Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2005

    SECÇÃO: Cultura


    Grupo “Casca de Nós” diverte o público ermesindense com “Entremezes de Cordel”

    O Fórum Cultural de Ermesinde recebeu nos passados dias 22, 23, e 24 de Abril mais um espectáculo protagonizado pelo grupo de teatro “Casca de Nós”, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde. “Entremezes de Cordel” foi assim o terceiro espectáculo apresentado por este grupo de actores que mais uma vez vincou nesta actuação a sua paixão e total dedicação à arte teatral.

    Quem não teve a oportunidade de assistir a esta divertida peça de cariz crítico e mordaz que retrata a sociedade portuguesa do século XVIII, poderá fazê-lo nos próximos dias 27, 28, e 29 de Maio, altura em que será reposta.

    Depois de “Fragmentos”, e de “Cidade Fantástica”, o grupo de teatro “Casca de Nós”, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, apresentou o seu terceiro espectáculo, denominado de “Entremezes de Cordel”. Com esta peça pretendeu-se recriar a atmosfera vivida no Portugal do século XVIII, composta por uma sociedade mesquinha, gananciosa, burlesca e boémia. Uma peça que retrata de uma forma crítica e mordaz essa sociedade que marcou uma geração do nosso país. “Entremezes de Cordel” é igualmente uma incursão ao teatro vicentino, o teatro crítico e ao mesmo tempo cómico criado por Gil Vicente.

    Fotos: Manuel Valdrez
    Fotos: Manuel Valdrez
    Durante aproximadamente 80 minutos, o muito público que se deslocou ao Fórum Cultural de Ermesinde divertiu-se com um naipe de histórias encadeadas que compunham “Entremezes de Cordel, protagonizadas por um grupo de actores que, apesar de amadores, apresentam já uma respeitável experiência neste tipo de espectáculo, não ficando nada a dever ao trabalho apresentado por algumas companhias profissionais.

    VIVER O TEATRO

    DE FORMA APAIXONADA

    E INTENSA

    foto

    Um grupo de pessoas que vive o teatro de uma forma apaixonada e intensa, e que encara esta tão peculiar arte simplesmente como uma forma de se divertir, fazendo aquilo que mais gostam. Como já dissemos, “Entremezes de Cordel” foi um conjunto de divertidas histórias que retratavam a dita sociedade do Século XVIII, desde o “Cais do Sodré”, e “A Menina da Fábrica Novas”, de José Rodrigues da Costa, passando por “Pranto de Maria Parda”, “Romagem de Agravados”, e “Farsa de Inês Pereira”, estas três últimas histórias da autoria do pai do teatro português, precisamente Gil Vicente. A encenação desta peça esteve a cargo de José Gonçalinho. De referir ainda que para quem não teve oportunidade de se deslocar ao recinto cultural ermesindense nos passados dias 22, 23, e 24 de Abril, poderá fazê-lo nós próximos 27, 28, e 29 de Maio, dias estes em que a peça irá ser novamente reposta. Em relação aos horários, há a salientar que a 27 e 28 de Maio “Entremezes de Cordel” será exibida às 21.30 horas, enquanto que no dia 29, os actores do grupo “Casca de Nós” sobem pela última vez ao palco às 17.00 horas.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].