal foi a paragem seguinte de Melo e companhia, um espaço onde estavam instalados os 170 stands dos expositores que estiveram presentes na exposição deste ano. Aqui foi possível aos visitantes visionar empresas dos mais variados sectores de actividades, desde o mobiliário (talvez o sector que tenha contado com mais presenças), da segurança, da construção civil, do imobiliário, do comércio, das artes, ou do têxtil. Para além desta mostra empresarial, o cartaz desta Expoval contemplava também as mostras de artesanato e gastronomia, dois sectores que, no entanto, estiveram muito pouco representados, em especial o da gastronomia, que praticamente não esteve presente. Um aspecto a ser corrigido numa próxima edição, pois um dos grandes objectivos desta exposição é precisamente proporcionar às empresas locais uma oportunidade para exporem os seus produtos para deste modo os divulgarem, e como é sabido o concelho de Valongo tem fortes raízes quer no sector da gastronomia, quer no do artesanato. Paralelamente à tenda principal, esta Mostra de Actividade Económicas dispunha ainda de um outro espaço dedicado à juventude e ao ambiente, denominado de Praça do Lazer.

    PROGRAMA CULTURAL ATRAIU MULTIDÕES

    Os visitantes puderam ainda usufruir de um vasto programa cultural, composto por espectáculos musicais e teatrais. Os pontos altos, podendo mesmo dizer-se de histeria geral, aconteceram nas noites de 9 e 10 de Setembro, quando ao palco – situado junto à nova sede da Junta de Freguesia de Ermesinde, subiram a boysband D’Zrt e o cantor popular Tony Carreira.

    Menos concorrido que estes dois últimos espectáculos, mas com uma moldura humana considerável a assistir, foi o concerto dos EZ Special, que fechou a edição 2005 deste evento. Uma palavra de realce também para alguns grupos musicais da “casa”, que embora tivessem atraído assistências menores do que aquelas que estes três últimos grupos de artistas cativaram, tiveram óptimas prestações, como foram os casos do Coral Infanto--Juvenil da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ermesinde. Em jeito de balanço, podemos dizer que esta Expoval foi superior em relação a edições anteriores em determinados aspectos, mas também inferior em relação a outros.

    Começando pelos pontos positivos, podemos apontar o elevado número de participantes, sinal de que o evento é visto pelos empresários como uma montra importante para mostrar e expandir o seu trabalho.

    O muito público que passou pela Expoval 2005 é igualmente um aspecto muito positivo. Menos positivo, e já o referimos antes, há a realçar o aspecto de nesta exposição não terem marcado presença um número considerado, como havia sido anunciado pela organização, de empresas ligadas ao sector da gastronomia e do artesanato, ficando desta forma os visitantes do certame sem conhecer as tradições do concelho de Valongo nestas duas importantes áreas.

    Por: Miguel Barros

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].