Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-08-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Sónia Sousa lidera lista da CDU à Freguesia de Ermesinde

    A CDU apresentou no passado dia 26 de Agosto, no auditório do Centro Social de Ermesinde, a sua lista de candidatura à Assembleia de Freguesia de Ermesinde, que é encabeçada por Sónia Sousa. Presentes estiveram ainda Lino Soares, cabeça de lista do partido à presidência da Câmara de Valongo, e José Caetano, o 2º candidato dos comunistas à Assembleia Municipal. Estava igualmente anunciada a presença da cabeça de lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Alfena, Olga Barbosa, que por motivos de ordem pessoal não pôde comparecer.

    Foi com o lema de campanha “Trabalho, Honestidade, e Competência” como pano de fundo, que a CDU apresentou a sua lista de candidatura à Assembleia de Freguesia de Ermesinde (AFE), encabeçada por Sónia Sousa. Foi uma cerimónia breve, antecedida por um agradável momento musical que serviu de aperitivo aos militantes comunistas que se deslocaram ao auditório do Centro Social de Ermesinde, e que aguardavam pelo momento alto da noite, a apresentação da cabeça de lista à AFE, precisamente Sónia Sousa.

    Antes da candidata comunista tomar a palavra, Lino Soares, cabeça de lista da CDU à Câmara de Valongo efectuou uma breve intervenção, começando por elogiar todos os candidatos do seu partido às assembleias de freguesia, e municipal, desejando a todos eles votos de bom trabalho. Em seguida frisou que a candidatura da CDU visa essencialmente servir os interesses da população, recordando que nos últimos quatro anos o Concelho de Valongo assistiu à política do “quero, posso, e mando” por parte do actual Executivo camarário liderado pelo PSD. Uma política que, segundo Lino Soares, esqueceu o povo. O cabeça de lista comunista sublinhou ainda que perante tal cenário é fundamental que a CDU faça parte do próximo Executivo Municipal, pois «seremos nós o veículo da população, seremos nós a voz da população que foi esquecida no último mandato. É fundamental que a população seja envolvida na resolução dos problemas que dizem respeito a todos. A CDU quer ajudar na resolução desses mesmos problemas. Queremos dizer à população que quem tem a ganhar com a eleição de elementos da CDU não só para o Executivo Municipal como também para as assembleias municipais, e de freguesia, são eles, a população, e não a CDU. Volto a dizer que a CDU está aqui para ouvir o povo, e como tal queremos ter um papel fundamental na resolução dos problemas que o afectam. O nosso objectivo principal é disponibilizarmo-nos para contribuir para o bem estar do concelho».

    FOTO: Miguel Barros
    FOTO: Miguel Barros
    CONTINUAR EM ERMESINDE O TRABALHO

    QUE ATÉ AQUI VEM SENDO FEITO

    Quem também lancou algumas palavras para a audiência foi o actual presidente da AFE, e 2º candidato da CDU à Assembleia Municipal de Valongo, José Caetano, que começou por elogiar a cabeça de lista à AFE. Para Caetano, Sónia Sousa é uma pessoa inteligente e com capacidade para continuar o bom trabalho que o seu partido vem fazendo na AFE nos últimos mandatos, em especial no que agora está a terminar. Em relação a este último ponto José Caetano referiu que a CDU foi o único partido que apresentou ideias na AFE ao longo destes quatro anos. «Enquanto os outros partidos limitaram-se a passar o mandato a votar propostas a favor ou contra, nós apresentámos ideias. O lema da CDU, seja em maioria ou em minoria, foi, e será sempre, trabalhar. Aliás, quero aqui enaltecer o trabalho que foi feito não só em Ermesinde como nas restantes Assembleias de Freguesia, e Municipal. Em relação a Ermesinde volto a lembrar que fomos o único partido que trabalhou, que apresentou propostas. Foi graças a uma proposta da CDU que pela primeira vez na vida cidade se comomerou condignamente o 25 de Abril, pois até então essa data histórica tinha praticamente passado despercebida. Apresentamos ainda propostas da criação de uma Medalha de Mérito da Cidade, para distinguir as personalidades que mais se destacam na vida da mesma. Apresentámos uma moção contra as construções que estão a ser feitas no terreno junto ao Parque Urbano. Estas foram, em linhas gerais, algumas das propostas por nós apresentadas no último mandato. Infelizmente, a maior parte delas foram sendo rejeitadas pela maioria, onde destaco o PS, que a única coisa que fez neste mandato foi votar contra as nossas propostas, pois de resto não fez mais nada».

    José Caetano aconselhou ainda Sónia Sousa a não ter medo do desafio que a espera pela frente pelo facto de ainda ser uma pessoa jovem, lembrando que também ele iniciou muito jovem a sua actividade enquanto membro da AFE.

    O actual presidente da AFE expressou ainda votos de felicidades a todos os candidatos da CDU, sublinhando a ideia de que o partido vai continuar a servir os interesses da população da maneira como até aqui tem feito. A terminar, José Caetano, afirmou não ter dúvidas de que a CDU vai reforçar a sua presença no Executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    Findas estas duas intervenções chegou-se ao momento mais aguardado da noite, a apresentação de Sónia Sousa. A candidata comunista começou por dar a conhecer alguns dos principais objectivos da lista por si encabeçada, tendo informado os presentes de que uma das grandes medidas da CDU para o próximo mandato será lutar para que os ermesindenses possam ter uma melhor qualidade de vida. Neste último campo, referiu que Ermesinde é actualmente uma cidade onde impera a política do betão, uma cidade que não oferece bem-estar aos seus habitantes. Sónia Sousa inúmerou ainda outras medidas pelas quais a CDU se irá debater no próximo mandato (medidas essas que podem ser consultadas na integra na apresentação da candidata na página 10). A candidata da CDU criticou igualmente o incomprimento de promessas feitas por parte da CMV e a Junta de Freguesia de Ermesinde em relação infraestruturas e serviços fundamentais para as pessoas da cidade. Neste aspecto destacou a construção de uma nova escola na cidade, o aumento da educação pré-escolar de fora a abranger todas as crianças de Ermesinde, ou a construção de um novo Centro de Saúde, como promessas falhadas, e pelas quais a CDU se vai debater nos próximos quatro anos. Teceu igualmente duras críticas ao PS, acusando este partido de se ter remetido ao silêncio enquanto assistia aos “atropelos” da CMV à população da cidade.

    A terminar, a candidata sublinhou o facto de que encabeça uma lista composta por homens e mulheres com capacidade, e vontade, de continuar o trabalho que o seu partido até aqui tem feito em prol da cidade de Ermesinde e da sua população.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].