Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2005

    SECÇÃO: Destaque


    OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Luís Santos

    foto
    O BE apresenta uma lista de candidatos à Assembleia de Freguesia de Ermesinde, com uma composição paritária entre mulheres e homens, encabeçada por Luís Santos, residente em Ermesinde há mais de 32 anos. Este candidato aceitou ser o cabeça de lista à AFE nas Listas do Bloco, partido cuja política o cativou desde o seu aparecimento, pelo seu empenho em dar a volta ao sistema político vigente, que tanto despreza as questões sociais, ambientais e de participação dos cidadãos na vida das cidades.

    Ermesinde, uma cidade que cresceu ao sabor dos interesses do sector imobiliário, sem qualquer planeamento, sem estruturas de apoio, sem espaços verdes, apenas com o objectivo da cobrança de licenças e contribuições, precisa de alguém que junto da Câmara e do seu presidente lhes lembre que há coisas muito mais importantes para os cidadãos e cidadãs de Ermesinde do que o simples arranjo de uma praceta ou a pavimentação de uma ou outra rua!

    Mesmo o programa POLIS com o seu contributo transformador, nunca foi acarinhado pelo PSD e a prova é que nem conseguiram terminá-lo nem tão pouco tiveram o cuidado de retirar os mastodontes dos “countdowns” espalhados pela cidade.

    É evidente que o crescimento anárquico da construção traz como consequência o congestionamento do trânsito, o aumento da poluição sonora e ambiental, o acumular do lixo, a falta cada vez maior de espaços verdes onde se possa passear, relaxar e encher os pulmões de ar puro.

    E quando vemos um pequenino espaço aprazível (o Parque Urbano de Ermesinde) que poderia ter crescido quase para o dobro em relvado, passeios, árvores e arbustos, ser ocupado por tijolo e cimento, na mira camarária da cobrança de mais uns cobres ao depauperado cidadão, isto revolta-nos contra quem decide tais desmandos.

    E quando vemos um condomínio fechado crescer em cima do jardim da Vila Beatriz, sem respeito pela mais pequena distância de separação daquele espaço natural, isto indigna-nos contra os autores de tal permissão.

    E quando vemos um prédio a crescer desmesuradamente em volumetria e altura (qual arranha-céus nova-iorquino), nas traseiras de uma bomba de gasolina e junto à actual esquadra da polícia, isto mexe com a nossa sensibilidade e interrogamo-nos sobre o que estará por detrás de tal autorização.

    É preciso dizer BASTA ao império do betão e dos interesses imobiliários!

    Precisamos de espaços verdes e lúdicos onde as crianças, os jovens, os adultos e os mais velhos possam brincar, jogar, ou simplesmente passear, uma vez que os espaços existentes como o Parque Urbano e a Vila Beatriz são demasiadamente pequeninos para uma cidade com uma população como a de Ermesinde.

    Precisamos que se concretize a criação do Parque Florestal da Formiga, prometido há muito mas, entretanto, esquecido e o que verificamos é quase só um deserto de lixo coberto de terra.

    A cidade de Ermesinde, que contribui com cerca de 50% das receitas da Câmara, vê que esta pouco ou nada faz por aqueles que pagam as contribuições. E os mais carenciados são empurrados para bairros periféricos, autênticos “guetos”, onde são esquecidos e abandonados à sua sorte. É preciso alguém que brade aos senhores “que lá do alto império prometem um mundo novo” mas que nada fazem a sério pelo bem do povo.

    Sabemos que as competências e as disponibilidades financeiras de uma Junta de Freguesia são muito limitadas, por isso a luta por uma outra forma de organização administrativa para Ermesinde é um anseio de muitos ermesindenses e que o BE apoia. Nesta matéria, não esquecemos que no passado recente este justo objectivo foi “apunhalado” pelo actual presidente/candidato do PSD. Mas esse novo estatuto administrativo insere-se numa reforma muito mais vasta e desemboca necessariamente na Regionalização do País. Este é um objectivo por que pugnaremos em todas as instâncias políticas.

    A criação urgente da extensão do Centro de Saúde, prometida há largos anos e ainda não concretizada, é outra medida que insistiremos seja rapidamente implementada, de forma a poder beneficiar um maior número de utentes e com mais qualidade.

    O Rio Leça continua poluído, com água muito escassa, margens cheias de lixo de toda a espécie, preso na ramagem dos arbustos. Muitos dos regos e regatos que desaguam no rio mais não são que esgotos do excesso de habitações sem saneamento, já que a rede de saneamento ainda não foi concluída e muitos esgotos vão directamente para o rio.

    Ao espaço interessante que é o Auditório tem que ser dada uma programação cultural continuada, diversificada e de qualidade.

    Instituições como a Agência para a Vida Local, que tem feito um bom trabalho, devem ser estimuladas a alargar o seu âmbito de actuação em prol da qualidade de vida cidadã.

    Ermesinde precisa de respirar!

    Os muitos milhares de habitantes de Ermesinde não se conformam, tal como o B.E., em viver numa espécie de “grande dormitório” do Porto.

    As cidadãs e os cidadãos de Ermesinde, os jovens, os estudantes, todos aqueles para quem a vida tem de ser de qualidade, exigem que se ponha fim ao domínio asfixiante do PSD, que termine o ciclo do betão, que acabe um urbanismo comandado por interesses imobiliários e se inaugure uma nova fase do desenvolvimento de Ermesinde, que traga ar fresco, novas ideias e propostas, novas causas.

    O B.E. está neste combate com mulheres e homens que querem, um ambiente sadio, uma cultura emancipadora e direitos humanos ampliados.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].