Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-07-2005

    SECÇÃO: Cultura


    Incomunidade...

    Foi no sábado, dia 8 de Julho, que frente aos stands dos livreiros presentes na Feira do Livro de Valongo, no exterior do Fórum Cultural de Ermesinde, e a convite da associação cultural Ágora, os escritores Aurelino Costa e Alexandre Teixeira Mendes, com a presença do editor Alberto Augusto Miranda, apresentaram a sua última obra, respectivamente “Na Terra da Genoveva” e “A Cegueira do Propício”. Carlos Faria, presidente do Ágora, fez uma breve apresentação dos poetas, passando depois a palavra a Alberto Augusto Miranda, o responsável pelas “edições do buraco”.

    FOTOS RUI LAIGINHA
    FOTOS RUI LAIGINHA
    O editor, também ele poeta, animador do movimento “incomunidade...”, referiu-se então, na apresentação que fez dos dois poetas, à volúpia de poder partilhar livremente a Língua Portuguesa, fora dos constrangimentos que o império mercantil acarreta.

    «Também utilizo oxigénio», quanto é que querem que pague por ele?, provocou, denunciando como bárbaro o conceito em voga do utilizador-pagador.

    Falou da importância da luz e da violência da sua ausência («Em Nova Iorque não conseguia ver o céu, apenas sombras»).

    Citou depois Espinosa e a sua percepção da morte e considerou ser este um dos grandes temas da poesia.

    E terminou negando a ideia de que “sinto, logo sou poeta”, embora para ele, a poesia fosse também corpo.

    Mas corpo em parrtilha. na poesia não há rivalidade, proclamou, salientando um dos princípios do movimento incomunidade.

    AURELINO E ALEXANDRE

    FALAM DE SI E DA POESIA

    Alberto Augusto Miranda fez também uma breve alusão aos dois poetas que falariam a seguir, introduzindo-nos na sua poesia.

    Aurelino foi o primeiro a usar a palavra, rejeitando igualmente a «mania do comum» e afirmando o desejo de ser incomum. «O livro pretende interpelar o leitor», asseverou.

    Alexandre Teixeira Mendes começou por afirmar a capacidade da poesia em não se deixar apropriar e apontou um caminho, o de avançar «pela orla do sentido das coisas, isso sim, é que é poesia».

    O poeta ripostou também, com as suas palavras, contra o “poder publicitário” e a “anestesia mediática”, e rebelou-se contra a «predatória cultura empresarial», reafirmando o convite de Natália Correia:

    «A poesia é para comer».

    Após a intervenção dos poetas, seguiu-se um momento em que Aurelino Costa, acompanhado à guitarra clássica por Manuel Valdrez, disse poemas seus e de Alexandre Teixeira Mendes.

    Os poetas e o editor ficaram depois por ali em conversa com os presentes, e falando dos seus livros.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].