Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2005

    SECÇÃO: Desporto


    foto

    Equipa de ciclismo de Sobrado sagrou-se vice-campeã da Taça de Portugal

    A cidade de Guimarães acolheu nos passados dias 23 e 24 a final da Taça de Portugal de ciclismo, do escalão de sub-23 anos. Presentes estiveram 16 equipas do pelotão velocipédico nacional, entre as quais a Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado que, à semelhança do que tem feito nas últimas competições do calendário nacional, realizou uma grande prova. A equipa de Sobrado controlou a corrida do princípio ao fim, não conseguindo, no entanto, traduzir esse domínio na vitória final da prova, que pertenceu a Bruno Sancho, ciclista da Anicolor/Mortágua.

    O conjunto da Casactiva//Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado (na foto) provou, mais uma vez, o porquê de ser considerada uma das melhores equipas do actual pelotão velocipédico português do escalão de sub-23. Desta feita, a equipa sobradense sagrou-se vice--campeã da Taça de Portugal, cuja final se disputou no passado fim-de-semana 23 e 24 de Julho em Guimarães. Os sobradenses dominaram por completo os dois dias de prova, embora o triunfo final lhes tivesse escapado por uma unha negra, situação esta que, aliás, se tem repetido com alguma frequência nas últimas competições onde a equipa tem participado. No primeiro dia desta edição da Taça de Portugal, o pelotão percorreu um total de 98 km de uma etapa que teve partida e chegada em Guimarães. Uma etapa propícia aos roladores, sem grandes dificuldades ao nível de montanha, e que ficou marcada pelas frequentes tentativas de fugas de alguns ciclistas. Panorama este que foi uma constante até bem perto do final. Fugas estas que foram, no entanto, perfeitamente anuladas e controladas pela equipa da Casacativa/Quinta da Arcas/União Ciclista de Sobrado, que procurava desta forma fazer com que o pelotão chegasse compacto à linha de chegada. Algo que se viria a verificar, tendo a vitória na etapa sido discutida ao sprint, sendo que Bruno Sancho, da Anicolor/Mortágua, foi o mais rápido, conseguindo assim vencer a etapa. O segundo lugar coube ao corredor da equipa sobradense, Manuel Cardoso, que mais uma vez não conseguiu levar a melhor sobre Bruno Sancho, “filme” este que se repete pela segunda vez num curto espaço de tempo. Isto porque, na recente clássica Casactiva//Quinta das Arcas/Sobrado, a contar para o Troféu RTP, o final da etapa teve estes dois corredores como principais protagonistas, que discutiram ao milímetro a vitória naquela prova, depois de um sprint espectacular. Voltando à competição da Taça de Portugal, os ciclistas partiram para o segundo, e último, dia de prova, com 97 km para percorrer, numa etapa que teve início mais uma vez na “Cidade-Berço” e terminou no alto da Penha. Uma tirada onde não existiram grandes novidades em relação ao que se havia passado no dia anterior, ou seja, a equipa de Sobrado anulou e controlou com relativa facilidade as tentativas de fuga que surgiram até à entrada da subida para o alto da Penha. Chegados ao ponto mais duro e complicado de toda a prova, com uma subida de 30 km, numa etapa de montanha classificada de primeira categoria, começaram-se a evidenciar os trepadores do pelotão. O primeiro deles foi Celestino Pinho, da Barbot/Pascoal, que se descolou por alguns minutos do restante pelotão, situação essa que viria a ser anulada por um grupo de três ciclistas, entre os quais estava Gilberto Sampaio, da equipa de Sobrado.

    Alcançado e ultrapassado o ciclista da Barbot//Pascoal, o grupo de três corredores composto por Gilberto Sampaio, André Cardoso (da S.João de Ver//Eleclerc), e Márcio Barbosa (da Anicolor/Mortágua) lutaram entre si pela vitória na etapa. Triunfo este que viria a sorrir ao ciclista da equipa da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado, que cortou a meta com uma diferença de cinco segundos em relação aos seus dois adversários. Com esta vitória o atleta da equipa sobradense alcançou o segundo lugar da classificação geral desta Taça de Portugal, que foi vencida, como já vimos, por Bruno Sancho, que nesta última etapa se posicionou em 11º lugar, a 33 segundos do vencedor da tirada. Em termos de pontuação final, Gilberto Sampaio completou um total de 82 pontos, contra os 85 conquistados pelo vencedor da prova. Destaque ainda para a presença de outro ciclista da equipa de Sobrado entre os dez primeiros classificados, mais concretamente Manuel Cardoso, que se posicionou em sexto lugar, com 58 pontos.

    UM BOM TESTE

    PARA A VOLTA

    A PORTUGAL

    DO FUTURO

    No final da prova, o director desportivo da equipa de Sobrado estava satisfeito com a prestação do seu grupo. José Barros destacou o facto de mais uma vez ter ficado provado o valor da sua equipa, que controlou sem quaisquer problemas esta prova, situação esta que se tem vindo a verificar nas últimas corridas do calendário nacional. «As outras equipas andam sempre “às costas” da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado. Somos nós que fazemos o trabalho todo, tomámos a iniciativa em todas as etapas, ao passo que os restantes conjuntos limitam-se a seguir-nos. Isto prova que somos, indiscutivelmente, uma das equipas em melhor forma do plantel velocipédico nacional do escalão sub-23, somos respeitados e admirados por todos».

    O director desportivo sobradense referiu ainda que este excelente desempenho da sua equipa na Taça de Portugal foi um bom teste para a participação na Volta a Portugal do Futuro, que tem início hoje e que terminará no próximo dia 4 de Agosto.

    Uma competição que a equipa de Sobrado quer ganhar, contando para isso com um grupo muito unido e em grande forma, como tem sido provado nas últimas corridas.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].