Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2005

    SECÇÃO: Desporto


    Gilberto Sampaio foi o grande vencedor do Troféu RTP 2005

    Chegou ao fim a edição de 2005 do Troféu RTP, tendo o seu vencedor sido o ciclista Gilberto Sampaio, da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado.

    Uma vitória que foi selada na última prova deste Troféu RTP 2005, a do II Grande Prémio Crédito Agrícola, realizada no passado dia 4 de Setembro, em Pombal, onde o jovem ciclista sobradense chegou em segundo lugar, assegurando desta forma a camisola amarela final desta competição. Para o director desportivo do conjunto de Sobrado, José Barros, este triunfo é fruto do trabalho e da dedicação que Gilberto Sampaio e o resto da sua equipa efectuaram ao longo da época.

    FOTO PAD
    FOTO PAD
    À partida para a oitava e última prova deste Troféu RTP 2005, Gilberto Sampaio necessitava de garantir, pelo menos, um terceiro lugar para se sagrar vencedor da competição. Tarefa que não se afigurava fácil, já que a vantagem sobre os seus mais directos perseguidores era mínima e não nos podemos esquecer de que uma vitória numa prova vale 90 pontos, pelo que estava tudo ainda em aberto quanto ao nome do ciclista que iria vencer a edição deste ano desta importante prova do ciclismo nacional, destinada ao escalão de sub-23 anos. No entanto, Gilberto Sampaio provou, mais uma vez, o porquê de ser considerado como um dos grandes ciclistas deste pelotão, realizando uma excelente prova, culminada com um não menos excelente segundo lugar que lhe valeu a vitória final neste Troféu RTP 2005. A ajudá-lo nesta importante conquista estiveram os seus companheiros da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado, uma equipa que trabalhou muito para que o seu ciclista pudesse conquistar a camisola amarela final.

    Gilberto Sampaio teve ainda uma outra e decisiva ajuda nesta última prova, mais concretamente o percurso, de características bastante duras, em consequência das muitas subidas que os corredores foram encontrando ao longo dos 140km que tiveram que percorrer. Como se sabe, Gilberto Sampaio é um trepador nato, sendo este, por isso, o tipo de percurso onde se sente melhor. Como já antes referimos, o recém consagrado campeão do Troféu RTP teve a sempre importante ajuda da sua equipa, que à semelhança do que havia feito noutras provas do calendário velocipédico nacional deste ano controlou as operações até quase bem perto do final da corrida. Uma altura onde o pelotão se partiu e se formou um grupo composto por dez ciclistas que tomaram as rédeas da corrida até ao fim. Deste grupo faziam parte alguns ciclistas que estavam muito bem posicionados na classificação geral e que podiam vencer esta edição do Troféu RTP, como por exemplo, António Jesus, Filipe Cardoso, Bruno Sancho e Gilberto Sampaio. Nenhum deles conseguiu, no entanto, festejar a vitória na etapa, uma vez que o mais rápido a cortar a meta foi o homem da Chenco Jeans/QConstroi, José Mendes. Logo a seguir surgiu Gilberto Sampaio, seguido de Filipe Cardoso, António Jesus, Estanis Romero e Joaquim Gregório, todos com o tempo de 3h33m55s. Segunda posição esta que valeu ao corredor da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado somar mais 70 pontos aos 235 que já havia conquistado nas anteriores sete provas do Troféu RTP, perfazendo um total de 305 pontos (ver classificação geral na caixa ao lado), o suficiente para garantir a manutenção da camisola amarela e inscrever o seu nome na galeria dos vencedores desta competição. Naturalmente feliz estava o director desportivo da equipa de Sobrado, José Barros, que começou por dar os parabéns ao seu ciclista por este título, referindo em seguida que esta é uma vitória mais do que merecida, pois «o Gilberto provou ao longo desta época que é um dos melhores corredores deste pelotão. Além disso, trabalhou imenso para conseguir este feito. Não tenho dúvidas de que vai ser um dos grandes trepadores do ciclismo português do futuro. Queria também dar os parabéns ao resto da minha equipa, que à semelhança do Gilberto também fez uma grande temporada, fruto do trabalho e da dedicação que todos efectuaram ao longo de toda a época». Findo o Trofeú RTP 2005, a equipa de Sobrado vai começar a preparar a sua presença nas duas últimas competições da temporada, a Volta à Madeira, entre os próximos dias 19 e 24 de Setembro, e o Circuito de Lordelo, dia 25 do mesmo mês.

    TROFÉU RTP 2005

    Classificação Geral Final

    (dez primeiros classificados)

    1º — Gilberto Sampaio

    – Casactiva/Quinta das Arcas/UC Sobrado • 305 pts.

    2º — António Jesus

    – Vulcal/Crédito Agrícola • 240 pts

    3º — Filipe Cardoso

    – S.Maria da Feira/S.J. Ver/Eleclerc • 238 pts.

    4º — José Mendes

    – Chenco Jeans/QConstroi • 237 pts.

    5º — Estanis Romero

    – Gondomar/Coração d’Ouro • 219 pts.

    6º — Rui Costa

    – S.Maria da Feira/S.J. Ver/Eleclerc • 206 pts.

    7º — Mário Figueiredo

    – Fonotel/Servoeste/Lourinhanense • 192 pts.

    8º — Bruno Sancho

    – Anicolor/Mortágua • 180 pts.

    9º — Joaquim Gregório

    – Fonotel/Servoeste/Lourinhanense • 178 pts.

    10º — André Cardoso

    – S. Maria da Feira/S.J. Ver/Eleclerc • 146 pts.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].