Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-10-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Local


Assim foi a atividade operacional dos nossos bombeiros nos últimos 30 dias…

Foto BVE
Foto BVE
Voltamos nesta edição a olhar para a atividade operacional dos bombeiros da nossa cidade, neste caso em concreto no período compreendido entre os dias 26 de setembro e 26 de outubro. Assim, neste período temporal os Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE) estiveram presentes em três incêndios urbanos, quatro incêndios em transportes, quatro incêndios em resíduos sólidos na área urbana, e 17 incêndios rurais. No que diz respeito a acidentes, os BVE foram requisitados e intervir num atropelamento rodoviário e 22 acidentes rodoviários. Nestes 30 dias de atividade operacional os bombeiros efetuaram 634 serviços de emergência pré-hospitalar. Foram também efetuadas sete aberturas de porta, quatro das quais com socorro. Quatro foram de igual modo o número de serviços de apoio à população, isto é, ajuda a pessoas que vivem sozinhas e, por exemplo, caem de noite ao levantar-se para ir à casa de banho e não conseguem levantar-se, ora de igual modo quando vivem com outras pessoas que também não as conseguem ajudar a levantar-se, sendo que é nessas situações que os bombeiros são chamados a ajudar. Neste período de atividade registou-se ainda uma busca e salvamento de um animal, um felino mais concretamente, que estava perdido e foi resgatado pelos bombeiros. Continuando a olhar para os números dos últimos 30 dias dos BVE, 95 foram as diversas atividades de Proteção Civil por eles desenvolvidas. Neste período temporal foram então efetuados um total de 1090 serviços, despendidas 2100 horas de serviço operacional e percorridos 31.507 quilómetros. Os BVE prestaram ainda à população 2496 horas de serviço voluntário e efetuaram 200 horas de formação.

Olhando agora para a parte dos conselhos à população, o comandante dos BVE, Emanuel Santos, começou por lembrar que agora que estamos a entrar numa época em que o frio prevalece é importante ter alguns cuidados com o aquecimento dentro das habitações. Desde logo não fazer fogueiras dentro de casa, atendendo que muitas pessoas com maiores dificuldades financeiras possam ser tentadas a isso para combater o frio. Fogueiras no interior das casas devem ser evitadas, pois não havendo triagem de ar o fumo fica dentro da habitação o que leva à intoxicação das pessoas que ali habitam. Cuidado de igual modo com os cobertores elétricos e não utilizar os aquecedores para secar roupa, já que este tipo de ato pode levar a focos de incêndio.

Emanuel Santos dá ainda um outro conselho no que diz respeito à poupança de energia: «Devemos aproveitar a luz do dia e a luz solar. Ou seja, sempre que a habitação estiver exposta ao sol devemos deixar as janelas abertas para que o sol aqueça a casa. E quando começar a escurecer devemos fechar as persianas para evitar que o calor saia para o exterior».

Com a época de frio chegam também as gripes e as constipações, e nesse sentido o comandante dos BVE aconselha as pessoas, sobretudo as mais idosas, a usarem máscara sempre que estiverem em locais com muita gente, desde logo em centros de saúde, ou hospitais, no sentido de se protegeram não só a si como também aos outros.

Por: MB

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].