Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2005

    SECÇÃO: Destaque


    Declaração a propósito da Batalha da Ponte Ferreira

    (Maria José Azevedo em Campo, a propósito da Batalha da Ponte Ferreira, que teve aí lugar, há 173 anos).

    «Recordar e respeitar a História é dar sentido ao presente e projectar o futuro.

    A batalha à volta da Ponte do Rio Ferreira, em S. Martinho do Campo, entre as tropas de D. Pedro, Duque de Bragança (mais tarde Rei D. Pedro IV) e de D. Miguel, que envolveu cerca de 23 000 soldados, tem um revelância histórica inquestionável, quer em termos nacionais, no desfecho da luta entre liberais e absolutistas, quer em termos estritamente locais.

    Recordamos este facto histórico, não com o espírito saudosista do passado, mas procurando tirar dele ensinamentos para o presente e potencialidades mobilizadoras para o futuro, com o objectivo de criar dinâmicas sócio-culturais de desenvolvimento e de afirmação da vila de Campo e do concelho de Valongo.

    Campo é a mais esquecida das cinco freguesias do concelho de Valongo, ele próprio na cauda dos concelhos da AMP, no que se refere aos principais parâmetros de qualidade de vida. Basta olhar a forma como no concelho são votados ao mais completo abandono os cursos de água, como é o caso do Rio Ferreira.

    Ao tomar a iniciativa de comemorar esta data histórica, no próprio local onde decorreram os acontecimentos, pretendo dar um sinal inequívoco de que:

    • Respeitaremos tudo o que seja história e tradição sócio-cultural do concelho;

    • A partir de factos históricos procuraremos criar eventos com projecção regional e nacional, dando corpo a uma estratégia de afirmação do concelho.

    Trata-se da primeira vez que se toma a iniciativa de celebrar, mesmo que de forma simples e meramente simbólica, a Batalha da Ponte Ferreira.

    Apesar do seu inequívoco valor histórico e patrimonial, é de sublinhar o pouco cuidado que tem merecido esta ponte medieval.

    Estes dois factos são mais uma prova de que a Câmara Municipal está cansada, sem criatividade e minada por poderes paralelos complicados.

    (...)

    ALGUMAS PROPOSTAS PARA O PRÓXIMO MANDATO

    • A partir do próximo ano, todos os anos por esta altura, serão realizadas comemorações condignas da Batalha da Ponte Ferreira. Para além de eventos de carácter popular e festivo, procurar-se-á realizar conferências de carácter científico, tendo como pano de fundo a referida batalha;

    • Em 2007, e considerando que então se irão comemorar os 175 anos desta batalha, será feita a sua reconstituição histórica, para o que se procurará envolver as escolas, associações e colectividades do Concelho, bem como a Universidade do Porto;

    • Sendo eleita, far-se-á a proposta de classificação desta ponte como Monumento de Interesse Nacional;

    • Dar-se-á início à investigação de todo o património imóvel, isto é, do conjunto de elementos de tipo arquitectónico, urbano ou paisagístico com qualidade intrínseca e significativo valor colectivo, social ou cultural do Concelho».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].