Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2005

    SECÇÃO: Desporto


    Águas Santas conquistou um inesquecível 5º lugar no Torneio Internacional de Limoges

    Os juvenis do Águas Santas alcançaram um brilhante 5º lugar na sua participação na 16ª edição do Torneio Internacional de Limoges, que decorreu entre os passados dias 17 e 21 de Agosto naquela cidade francesa. Uma experiência enriquecedora não apenas na vertente desportiva como também no aspecto sócio-cultural, e que certamente ficará retida na memória de todos aqueles que viveram esta aventura para o resto das suas vidas.

    Uma experiência fantástica e enriquecedora, foi esta a forma como a equipa de juvenis do Grupo Desportivo de Águas Santas viveu a sua participação no Torneio Internacional de Limoges. Uma prova onde os recém-campeões distritais da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP) tiveram a oportunidade de defrontar algumas das melhores equipas europeias ao nível do futebol jovem. Uma participação muito positiva para o conjunto português, que no final da prova – que contou com a presença de 16 equipas – conquistou um brilhante 5º lugar. Inicialmente integrado no grupo B, o Águas Santas teve como companhia as equipas francesas do AM Neiges Le Havre, do AS Taissy, do Landouge Limoges, do Alouette Limoges, do EC/PTT Tulle, e dos romenos do FC Telespan’97. Uma primeira fase onde a equipa portuguesa em seis jogos disputados obteve três vitórias, dois empates, e uma derrota.

    FOTO: Águas Santas
    FOTO: Águas Santas
    O primeiro jogo no torneio foi frente ao AS Taissy, uma estreia vitoriosa, já que o Águas Santas venceu os seus oponentes por 1-0. Seguiram-se os também franceses do AM Neiges Le Havre, que não tiveram argumentos para contrariar a superioridade do conjunto maiato, que venceu o encontro por 2-0. Após estes dois triunfos inaugurais, a equipa do Águas Santas não foi além de dois empates a zero bolas nos jogos perante as duas equipas que jogavam em casa, nomeadamente o Landouge Limoges e o Alouette Limoges. E ao quinto jogo o Águas Santas conheceu a sua única derrota no torneio, por 0-1, ante o EC//PTT Tulle.

    A vitória mais folgada dos maiatos na prova aconteceu no derradeiro jogo desta fase inicial, face ao frágil conjunto romeno do FC Telespan’97, por cinco bolas a uma.

    Com estes resultados, o Águas Santas foi juntamente com o EC/PTT Tulle e o Landouge Limoges, a equipa que mais pontos conquistou, 11 na sua totalidade. Face a este empate pontual entre os três clubes, foi necessário recorrer ao critério de desempate através de golos marcados e golos sofridos. Critério este que ditou que o Águas Santas ficasse posicionado no terceiro lugar atrás do EC/PTT Tulle e do Landouge Limoges, respectivamente, primeiro e segundo classificados. Uma situação que fez com que o Águas Santas tivesse que disputar o jogo de atribuição do 5º e 6º lugares com os também franceses do Brive, os quintos classificados do grupo A. Uma partida bastante equilibrada, que terminou com uma igualdade a zero golos, tendo então sido necessário recorrer à “lotaria” do desempate através de grandes penalidades, onde o Águas Santas foi mais feliz que o seu adversário, ao vencer por 4-2, arrebatando desta forma a quinta posição do torneio. Refira-se ainda que os grandes vencedores desta 16ª edição do Torneio Internacional de Limoges foram os espanhóis do Oviedo, que bateram na final o Limoges FC por duas bolas a uma.

    CLUBE MAIATO JÁ ESTÁ ENTRE OS MELHORES

    NA ÁREA DA FORMAÇÃO

    «Uma participação excelente em todos os níveis», foi como o treinador do Águas Santas, Albino Rocha, definiu a presença da sua equipa neste torneio. Uma experiência que os jovens futebolistas do emblema maiato irão recordar para o resto das suas vidas. «Os miúdos vieram maravilhados com tudo o que viram e viveram em Limoges. Foi muito bom para eles terem podido constatar o que é a realidade do futebol internacional. Um tipo de futebol de um nível muito superior, em todos os aspectos, ao daquele a que eles estão habituados a viver em Portugal.

    Para além do capítulo desportivo, tiveram ainda a oportunidade de criar novas amizades com atletas de outras equipas, algo que é sempre muito importante neste tipo de eventos.

    Voltando ao capítulo desportivo, penso que tívemos uma excelente prestação, honrámos o nome do clube e o nome de Portugal, e prova disso foi o facto de a organização do torneio nos ter dado o prémio de disputarmos o jogo de atribuição dos 5º e 6º lugares no Estádio de Limoges, algo que para os miúdos foi único, uma vez que nunca haviam jogado num estádio tão grandioso como aquele. Quero realçar ainda que esta participação do Águas Santas num torneio desta importância, significa que hoje em dia somos já um dos melhores clubes da zona do Grande Porto na área da formação. Há muito que deixámos de ser aquele clubezinho insignificante que erámos há uns anos atrás, para hoje passarmos a ser um clube organizado que tem feito da formação a sua grande aposta. Uma área onde temos desenvolvido um trabalho notável, que foi culminado com a conquista do título de campeões distritais de juvenis da 2ª Divisão da AFP. Aliás, esta ida a França foi precisamente o prémio que o clube decidiu dar a estes jovens jogadores pela conquista deste título. É com orgulho que hoje constato que somos um clube reconhecido, e sobretudo respeitado, não só em Portugal como também no estrangeiro». Reconhecimento este que tem valido ao clube maiato inúmeros convites para participar em torneios internacionais. E para o ano estão já agendadas duas participações em eventos deste calibre, nomeadamente, no Torneio de Oviedo, a ser realizado entre os meses de Junho e Julho, e novamente no Torneio Internacional de Limoges, em meados de Agosto.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].