|
UMA QUESTÃO DE SAÚDE
Como cuidar da pele do meu bebé recém-nascido?
A pele do recém-nascido é um órgão ainda em desenvolvimento, com múltiplas funções essenciais: protege contra agressões externas, regula a temperatura corporal, impede perdas excessivas de água, elimina toxinas e participa ativamente no sistema imunitário. Comparada à pele do adulto, é mais fina, mais permeável e mais frágil, exigindo por isso cuidados específicos desde os primeiros dias de vida. Ao nascimento, o pH da pele do bebé é praticamente neutro, mas nos primeiros dias de vida acidifica-se naturalmente. Esta acidificação é fundamental para formar o chamado “manto ácido” — uma camada protetora da pele. A função de barreira cutânea, no entanto, só estará completamente estabelecida por volta dos 12 meses.
Durante o primeiro mês de vida, o banho do bebé deve ser realizado apenas com água, sem produtos adicionais. A partir do primeiro mês, pode ser introduzido um produto lavante suave, especialmente formulado para bebés. Na escolha do produto, é importante garantir que seja isento de álcool (substâncias terminadas em “-ol”), parabenos, perfume, e agentes tensioativos agressivos (como SLS ou SLES). A frequência do banho pode ser de duas a três vezes por semana, ajustando-se à rotina familiar. Se o banho for relaxante para o bebé, pode ser feito diariamente ao final do dia, utilizando o produto lavante dia sim, dia não. Caso funcione como estímulo, é preferível que o banho seja dado de manhã. A higiene da face, mãos, pescoço e região genital deve ser diária.
O momento do banho deve ser encarado como um ritual de prazer, relaxamento e vínculo entre o bebé e os cuidadores. Algumas recomendações básicas tornam esse momento mais seguro e agradável: lavar bem as mãos antes de manusear o bebé; nunca o deixar sozinho; retirar anéis ou outros objetos que possam arranhar; manter a temperatura ambiente entre 24 e 27 °C; e realizar a higiene no sentido da cabeça para os pés, começando pelas zonas mais limpas e terminando nas mais sujas. Se a fralda estiver suja, a região genital deve ser lavada antes de iniciar o banho.
 |
O material necessário para o banho e higiene do bebé consiste em: banheira com água morna (confirmada com termómetro), produto lavante (após o primeiro mês), compressas limpas e esterilizadas, soro fisiológico em monodoses, toalha com capuz, emoliente se necessário, fralda, muda de roupa completa, escova ou pente de cerdas macias, tesoura de pontas redondas e lima de papel. Após o banho, a pele deve ser seca com toques suaves, sem fricção. Se estiver seca, pode ser aplicado um emoliente adequado, isento de perfume, álcool e conservantes irritantes. A aplicação diária de emolientes em todos os recém-nascidos saudáveis a termo não está recomendada de forma sistemática, com base na evidência científica atual.
A higiene de zonas específicas como olhos, orelhas e unhas merece especial atenção. Os olhos devem ser limpos diariamente ou sempre que necessário, utilizando compressas esterilizadas embebidas em soro fisiológico, limpando sempre do canto interno (junto ao nariz) para o canto externo, com uma compressa diferente para cada olho. As orelhas devem ser lavadas apenas na parte externa, com uma compressa húmida ou toalha, sem nunca introduzir cotonetes no canal auditivo. As unhas devem ser cortadas apenas quando estiverem visivelmente grandes e duras — geralmente a partir das duas ou três semanas de vida. Recomenda-se usar uma tesoura de pontas redondas ou uma lima de papel, preferencialmente após o banho ou durante o sono.
Durante os primeiros dias e semanas de vida, é comum surgirem alterações cutâneas fisiológicas que são benignas e transitórias, não requerendo tratamento. A milia, por exemplo, manifesta-se como
(...)
leia este artigo na íntegra na edição impressa.
Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.
Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.
Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62
Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.
*Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Matosinhos - Unidade Local de Saúde de Matosinhos
*Catarina Rebelo - Médica de Família em Dublin (República da Irlanda)
|