Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2005

    SECÇÃO: Destaque


    A partir de 11 de Abril

    Câmara de Valongo suaviza pagamento de parquímetros

    A Câmara Municipal anunciou em comunicado relativo ao sistema de parqueamento nas cidades de Ermesinde e Valongo que vai «proceder a algumas correcções, a partir do próximo dia 11 de Abril».

    Em texto intitulado «Parquímetros: Fernando Melo atende pretensões dos munícipes», a edilidade, embora considerando as melhorias introduzidas, reconhece que, a partir das «sugestões» dos munícipes e «após um período de experiência e reflexão», se verifica ser «justo e necessário» corrigir várias situações.

    Assim, a Câmara anuncia que vai, «a partir do próximo dia 11 de Abril:

    • Criar um cartão de residente para as habitações sem garagem, com renovação anual, o que permite estacionar uma viatura na rua de residência a qualquer hora do dia;

    • Alterar o preço dos parquímetros de 0.60 cêntimos/hora para 0,30 cêntimos/hora;

    • Alterar o preço dos parques subterrâneos de 0,60 cêntimos/hora para 0,25 cêntimos/hora;

    • Diminuir o número de horas a pagar ao sábado (das 9h30 às 12h30);

    • Criar vários tipos de avenças, incluindo para comerciantes, para estacionamento nos parques subterrâneos substancialmente mais baratas do que as actuais.»

    A decisão da edilidade valonguense pode parecer surpreendente, dado até agora nunca da parte da Câmara se ter admitido qualquer possibilidade de erro ou exorbitância nas taxas. Por mais de uma vez Fernando Melo respondeu em reuniões públicas da autarquia que as taxas eram as correntemente em aplicação noutros locais.

    Uma possível explicação para esta iniciativa moderadora poderá ser a existência de um movimento de cidadãos que tem vindo a engrossar o protesto e insatisfação perante a Câmara, sendo esta uma ameaça perigosa, sobretudo em ano de eleições autárquicas. Também eventuais iniciativas jurídicas da oposição e as denúncias de que haveria situações, no mínimo no limite da legalidade – de que é exemplo o trabalho de fiscalização do estacionamento – podem ter pesado neste volte face da autarquia.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].