Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-07-2005

    SECÇÃO: Desporto


    Penhora do Estádio dos Sonhos foi accionada

    A notícia da activação da penhora do Estádio dos Sonhos deixou surpresa toda a família ermesindista. Quem o diz é o próprio presidente da Comissão Administrativa (CA) do clube, José Aarújo. Relembre-se que este caso da penhora do recinto de jogos do clube se arrasta já desde 1994, altura em que foi dada razão, pelos tribunais, a Abílio de Sá, um dos principais credores do Ermesinde SC. Esta penhora resulta de no referido ano de 1994, o então presidente da Direcção do Ermesinde SC, Luís Barbosa, ter feito um acordo, com Abílio de Sá, para a venda dos terrenos anexos ao actual estádio, terrenos estes que no entanto nem sequer eram pertença do clube. Sabendo posteriormente que os terrenos, pelos quais havia pago uma determinada verba (fala-se que Abílio de Sá terá dado a Luis Barbosa cerca de 125 mil euros) não eram do Ermesinde SC mas sim de uma outra entidade, Abílio de Sá resolve levar o caso aos tribunais. A decisão do magistrado ditou o Ermesinde SC como culpado, procedendo-se então a penhora do Estádio dos Sonhos, tornando Abílio de Sá num dos principais credores do clube. Depois deste breve resumo de como se deu origem a esta penhora, eis que Abilio de Sá resolve, há poucos dias atrás, accionar a penhora do recinto ermesindista.

    Para José Araújo esta decisão repentina deste credor do seu clube tem uma explicação, ou seja, «o senhor Abílio de Sá teve conhecimento de que a Câmara Municipal de Valongo (CMV) está a fazer estudos no sentido de alterar o PDM (Plano Director Municipal) na área onde o nosso campo de jogos está instalado. Aliás, o Estádio dos Sonhos é um dos locais que está inserido neste estudo, ou seja, está incluído numa área destinada a novas construções. Ora, sabendo disto, o senhor Abílio de Sá accionou de imediato a penhora do estádio, isto quando esteve tantos anos sem o fazer, o que demonstra claramente que tem interesses pessoais nestas alterações do PDM. Não tem lógica ter estado tantos anos sem accionar a penhora, e agora que soube que aquela zona está a ser alvo de estudo de alterações do PDM, é que toma esta medida. Daqui, só podemos concluir que esse senhor tem interesses pessoais nesta questão », frisou José Araújo. No entanto, o presidente da CA ermesindista afirma que o clube não vai ficar de braços cruzados. Em conversa mantida com o nosso jornal, José Araújo informou que o Ermesinde já procurou um advogado no sentido de este averiguar o tal processo de venda de terrenos efectuada entre Luis Barbosa e Abílio de Sá.

    Na opinião de Araújo, esta é uma história que esta muito mal contada, e embora esse processo já esteja há muito encerrado, ou seja, o clube foi, na altura, condenado, os actuais responsáveis verde e brancos vão abrir um novo processo paralelo, pois «achamos que existem aqui muitos factos mal explicados, tanto da parte do Luis Barbosa, como da parte de Abílio de Sá. É impossível que se faça um negócio de um terreno sabendo que esse mesmo terreno nem pertence a uma nem a outra parte.

    Está tudo muito mal contado, e é por isso que o clube vai abrir um outro processo para se voltar a averiguar o caso. Nem que para isso tenhamos de meter ao barulho a Polícia Judiciária (PJ), sim, porque este é um caso, para ser investigado pela PJ».

    CÂMARA DE VALONGO

    COMPROMETEU-SE A AJUDAR O CLUBE

    Entretanto, os responsáveis do clube dos Sonhos deslocaram-se à CMV no sentido de procurar alguma ajuda, junto desta, para a resolução deste caso. Segundo José Aráujo, a autarquia comprometeu-se desde logo a ajudar o clube a resolver o caso. «Não nos prometeram dinheiro, até porque já sabemos que a CMV não dá dinheiro aos clubes para estes pagaram dívidas, mas prometeram-nos dar todo o seu auxílio para que possamos resolver esta situação. Aliás, a CMV prontificou-se de imediato a servir de intermediário entre o Ermesinde SC e o senhor Abílio de Sá, no sentido de rapidamente se achar uma solução para resolver esta questão». Com este auxílio, vindo da parte da autarquia, José Araújo mostra-se bastante confiante num desfecho positivo deste caso para os lados do seu clube.

    DUAS NOVAS

    CARAS NO PLANTEL

    Àparte deste assunto, o presidente da CA ermesindista informou-nos que o seu clube contratou mais dois reforços com vista à temporada 2005/06. Assim, o defesa central Bruno Cruz (ex-Valonguense), e o médio Pessoa (ex. Rio tinto), farão parte do plantel verde e branco. De referir também que o pontapé de saída para a nova época será dado no próximo dia 23, com o início das sessões de trabalho.

    O jogo de apresentação aos sócios será a 13 de Agosto, perante o Aliados de Lordelo.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].