Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Maria José Azevedo apresentou propostas para a prevenção de fogos florestais

    Em sessão que decorreu num café do Alto do Monte de Santa Justa, em Valongo, a candidata a presidente da Câmara pelo PS, Maria José Azevedo, após contactos com alguns especialistas, apresentou um conjunto de propostas nas áreas da protecção civil, prevenção de fogos florestais e equipamento dos bombeiros. A candidata sublinhou a necessidade destas propostas apontando o facto de, em 2004, o concelho de Valongo ter sido sujeito à ocorrência de 126 fogos florestais, tendo ardido 424 hectares de floresta e, no presente ano, registar já, até 17 de Agosto, 205 fogos florestais, tendo ardido 565 hectares. Isto é, um quarto da mancha florestal do concelho terá ardido nos últimos dois anos.

    A cabeça-de-lista do PS à Câmara valonguense declarou comprometer-se no prazo máximo de seis meses a reorganizar a estrutura-base do Plano Municipal de Emergência, «em que sejam previstas as soluções de emergência que passam pela busca, salvamento, prestação de socorro e de assistência, bem como a evacuação, alojamento e abastecimento das populações e em que estejam inventariados os recursos e meios disponíveis mobilizáveis ao nível local, regional e nacional».

    FOTO: Manuel Valdrez
    FOTO: Manuel Valdrez
    Estabelecida esta prioridade, a candidata apontou que vai desenvolver um conjunto de acções, «de modo permanente», relacionadas com a protecção civil, entre as quais:

    «– Actualização contínua dos levantamentos e previsões dos riscos colectivos de origem natural ou tecnológica;

    – Informação e formação das populações, organizando simulacros e visando a sua sensibilização em termos de auto-protecção e de participação. Na área da informação e formação será desenvolvido um plano anual envolvendo todas as escolas do concelho, as instituições de solidariedade e as associações. A Câmara Municipal estabelecerá protocolos específicos para a concretização destas acções com as corporações dos bombeiros do concelho, forças de segurança e com as instituições de saúde e de solidariedade social».

    Maria José Azevedo propõe também a criação de um pelouro responsável pela protecção civil, do qual, se for eleita presidente da Câmara, será a responsável, «tendo em conta a sua importância».

    PROPOSTAS DE ORGANIZAÇÃO

    Relembrando que mais de metade do concelho de Valongo é floresta (4 700 hectares), a candidata espera também, caso seja eleita, assumir «como objectivo central» da sua acção «a preservação e crescimento da floresta no concelho, nas vertentes social, ambiental e económica».

    No concreto, para a organização do combate e prevenção dos incêndios, Maria José Azevedo propõe-se:

    «• No âmbito mais alargado da Protecção Civil, assumir a Presidência da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI);

    • Passar para a dependência directa do seu Gabinete o Gabinete Técnico Florestal, ao qual ficará adstrita a coordenação da brigada de sapadores;

    • A Brigada de Sapadores, durante a época de incêndios, passará a dedicar-se exclusivamente à vigilância móvel, à primeira intervenção em colaboração e articulação com os bombeiros no combate aos incêndios;

    • Coordenará equipas de jovens e séniores que participem na vigilância e prevenção, no âmbito de programas específicos que sejam criados, à semelhança do que fizeram, este ano, algumas câmaras municipais;

    • A Brigada de Sapadores, no resto do ano, fora da época de incêndios, terá como principal acção a silvicultura preventiva, de acordo com um Plano a executar pelo Gabinete Técnico Florestal em colaboração com entidades representativas dos proprietários, nomeadamente a Associação de Proprietários;

    • Paralelamente, promover com as associações de todo-o-terreno, a sinalização dos percursos, com o objectivo de salvaguardar os ecossistemas;

    • Promover a sinalização e divulgação de percursos pedestres e de todos os fojos, bem como a sua protecção;

    • Fazer um levantamento rigoroso de todos os depósitos selvagens de lixos existentes nas matas e florestas do concelho, procedendo à sua total remoção no prazo máximo de seis meses. A partir daí actuará a fiscalização, com a consequente penalização dos infractores».

    EQUIPAR OS BOMBEIROS

    A candidata socialista comentou ainda que «não é aceitável que os bombeiros combatam incêndios sem o equipamento de segurança indispensável. Não é só a segurança pessoal de cada um que está em causa, é também a eficácia do seu trabalho».

    Tendo em conta esta situação, Maria José Azevedo comprometeu-se, caso seja eleita, a que a Câmara Municipal, no próximo ano, apoie as duas corporações de bombeiros do concelho, «para que sejam adquiridos fatos e luvas de protecção, cógulas e capacetes de protecção, bem como botas com palmilha e biqueira de aço». O custo de cada equipamento completo rondaria o milhar de euros.

    Finalmente, a candidata propôs ainda, para uma maior eficácia no combate aos fogos, que «a Câmara Municipal, em parceria com as duas corporações de bombeiros» promova a «crescente profissionalização dos Grupos Permanentes de Primeira Intervenção (GPPI’s)».

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].