Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Foto Manuel Valdrez
    Foto Manuel Valdrez

    Maria José Azevedo de visita ao CSE...

    A cabeça-de-lista socialista à Câmara Municipal de Valongo nas eleições autárquicas de Outubro próximo, esteve de visita ao Centro Social de Ermesinde, na passada sexta--feira, dia 22 de Julho. O evento foi realizado no âmbito do programa de contactos e visitas que a candidata tem vindo a manter, primeiro na vila de Alfena e agora em Ermesinde.

    Maria José Azevedo, que estava acompanhada por uma comitiva de quadros socialistas locais – entre os quais figuravam Jorge Videira, Carlos Ricardo e Ventura de Almeida (ver fotos ao lado) –, teve a recebê--la a Direcção do Centro Social e vários técnicos responsáveis pelas suas valências, e aproveitou a visita para conhecer de perto alguns dos serviços da instituição, com destaque para o Lar de S. Lourenço e para o Centro de Formação.

    Numa acção de pré-campanha eleitoral em Ermesinde, de acordo com o plano traçado pela candidata Maria José Azevedo, de percorrer sucessivamente as várias freguesias, por ordem alfabética – Alfena, Ermesinde, Campo, Sobrado e Valongo, a candidata esteve de visita ao Centro Social de Ermesinde, instituição da cidade que, nas suas próprias palavras, é «incontornável e de grande prestígio para a cidade».

    A cabeça-de-lista do PS teve ocasião de percorrer demoradamente as instalações do Centro, detendo-se com particular atenção nas condições do Lar de S. Lourenço, que considerou modelares.

    Maria José Azevedo referiu, na altura, já ter ficado, por várias vezes, chocada com a falta de condições encontradas noutros lares, em que os utentes «parecem estar ali à espera... de nada».

    Na sua visita ao Centro Social, Maria José Azevedo teve depois ocasião de conhecer, por parte de Henrique Queirós Rodrigues, presidente da instituição, e Albertina Alves, ténica responsável, alguns dos projectos em curso no Centro de Formação, como sejam, a título de exemplo, o Clique Solidário e outros programas de formação para o emprego.

    As expectativas de formandos e formadores e as dificuldades de ultrapassar as enormes barreiras constituídas por uma deficiente formação de base, no que respeita ao cumprimento de regras de convívio social elementares, de responsabilidades cívicas como o cumprimento de horários, etc., foram aqui abordados. A candidata referiu mesmo algumas experiências suas neste domínio, enquanto responsável pela implementação de várias acções de formação no âmbito do trabalho social da Câmara Municipal do Porto.

    As questões da qualidade de vida como objectivo central do seu programa de candidatura, da especificidade cultural de Valongo e Ermesinde, e ainda o papel imprescindível das IPSSs foram igualmente temas abordados.

    Foto Manuel Valdrez
    Foto Manuel Valdrez

    ...E À VOZ DE ERMESINDE

    Na passada terça-feira, dia 26, da parte da tarde, a candidata socialista à presidência da Câmara esteve de visita à redacção do nosso jornal, visita esta que fundamentou pela importância deste órgão de comunicação para a cidade de Ermesinde e o concelho em geral, e também pela sua formação de jornalista (recorde-se que a candidata mantém a actividade jornalística suspensa, por motivo da sua actividade política na esfera autárquica).

    Maria José Azevedo, que se fez acompanhar pelo presidente da Concelhia socialista, Jorge Videira, e pelo coordenador do Secretariado de Ermesinde (e candidato à presidência da Junta de Freguesia), Carlos Ricardo, quis inteirar-se da situação do jornal e da sua história, e quis demonstrar a sua sensibilidade e simpatia para com o papel que assume e os problemas que atingem a comunicação social de âmbito local.

    Maria José Azevedo declarou, na altura, ter consciência da tentação dos políticos em pressionar os órgãos de informação, o que ela –, até pela sua carreira –, procurará sempre evitar.

    Da parte de “A Voz de Ermesinde” foram reafirmados os princípios de independência jornalística, sendo líquido para a Direcção e Redacção do jornal o propósito de um tratamento equitativo e rigoroso para todas as candidaturas.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].