Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2005

    SECÇÃO: Desporto


    Fotos: MANUEL VALDREZ
    Fotos: MANUEL VALDREZ
    POLO AQUÁTICO

    Portugal bisa no 4º Torneio Internacional "Cidade de Ermesinde"

    A piscina do CPN recebeu nos passados dias 25, 26, e 27 de Março a 4ª edição do Torneio Internacional de Polo Aquático “Cidade de Ermesinde”. À semelhança do que havia acontecido na edição do ano passado, a selecção de Portugal voltou a levar a melhor sobre os seus oponentes, vencendo todos os jogos que disputou, alcançando assim mais um justo primeiro lugar. No final, Paulo Ramos, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, estava satisfeito pela forma como o torneio decorreu.

    O dirigente federativo destacou ainda o facto desta prova poder vir a ganhar num futuro próximo contornos ainda mais importantes, nomeadamente a possibilidade de vir a ser incluída no calendário oficial da LEN (Liga Europeia de Natação).

    foto

    A cidade de Ermesinde foi durante três dias a capital nacional do desporto, com a realização do 4º Torneio Internacional de Pólo Aquático. A prova foi mais uma vez organizada pelo CPN em parceria com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), e a Associação de Natação do Norte, contando igualmente com o apoio da Câmara Municipal de Valongo (CMV).

    O muito público que acorreu ao complexo desportivo do CPN pôde presenciar muitos e bons jogos de polo aquático, uma modalidade que, na nossa cidade, vai angariando cada vez mais adeptos, graças ao excelente trabalho que o clube propagandista tem feito na sua dinamização e divulgação junto da comunidade local. Ainda no plano desportivo, há que destacar a excelente prestação da Selecção Nacional, que voltou a repetir o triunfo conquistado na edição do ano passado. Os portugueses, com uma equipa em remodelação, obtiveram cinco vitórias em outros tantos jogos disputados, antevendo-se assim um futuro risonho em outras provas internacionais de maior calibre. De destacar também a óptima prestação da Selecção da Suíça, que apesar de se ter classificado em terceiro lugar, demonstrou em Ermesinde o porquê de ser uma das melhores equipas da modalidade na Europa. Facto este que os portugueses puderam constatar, uma vez que foi precisamente contra os helvéticos que Portugal teve neste torneio o seu teste mais difícil, vencendo apenas por dois golos de diferença. Surpresa foi igualmente a equipa oriunda do País Basco, estreante no torneio e que, mesmo sem alguns dos seus melhores jogadores, protagonizou grandes espectáculos de pólo aquático, culminados com a obtenção do segundo lugar. Também surpresa foi, embora neste caso pela negativa, a selecção da Dinamarca, outra das estreantes na prova.

    Dos dinamarqueses, tidos como uma das melhores equipas do Velho Continente, esperava-se muito mais do que aquilo que fizeram, ou seja, em cinco jogos averbaram cinco desaires e sofreram 83 golos! No entanto, existe uma explicação para este completo desnorte viking, nomeadamente no facto de ter trazido até Ermesinde a sua equipa de... juvenis, e não a de séniores como seria de esperar. A nível individual os destaques vão para os portugueses Rui Moreira, melhor marcador da prova, com 21 golos, e Rui Coelho, atleta do CPN, que para além de ter sido o segundo melhor marcador da equipa nacional, com nove tentos, realizou grandes exibições, tendo, por isso, sido considerado uma das revelações desta 4ª edição do Torneio “Cidade de Ermesinde”. Se no campo desportivo tudo correu pelo melhor, no aspecto organizativo a prova foi igualmente um sucesso. De tal maneira, que pensa-se já na edição do próximo ano, e quem sabe, isto a julgar pelas palavras do vice-presidente da FPN, Paulo Ramos, se daqui a algum tempo este evento não fará parte do calendário oficial da LEN.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].