Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2005

    SECÇÃO: Cultura


    DE 1 A 4 DE SETEMBRO NA SERRA DE SANTA JUSTA

    ENTREtanto prepara-se para estrear “Serra Justa”

    O ENTREtanto TEATRO – companhia profissional residente do concelho de Valongo, prepara-se para estrear a sua 31ª produção, “Serra Justa”, um espectáculo que, ongregando cerca de 70 actores, figurantes e músicos, tem a particularidade de ser apresentado ao ar livre, numa das serras que rodeiam a cidade de Valongo, a Serra de Santa Justa, classificada como Património Natural e pertencente à Rede Natura.

    FOTO: House of Photopraphy
    FOTO: House of Photopraphy
    Assente na história de Valongo, este espectáculo desenvolve um conceito de dramaturgia com base em factos históricos, antropológicos e na riqueza etnográfica do Concelho, como forma de divulgação e sensibilização. Gira em torno da descoberta e povoação do vale, dos diversos povos que por aqui passaram e dos ricos minérios que nesta serra existia.

    O espectáculo faz, em paralelo, uma sátira ao comportamento do público e ao dos agentes culturais. A singularidade da sua apresentação servirá de mote para lançar uma série de questões em torno do teatro. "O público não nos percebe ou somos nós que não percebemos o público?"

    «No princípio era o Caos! A Terra era fogo incandescente! Do fogo à água! Um mar universal! Das águas surge a terra! Nascem os planaltos, os montes... O monte da Santa Justa! O monte da Senhora dos Chãos! O monte do Castelo!!! Lá embaixo um grande lago em forma triangular!!! Depois um grande pântano triangular! Muito depois um grande vale, também triangular. Formando o vale os três montes. O solo rico em ouro!!! Vallis Longus!» (Júnior Sampaio).

    PERCURSO DA COMPANHIA

    Companhia de teatro profissional criada em 1994 e desde 1996 sediada em Valongo, o ENTREtanto tem como objecto a produção de espectáculos e eventos culturais, a formação de públicos e de potenciais actores, assim como a promoção e divulgação de actividades artísticas e culturais.

    Durante os 10 anos de existência produziu 30 peças, contando com cerca de 200 000 espectadores, num total de aproximadamente 2 000 espectáculos apresentados em mais de 100 localidades de Portugal e ainda, em Moçambique, Espanha, França, Brasil e Cabo Verde.

    ___________________________________________________________

    FICHA TÉCNICA

    Texto, Encenação e Espaço Cénico: Júnior Sampaio;

    Assistência de Encenação: Hugo Sousa;

    Participação (elenco): Ana Ferreira, Ana Irene Vaz, Ana Meireles, Ana Sampaio, Ana Torres, Anabela Melo, André Horta, André Nunes, André Santos, André Vieira, Angelina Nogueira, Bruno Mendes, Carina Gomes, Catarina Pinto, Celso Vieira, Claúdia Silva, Conceição Lopes, Diana Melo, Diego Moreno, Diogo Santos, Emílio Cruz, Eugénia Miranda, Fátima Silva, Filipa Ferreira, Filipe Silva, Francisca Pinto, Glória Maria, Guilherme Carvalho, Hélder Rodrigues, Hélio Moreira, Hugo Nogueira, Inês Ferreira, Isabel Fernandes, Isaura Marinho, Joana Ferreira, Joana Vale, João Castro, João Filipe, Joaquim Costa, Jojó Nascimento, Jorge Magalhães, Laura Ferreira, Luísa Lopes, Luísa Ribeiro, Márcio Aguiar, Margarida Pereira, Maria Fontes, Maria João Pereira, Mónica Paulo, Nuno Lima, Nuno Salgueiro, Nuno Soares, Paula Silva, Paulino laranjeira, Pedro Basto, Rita Silva, Rosário Sousa, Sara Costa, Sofia Pereira, Sónia Gomes, Tânia Carvalho, Tiago Costa, Tiago Marques e Vítor Oliveira.

    Música: monoLab;

    Cenografia e Adereços: Marta Fernandes;

    Figurinos: José Rosa;

    Desenho de Luz e Som: Tiago Catarino e Wilma Moutinho;

    Produção executiva: Sandra Santos e Sónia Mangas;

    Fotografia e Vídeo de Cena: House of Photography;

    Design Gráfico: cASE sENSITIVE dESIGN;

    Produção: ENTREtanto TEATRO;

    Apoios: Câmara Municipal de Valongo;

    Estrutura Subsidiada pelo Ministério da Cultura, Instituto das Artes;

    Colaboração: Teatro Nacional S. João;

    Temporada: 1 a 4 de Setembro, às 21h30;

    Local: Parque de Santa Justa;

    Bilhetes: gratuitos;

    Informações e reservas: 22 421 1565 e 96 475 1300;

    www.entretantoteatro.pt

    [email protected]

    Transportes disponíveis, com saída às 21h da Câmara Municipal

    de Valongo, através de marcação prévia.

    Caso as condições climatéricas não permitam a realização, o espectáculo será cancelado.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].