Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2005

    SECÇÃO: Desporto


    Ermesinde vai ser durante três dias a capital do basket feminino português

    Foto MIGUEL BARROS
    Foto MIGUEL BARROS
    Está aí à porta a 8ª Edição do Torneio Internacional de Basquetebol Feminino do CPN, uma prova que irá reunir algumas das melhores equipas nacionais e internacionais da modalidade ao nível dos escalões de formação. O evento deste ano vai contar com a presença de cerca de 300 atletas, em representação de 21 equipas oriundas de quatro países diferentes.

    Durante três dias todos os caminhos do basquetebol feminino nacional vêm dar a Ermesinde.

    É já amanhã que arranca mais uma edição do Torneio Internacional de Basquetebol Feminino do CPN, evento este que irá decorrer até ao próximo dia 18. Presentes vão estar algumas das melhores equipas e jogadores da modalidade ao nível dos escalões de cadetes, iniciadas e mini-basket. Para descobrir um pouco mais daquilo o que vai ser este 8º Torneio Internacional, o nosso jornal trocou algumas palavras com o responsável máximo do basket propagandista, Agostinho Pinto (na foto), que começou por dar conta das suas elevadas expectativas em relação ao evento deste ano. «Estou convencido de que este torneio vai atrair muita gente à cidade de Ermesinde. Vamos poder presenciar jogos de basquetebol de alto nível protagonizados por algumas das melhores equipas portuguesas e estrangeiras. Aliás, neste último aspecto quero destacar a forte presença de conjuntos estrangeiros, em especial no escalão de iniciadas, onde vamos ter equipas de Inglaterra, França e Espanha. No escalão de cadetes vamos ter as melhores equipas de Portugal e Espanha em competição. Ingredientes mais do que suficientes para termos um grande torneio de basquetebol». Agostinho Pinto frisou ainda que esta é também uma oportunidade para o CPN divulgar o seu trabalho na área do basquetebol, dando-o assim a conhecer a um maior número de pessoas, para desta forma conseguir atrair mais jovens para as escolas de formação do clube. Permitir uma convivência sadia e um intercâmbio de ideias entre as atletas são outros dos objectivos principais deste torneio, «este tipo de experiências ficam marcados na memória de qualquer atleta, é por isso que eles são importantes, pelo convívio existente entre elas, pelas novas amizades que se criam, pelas ideias que se trocam quer ao nível desportivo, quer ao nível cultural, tudo isto é muito mais importante que a vertente competitiva, que neste género de torneios é colocada um pouco em segundo plano».

    Agostinho Pinto não quis deixar a oportunidade de agradecer publicamente a algumas entidades, empresas e pessoas pelo apoio financeiro e logístico que deram ao clube para que fosse possível a realização deste torneio. Neste campo, Pinto destacou as ajudas da Câmara Municipal de Valongo, que é aliás o grande patrocinador deste torneio cujo nome oficial é Torneio Internacional CPN/Câmara Municipal de Valongo, de empresas como a Axa, a Inspauto e a Transduo, não esquecendo os familiares das atletas do CPN que, durante a prova, vão albergar em suas casas as atletas estrangeiras.

    OS MOLDES DO TORNEIO

    Ao todo será cerca de 300 o número de atletas, em representação de 21 equipas, que irão participar na oitava edição deste torneio. O escalão de cadetes é onde encontramos o maior número de equipas, 11 na sua totalidade, sendo elas o CPN (A), CPN (B), Ovarense, Brandoense, Calvão, Canicense, Coimbrões, Medas, Juvemaia, Aroso e Cortegada, estas duas últimas oriundas de Espanha. Convém referir que neste escalão irão decorrer duas provas, o Torneio de Cadetes e o Torneio Extra de Cadetes. O primeiro será disputado por oito equipas, distribuídas por duas séries, sendo que o vencedor desta prova será decidido entre os dois primeiros classificados dessas séries, o segundo posto disputado entre os segundos classificados, o terceiro entre os dois terceiros posicionados e o quarto lugar discutido entre as duas últimas equipas de ambos os grupos. No Torneio Extra de Cadetes, os moldes serão bem diferentes, sendo que as três equipas que compõem esta prova irão disputá-la em forma de campeonato, jogando todos contra todos, sendo o seu vencedor a equipa que somar mais pontos. Passando para o Torneio de Iniciadas, constatamos que os moldes, numa primeira fase, são semelhantes à prova de cadetes. À partida serão formados dois grupos de três equipas, havendo na segunda fase lugar à realização de meias--finais, que serão disputadas entre as duas primeiras equipas de cada grupo. O vencedor da prova será encontrado entre os vencedores das meias-finais, ao passo que os terceiro e quarto lugares serão jogados pelos dois derrotados dessas meias-finais. Os quinto e sexto lugares serão disputados pelos dois terceiros classificados da fase inicial deste Torneio de Iniciadas. As equipas que irão participar neste escalão são as seguintes: CPN (A), CPN (B), Bolacesto, Cortegada (Espanha), Montgermont (França) e South of England (Inglaterra).

    Por último temos o Torneio de Minibasquetebol, cujo calendário à hora do fecho desta edição ainda não era conhecido. Esta prova será composta por quatro equipas, o CPN, o Santo André, o Valongo e o Coimbrões, sendo disputada em forma de campeonato.

    Os jogos irão ser divididos por dois locais, o Pavilhão Municipal de Ermesinde e o Pavilhão do CPN. Na caixa ao lado estão indicados o dia, os horários e os locais de todos os jogos deste torneio.

    TORNEIO DE INICIADAS

    Série A

    Dia 16 • 11h00

    – CPN (A) – South England – Pavilhão Municipal

    Dia 16 • 17h00

    – CPN (A) – Montgermont – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 10h00

    – Montgermont – South England – Pavilhão CPN

    Série B

    Dia 16 • 19h00

    – Cortegada – Bolacesto – Pavilhão do CPN

    Dia 17 • 12h00

    – CPN (B) – Cortegada – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 17h30

    – CPN (B) – Bolacesto – Pavilhão do CPN

    Fase Intermédia

    Dia 18 • 10h00

    – 1º Série A – 2º Série B (jogo 1) – P. Municipal

    Dia 18 • 11h00

    – 2º Série A – 1º Série B (jogo 2) – P. Municipal

    Fase Final

    Dia 18 • 12h00

    – 3º Série A – 3º Série B – P. Municipal

    Dia 18 • 15h00

    – Vencido do jogo 1 – Vencido do jogo 2 – Pavilhão CPN

    Dia 18 • 16h00

    – Vencedor do jogo 1- Vencedor do jogo 2 – P. Municipal

    TORNEIO DE CADETES

    Série A

    Dia 16 • 18h00

    – Aroso – Ovarense – Pavilhão do CPN

    Dia 16 • 19h00

    – CPN (A) – Brandoense – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 11h00

    – CPN (A) – Aroso – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 14h30

    – Ovarense – Brandoense – Pavilhão do CPN

    Dia 17 • 17h30

    – Aroso – Brandoense – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 18h30

    – CPN (A) – Ovarense – Pavilhão Municipal

    Série B

    Dia 16 • 18h00

    – Canicense – Calvão – Pavilhão Municipal

    Dia 16 • 20h00

    – Cortegada – Coimbrões – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 10h00

    – Canicense – Cortegada – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 14h30

    – Coimbrões – Canicense – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 15h30

    – Calvão – Cortegada – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 18h30

    – Calvão – Coimbrões – Pavilhão do CPN

    Finais

    Dia 18 • 12h00

    – 4º Série A – 4º Série B – Pavilhão do CPN

    Dia 18 • 15h00

    – 2º Série A – 2º Série B – Pavilhão Municipal

    Dia 18 • 16h00

    – 3º Série A - 3º série B – Pavilhão do CPN

    Dia 18 • 17h00

    – 1º Série A – 1º Série B – Pavilhão Municipal

    TORNEIO EXTRA DE CADETES

    Dia 16 • 16h00

    – CPN (B) – Medas – Pavilhão Municipal

    Dia 17 • 11h00

    – CPN (B) – Juvemaia – Pavilhão do CPN

    Dia 18 • 14h00

    – Juvemaia – Medas – Pavilhão Municipal

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].