Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2005

    SECÇÃO: Local


    Lista de Pedro Videira ganha eleições para o Núcleo da JS de Ermesinde

    A lista para o Secretariado do Núcleo da Juventude Socialista de Ermesinde, encabeçada por Pedro Videira, ganhou as eleições efectuadas na quinta-feira à noite, dia 31 de Março, por concludentes 40 votos contra 20.

    Na votação para a Mesa da Assembleia registou-se um resultado ligeiramente diferente, com a lista de Pedro Videira a ganhar aqui ainda mais folgadamente, por mais um voto: 41-19.

    No fim do acto eleitoral, a lista de Juliana Cardoso da Silva impugnou as eleições com base na existência nos cadernos eleitorais de militantes inscritos recentemente.

    A lista de Pedro Videira respondeu que todos os militantes foram inscritos na JS pelo menos com a antecedência regulamentar de um mês, não havendo qualquer situação de atropelo aos Estatutos e ao Regulamento Eleitoral da Juventude Socialista.

    foto
    Considerou ainda Pedro Videira que situação irregular era a existente anteriormente, com Juliana Cardoso da Silva a exercer funções para as quais não tinha sido eleita. A jovem socialista é ainda acusada de se ter esquivado à constituição de uma lista de consenso.

    Finalmente, é considerada uma falsidade a acusação de inscrição apressada de militantes da "Jota" exteriores ao concelho e aqui artificialmente implantados.

    Os casos em referência prender-se-iam com jovens militantes residentes em S. Pedro de Fins e zonas de arredores de Ermesinde e a uma jovem de Lousada, estudante na Secundária de Ermesinde, onde passaria a maior parte da semana, segundo a mesma fonte.

    Pedro Videira condenou ainda a intromissão do Secretariado da Secção de Ermesinde na JS.

    A lista derrotada, de Juliana Cardoso da Silva, viu o Secretariado da Secção do Partido Socialista de Ermesinde, em nota à comunicação social assinada por Carlos Ricardo no dia anterior às eleições, prestar-lhe solidariedade, denunciando métodos pouco éticos da lista que viria a sair vencedora.

    Secretariado

    Nacional

    toma posição

    O Secretariado Nacional da Juventude Socialista veio mais tarde indeferir o pedido de impugnação referente às eleições do dia 31 de Março, ratificando a vitória da lista de Pedro Videira sobre a de Juliana Cardoso da Silva.

    De facto, o Secretariado Nacional da JS avisava, em documento datado de 7 de Abril, que «as reclamações dos cadernos eleitorais têm um prazo especificado no regulamento do processo eleitoral» e aconselhava que o referido regulamento fosse «alvo de consulta, para que tais lapsos não voltem a acontecer».

    O Secretariado Nacional da JS considerava «que as (...) eleições no Núcleo de Ermesinde têm toda a validade, devendo assim ser consideradas pelos órgãos locais do Partido Socialista».

    Confrontado com uma eventual dificuldade de relacionamento da sua parte com o Secretariado do Núcleo de Ermesinde do PS, Pedro Videira, exprimiu, pelo contrário, a ideia de que quer trabalhar junto com o Secretariado onde, de resto, passa a ter assento, por inerência.

    As críticas

    do Secretariado

    da Secção do PS

    No documento em que criticava os métodos usados no processo eleitoral, Carlos Ricardo, reconhecendo «a autonomia da organização da Juventude Socialista», referia porém que «tal facto não significa que pactue com actos que ferem a ética, os regulamentos e a postura do PS perante a sociedade em geral». Referia-se ainda na nota, que «o processo aparentemente usado» pela lista de Pedro Videira, «inclui transferência de militantes de outros concelhos, nomeadamente Lousada, Paredes, Santo Tirso, etc.. e a inscrição apressada de novos militantes com o objectivo único de participar no acto eleitoral».

    A referida nota proclamava que este era «um procedimento a todos os níveis condenável que não dignifica a Juventude Socialista e o PS».

    O documento é ainda mais duro quando refere, mais à frente: «Por isso mesmo e em nome do rigor e da transparência, o Secretariado da Secção de Ermesinde do PS entende ser seu dever denunciar publicamente todos aqueles que ainda usam processos menos claros para alcançar o poder a qualquer preço e dizer que se esta situação não for alterada, não reconhecerá os órgãos que vierem a ser eleitos com base num caderno eleitoral não verdadeiro».

    Em contacto posterior de "A Voz de Ermesinde" com Carlos Ricardo, este viria a corrigir a posição expressa na nota, afirmando que, de acordo com os regulamentos em vigor na JS, tinha que aceitar os resultados expressos nas urnas.

    Todavia, temia pelo desaparecimento da recém-reorganizada estrutura da Juventude Socialista em Ermesinde. O secretário coordenador da Secção do PS de Ermesinde elogiou o trabalho de Juliana Cardoso da Silva e declarou recear que, ao contrário do que prometeu Pedro Videira, os jovens oriundos de outros concelhos, de facto, possam depois não aparecer mais para trabalhar.

    Por outro lado, instado pel’"A Voz de Ermesinde" a comentar a situação, Jorge Videira, líder da Concelhia de Valongo do PS e pai do agora eleito líder do Núcleo da JS de Ermesinde, considerou, com pena, que as acusações do Secretariado da Secção de Ermesinde do PS eram apenas mais uma das manobras, entre várias, que o Secretariado da Secção de Ermesinde tem usado para não colaborar e se opor à Concelhia de Valongo do PS.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].