Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2005

    SECÇÃO: Desporto


    O desporto visto de um outro ângulo

    foto
    Cerca de 400 crianças provenientes de 19 escolas do 1º Ciclo do Concelho de Valongo marcaram presença na Festa Desportiva de Encerramento do Projecto de Ocupação dos Tempos Livres do ano lectivo 2004/05, que decorreu no passado dia 18 de Junho, no Pavilhão Municipal de Ermesinde.

    Foi uma manhã onde o convívio e a alegria estiveram bem patentes nos jogos de andebol e basquetebol protagonizados pelos alunos das várias escolas.

    O pavilhão de Ermesinde foi pequeno demais para acolher o entusiasmo e a alegria das cerca de 400 crianças que se deslocaram àquele recinto desportivo com o intuito de celebrar o fim do Projecto de Ocupação dos Tempos Livres referente ao ano lectivo de 2004/05. Recorde--se que este projecto nasceu em 1999, fruto da parceria entre o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Valongo (CMV) com a Associação Projecto Vida do Concelho de Valongo, visando a ocupação dos tempos livres – em horário pós-escolar – dos alunos de escolas do concelho, através da realização de várias actividades desportivas.

    foto
    No ano lectivo que agora conheceu o seu fim, este projecto reuniu 19 escolas EB1, envolvendo aproximadamente 600 crianças, que durante todo o ano puderam encarar o desporto de uma maneira lúdica, salutar, e de convívio, e não da forma competitiva e agreste como na grande maioria das vezes é encarado. O andebol e o basquetebol estiveram em evidência nesta festa de encerramento, com a realização de vários encontros entre as escolas participantes. Dividido em cinco mini-campos, o pavilhão de Ermesinde foi palco de uma verdadeira maratona de jogos, onde o mais importante não foram as vitórias mas sim o convívio e a alegria que se fez sentir entre as crianças presentes. Alegria esta que se estendeu também para as bancadas, onde um elevado número de encarregados de educação marcou presença para apoiar efusivamente os seus rebentos. A meio da manhã, e aproveitando a presença do vereador do Pelouro do Desporto da autarquia valonguense, Luís Lourenço, foram entregues os prémios de participação a todos os intervenientes desta festa. Um evento que, segundo o próprio Luís Lourenço, reflectiu a verdadeira essência do desporto, ou seja, o convívio e a felicidade reinante entre todas estas crianças. O autarca destacou igualmente a importância do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano nas escolas em torno deste projecto, elogiando as acções de professores, técnicos de educação física da CMV, e da Associação Projecto Vida, elementos estes fundamentais no sucesso de um projecto que nas suas palavras será para continuar, ainda com mais força e com mais gente, nos próximos anos.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].