Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2005

    SECÇÃO: Desporto


    1ª ELIMINATÁRIA DA TAÇA DE PORTUGAL

    Ermesinde despacha Correlhã com uma mão cheia de golos

    O Ermesinde não teve quaisquer dificuldades em eliminar a frágil equipa do Correlhã em jogo a contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, disputado no passado dia 4 de Setembro.

    Foi um jogo dominado do primeiro ao último minuto pela equipa dos Sonhos, que chegou facilmente à goleada (5-0) perante uma equipa fraca e sem argumentos para contrariar o poderio evidente do adversário. Com esta mão cheia de golos o Ermesinde passa à eliminatória seguinte da prova, onde irá receber o Esmoriz, jogo este agendado para o dia 18 do presente mês.

    Cedo se percebeu que o Ermesinde iria sair deste encontro com a vitória no bolso. Previsão esta que começou a ser desenhada logo desde o pontapé de saída do jogo, altura em que os atletas do Correlhã começaram a evidenciar as inúmeras carências futebolísticas com que se debateram ao longo dos 90 minutos, aliando a este pormenor o facto de o Ermesinde ter entrado no jogo a praticar um futebol agradável e de cariz altamente ofensivo. Não foi pois de estranhar que, com 16 minutos cravados no cronómetro, o marcador indicasse já 3-0 a favor da equipa ermesindista. No espaço de cinco minutos o Ermesinde conseguiu praticamente resolver a eliminatória a seu favor, apontando três golos autenticamente de rajada, sendo que o primeiro surgiu à passagem do minuto 11, na transformação de um livre directo à entrada da área do Correlhã, magistralmente apontado por Pessoa. Dois minutos volvidos e foi a vez de André voltar a pôr os Sonhos a festejar, apontando um golo de se lhe “tirar o chapéu”, com um remate de fora da área que fez o esférico passar sobre o guardião adversário. Ainda não estavam totalmente recuperados deste segundo golpe aplicado pela armada verde e branca e os jogadores do Correlhã viam novamente a bola beijar as malhas da sua baliza. Um golo que aconteceu no minuto 16, por intermédio do avançado Paulo, que soube tirar proveito de um mau alívio da defensiva forasteira para ampliar o marcador. Quem pensasse que o Ermesinde iria abrandar o seu ritmo de jogo enganou-se redondamente, pois o “massacre” estava longe de terminar, e à passagem do minuto 30 os locais enviaram duas bolas ao ferro da baliza contrária, primeiro por Quim, e segundos depois por intermédio de Ni. O Correlhã continuava a ser uma equipa à deriva no relvado dos Sonhos, sem soluções e sem arte para contrariar a supremacia dos comandados de José Augusto, tendo apenas por uma ocasião chegado à baliza defendida por Jorge Lopes, não causando, no entanto, grande perigo. Até final desta etapa inicial há ainda a destacar a perdida de Hernâni, ao minuto 40, quando completamente isolado perante o guarda-redes contrário atira a bola por cima da baliza.

    No segundo tempo o número de oportunidades criadas junto das balizas baixou um pouco, mesmo assim foi o Ermesinde que continuou a comandar as operações do encontro, embora com um ritmo de jogo mais pausado do que aquele que levou a cabo na primeira parte. Mesmo assim, foi dos pés de Quim que surgiu o primeiro lance de real perigo nos derradeiros 45 minutos de jogo, com o “camisa 10” ermesindista a imitar aquilo o que o seu companheiro de equipa, Hernâni, havia feito a acabar a primeira parte, ou seja, rematou ao lado quando apenas tinha o guarda-redes pela frente. À passagem dos 58 minutos o Correlhã aparece pela segunda vez em todo o encontro junto da baliza local, mas Márcio não soube tirar partido disso e rematou fraco para uma defesa tranquila de Jorge Lopes. Dois minutos depois gritou-se penálti nos Sonhos, quando Quim foi rasteirado dentro da grande área do Correlhã, embora o árbitro que viajou de Braga não tenha ficado com a mesma opinião e mandado seguir o jogo. Na sequência dos protestos a esta decisão do juíz do encontro, Quim viu o primeiro cartão amarelo do jogo. Foi preciso esperar 17 minutos para se poder assistir a um novo grande momento no Estádio dos Sonhos, altura em que Paulo executou um magnífico remate do meio campo que apenas parou no fundo da baliza de Rui, que ficou pregado ao chão a ver a bola passar.

    O marcador seria fechado cinco minutos depois, com mais um bonito golo do Ermesinde, desta feita da autoria de Leça, que à entrada da área rematou para o quinto tento da sua equipa.

    Com este resultado, mais do que justo, o Ermesinde alcança a segunda ronda da prova rainha do futebol português, onde irá defrontar o Esmoriz, clube que milita na 2ª Divisão Nacional – Série B. O jogo vai ser realizado no próximo dia 18 de Setembro, no recinto dos ermesindistas.

    No Estádio dos Sonhos, com arbitragem de Gaspar Fernandes, de Braga, alinharam e concretizaram:

    Ermesinde (5) - Jorge Lopes, Hélder, Pinhal, Isidro, Ni, André (Tiago, 77'), Hernâni (Tiago Carvalho, 65'), Fernando Almeida (Leça, 65'), Pessoa, Paulo e Quim; TREINADOR: José Augusto.

    Correlha (0) - Rui, Gonçalves, Festas, Abílio, Pimenta, Damião, Alemão (Tó, 84'), Joel, Márcio, Michael (Henrique, 57') e Maó (Humberto, 68'); TREINADOR: Adriano Matos.

    Marcadores: Pessoa (11'), André (13'), Paulo (16' e 77') e Leça (82');

    Acções disciplinares: Quim (60'), Maó (64') e Tiago (90'+2').

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].