Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Visita de candidatos da CDU à Abelheira

    Integrada numa acção da sua campanha eleitoral, a Comissão Coordenadora da CDU de Valongo promoveu no passado sábado, dia 23 de Julho, uma visita de candidatos do partido à Abelheira, Quinta da Lousa, Susão.

    Em texto enviado à nossa redacção, considera aquela estrutura da CDU:

    «A Abelheira é uma extensa urbanização, localizada na localidade com o mesmo nome, no concelho de Valongo. Os moradores desta concentração de habitação – dormitório – anseiam há anos serem servidos por transportes públicos regulares.

    Várias foram já as diligências nesse sentido realizadas, quer pelos próprios moradores, quer pelos eleitos da CDU, em posições e pedidos à Câmara Municipal de Valongo e a outras entidades, como a CP ou a STCP. Apesar disso, a Abelheira continua sem transportes públicos.

    Sabe-se mesmo que a STCP não contempla nos seus planos de reestruturação, qualquer ligação ou extensão de uma ou mais carreiras já existentes, a esta localidade».

    A PROPOSTA

    DO APEADEIRO

    FERROVIÁRIO

    O documento da CDU, após fazer o diagnóstico das dificuldades de transporte para o local referido, passa a expor as suas propostas de solução:

    «Uma das soluções, talvez a mais prática e económica, e que serviria condignamente a localidade, seria a construção de um apeadeiro da REFER/ CP no local, situado junto da linha do Douro, entre os apeadeiros de Cabeda e de Susão. (A este propósito, aliás, a Câmara Municipal de Valongo perdeu uma boa oportunidade de procurar obter da CP este melhoramento, quando em Fevereiro passado acolheu na sede do município os representantes da REFER e da CP para negociações com vista à construção da Plataforma Logística Intermodal do Serviço Português de Contentores de Campo).

    Outra solução poderia passar pela extensão de uma das carreiras da STCP a operar no concelho. Estas questões terão, decerto, de ser estudadas em todos os seus aspectos pelas empresas de transportes e pelas autarquias locais, no espírito da prestação de um serviço público de qualidade, a que a população que trabalha e paga tem direito».

    O documento da CDU remata, em consideração final que «o caso do isolamento da Abelheira é mais um exemplo da urbanização desordenada e caótica, a que o concelho de Valongo tem vindo a ser submetido, desde há décadas, com notável agravamento durante o consulado do PSD/CDS-PP na Câmara Municipal de Valongo».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].