Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-07-2005

    SECÇÃO: Desporto


    Ciclista da Anicolor/Mortágua vence a Clássica Casactiva/Quinta das Arcas/Sobrado

    O ciclista Bruno Sancho, da equipa Anicolor/Mortágua, foi o grande vencedor da 2ª Edicção da Clássica Casactiva/Quinta das Arcas/Sobrado. A prova, inserida no calendário do Troféu RTP 2005, teve lugar no passado dia 2 de Julho, e contou com a presença de 14 das melhores equipas do pelotão velocipédico português no escalão de sub-23. Os 105 ciclistas participantes percorreram um total de 136 Km de uma prova que teve princípio e fim em Sobrado. Apesar de não ter vencido esta clássica, como era desejo de todos os sobradenses, a equipa da casa, a Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado, teve uma excelente prestação, culminada com a conquista do segundo lugar por intermédio de Manuel Cardoso.

    Foi por uma questão de centímetros que o ciclista da equipa da casa, Manuel Cardoso, não conseguiu vencer esta 2ª edição da Clássica Casactiva/Quinta das Arcas/Sobrado.

    O triunfo final foi discutido ao sprint por vários ciclistas, entre os quais se destacava Manuel Cardoso, que no entanto deixou fugir o primeiro lugar para o ciclista da Anicolor/Mortágua, Bruno Sancho.

    Foto Revista Superciclismo
    Foto Revista Superciclismo
    Uma prova onde o conjunto de Sobrado, apesar de não ter alcançado a vitória final, esteve sempre muito bem. A equipa marcou presença em quase todas as fugas que foram surgindo ao longo da corrida, sendo que uma dessas escapadelas foi mesmo protagonizada pelo exímio rolador Manuel Cardodo, sempre muito activo durante toda a prova.Nesta sua escapadela, controlada com um grande à vontade da sua parte, o atleta da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado teve como companhia dois ciclistas da Chenco Jeans/Qconstroi e da equipa espanhola da CC Spol/Caixanova. Foi, no entanto, nas duas derradeiras voltas da prova composta por um total de seis voltas de 22 Km cada que os ciclistas se começaram a agrupar, antevendo assim uma chegada em pelotão. Algo que se viria a confirmar na chegada à meta, colocada próximo da Junta de Freguesia de Sobrado, com o sprint final a ser vencido por Bruno Sancho, como já antes referimos.

    Para o director técnico da equipa sobradense, José Barros, os seus ciclistas portaram-se muito bem.

    «A minha equipa está de parabéns, fez uma óptima corrida, trabalharam muito, e pena foi que não tivessemos conseguido traduzir esse trabalho na vitória final, como era nosso objectivo. Queríamos dar uma prenda a todos os sobradenses, vencendo esta prova, mas não o conseguimos fazer, paciência. Mas volto a sublinhar o facto de toda a equipa ter estado muito bem». José Barros destacou ainda como ponto altamente positivo nesta 2ª Clássica Casacativa/Quinta das Arcas/Sobrado - a quinta prova do calendário do Troféu RTP 2005 - o muito público que se deslocou para as estradas por onde a prova passou.

    «Foi muito bonito vêr as estradas de Sobrado, Rebordosa, Lordelo, e Campo, repletas de adeptos do ciclismo. Quero realçar também a excelente organização desta prova, deixando aqui os parabéns às entidades de Sobrado, onde destaco à Junta, e os nossos patrocinadores, pela confiança e pelo apoio que têm depositado em nós».

    FINALMENTE UMA VITÓRIA

    NO TROFÉU RTP 2005

    Entretanto, no passado dia 10 de Julho, realizou-se a sexta prova deste Troféu RTP 2005, nomeadamente a 2ª Clássica de Vila Real. Prova esta que foi ganha pela equipa de Sobrado, por intermédio do seu ciclista Gilberto Sampaio, que assim ofereceu o primeiro, e tão desejado, triunfo ao conjunto sobradense nesta edição do Troféu RTP. Uma vitória que teve um sabor muito especial para os ciclistas de José Barros, não só porque foi a primeira desta temporada, mas também porque foi conseguida na prova mais dura e complicada deste Troféu RTP 2005. Com uma extensão de 137 Km para percorrer, os ciclistas do pelotão de sub-23 tiveram, pela primeira vez nesta época, que enfrentar a dureza da alta montanha. E foi na longa e dura subida de 13 Km para Lamas de Olo, no Parque Natural do Alvão, que Gilberto Sampaio se descolou dos seus companheiros de fuga, David Vaz, e André Cardoso, ambos da S. João de Ver/Eleclerc, e Hélder Magalhães, da Vulcal/Crédito Agrícola, rumo à vitória. Foi nesta subida que Sampaio, um trepador nato, protagonizou um verdadeiro espectáculo, mais parecendo uma flecha apontada na direcção da meta, não dando quaisquer hipóteses aos seus adversários de fuga. José Barros era naturalmente um homem feliz no final da prova. «Já não era sem tempo, pelo trabalho que temos vindo a fazer já merecíamos uma vitória neste Troféu RTP. Estávamos a precisar de uma vitória deste calíbre para dar algum alento à equipa, que tem vindo a subir de forma nos últimos tempos. Quero realçar o magnífico trabalho que os meus ciclistas fizeram nesta clássica de Vila Real. Todos, sem excepção, trabalharam muito para que o Gilberto pudesse vencer daquela maneira extraordinária esta prova. Parabéns a todos eles», sublinhou o director técnico sobradense. Com esta vitória Gilberto Sampaio subiu ao terceiro lugar da classificação geral do Troféu RTP 2005, com 180 pontos conquistados, menos vinte que o primeiro classificado, António Jesus, da Vulcal/Crédito Agrícola. De referir igualmente que a equipa de Sobrado tem outro corredor nos primeiros dez classificados deste troféu, nomeadamente Manuel Cardoso, que ocupa o décimo lugar, com 130 pontos. Isto, quando faltam duas provas para o fim deste Troféu RTP 2005 – as provas de Mortágua e de Pombal - e onde tudo ainda é possível. Ou seja, qualquer um dos dois ciclistas da Casactiva/Quinta das Arcas/União Ciclista de Sobrado pode vencer esta competição, já que a vitória em cada prova vale 100 pontos, e a distância que separa estes ciclistas do primeiro classificado é curtissíma.

    PARTICIPAÇÃO NA TAÇA DE PORTUGAL

    Nos próximos dias 23, e 24 de Julho disputa-se mais uma edição da Taça de Portugal no escalão de sub-23. A equipa de Sobrado irá ser uma das equipas participantes, uma competição em que José Barros tem esperanças que a sua equipa consiga fazer uma boa figura. «Vamos encarar esta prova de igual modo como encaramos todas as outras, ou seja, com o pensamento na vitória final. Quero dizer, no entanto, que a Taça de Portugal servirá mais como uma preparação para a Volta a Portugal do Futuro, a realizar entre os próximos dias 31 de Julho e 4 de Agosto, prova esta em nos assumimos claramente como um dos mais fortes candidatos à vitória final». De referir ainda que esta edição da Taça de Portugal será corrida na zona do Alto Minho, nos já citados dias do presente mês.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].