Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2026
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2025

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2025

    Candidatura da CDU à Junta de Freguesia de Ermesinde

    foto
    Por uma Freguesia mais inclusiva!

    Com cerca de 40 mil habitantes, Ermesinde é uma das maiores freguesias urbanas do concelho de Valongo. A sua população é marcada por uma diversidade geracional significativa: jovens em idade escolar, famílias em fase ativa e uma crescente faixa de população sénior.

    Esta realidade exige políticas públicas que respondam às necessidades específicas de cada grupo, promovendo inclusão, bem-estar e qualidade de vida. A CDU apresenta-se a estas eleições com um projeto claro e com um compromisso firme: contribuir para uma cidade mais justa, inclusiva e participativa, onde colocaremos o trabalho, a honestidade e a competência ao serviço da população.

    As nossas propostas são orientadas para a resolução dos problemas dos ermesindenses porque acreditamos que o futuro da freguesia se constrói com políticas que respondam às necessidades reais da população.

    Defendemos os serviços públicos, o direito a uma vida digna e o reforço do Poder Local Democrático.

    A candidatura da CDU não se propõe fazer o que não é atribuição da Junta de Freguesia nem o que o orçamento limitado não permite executar. Com base nas competências atribuídas à Junta de Freguesia, propomo-nos melhorar o que está ao seu alcance.

    É notório o desinvestimento de décadas, na requalificação da habitação social assim como na construção de habitação pública o que tem resultado como resposta insuficiente, visto que há centenas de famílias à espera de uma habitação digna, sendo necessária a promoção de construção pública assim como a reabilitação para arrendamento social ou acessível. Ao longo de anos crescemos como “um dormitório da cidade do Porto”. Esta herança, é o resultado do mau planeamento urbanístico, por parte do Município, permitindo um autêntico desleixo no cuidado das infraestruturas, implicando má qualidade de vida dos seus residentes. Consideramos que a cidade deverá ser de todos e para todos. Propomos a eliminação das barreiras arquitetónicas, através do estabelecimento de um plano de requalificação tornando as ruas acessíveis com passeios seguros.

    É absolutamente necessário reverter o estado caótico dos jardins e canteiros da cidade. A competência da Junta de Freguesia delegada a privados, resultou em jardins com pouca biodiversidade. A substituição dos canteiros de flores por pedras brancas, a colocação de plantas “padronizadas”, a falta de manutenção e limpeza, são alguns dos muitos exemplos. Ao longo do último mandato, a CDU com um representante na Assembleia de Freguesia, levou este assunto à discussão, com vista à melhoria destes espaços mas sem resultados.

    Propomos arborização adequada, a criação de jardins amigos do ambiente, que promovam o convívio e a boa vizinhança e consequentemente o fortalecimento da comunidade.

    Defendemos a educação ambiental, não só nas escolas como em espaços dinamizados pela Junta de Freguesia como forma de sensibilizar a população para a importância do respeito pela natureza e asseio dos espaços públicos.

    É necessário melhorar a deficitária recolha dos resíduos urbanos, a recolha do lixo, aumentado a sua frequência e manter os dois sistemas de recolha, os ecopontos e recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos. As áreas residenciais mais antigas não estão preparadas para a colocação de contentores nas habitações e os prédios não possuem as chamadas casas de lixo. Situação agravada com a retirada recente de moloques em zonas residenciais sem alternativas credíveis.

    No que diz respeito à limpeza urbana deverá ser maior a regularidade da varredura das ruas, contribuindo, desta forma, para um controlo mais eficaz de pragas na cidade. Defendemos o reforço do policiamento de proximidade e a modernização da iluminação pública, de forma a garantir, aos trabalhadores por turnos, aos jovens e a quem necessitar circular, principalmente durante a noite, melhores condições de segurança.

    Na mobilidade, propomos, não só, transportes públicos mais eficazes, com uma rede maior e mais diversa de forma a garantir a mobilidade de todos os ermesindenses, independentemente, da zona onde residam, como também, a gratuitidade dos passes da Linha Circular para estudantes e pessoas com mais de 65 anos, a melhoria da sua sinalética e a colocação de abrigos nas paragens. Há anos que a CDU luta e continuaremos a lutar pela ligação de Ermesinde à Linha de Leixões. A atual resposta da linha de Aveiro-Leixões deixou de fora Ermesinde, não possibilitando melhor acesso, aos ermesindenses a quem circula na linha do Minho e Douro, ao hospital de S. João, Polo Universitário e aos locais de emprego abrangidos pelo trajeto. Exigimos medidas urgentes de segurança rodoviária, como a colocação de semáforos e lombas em zonas críticas da cidade, bem identificadas e do conhecimento do atual executivo da Junta, para as quais, não foram encontradas soluções eficazes e definitivas.

    Na educação defendemos uma escola pública de qualidade através da modernização do parque escolar da freguesia. É urgente responder, através de uma intervenção de proximidade, às necessidades das famílias e dos grupos mais vulneráveis. Continuaremos a lutar por creches públicas e gratuitas e pelo reforço dos mecanismos de apoio social. É com projetos locais, pensados com quem aqui vive, que conseguiremos fazer a diferença.

    A CDU quer uma cidade com vida, uma freguesia que valorize as suas coletividades, que promova a criação artística e que tenha uma agenda cultural acessível e integrada. O associativismo deve ser apoiado, através da promoção do desporto e da cultura, dando apoio efetivo às Associações, através de um funcionamento efetivo do Conselho da Cidade.

    A nova Oficina das Artes e o Fórum Cultural deve estar ao serviço da comunidade, da educação, da aprendizagem ao longo da vida e da participação cívica.

    A CDU acredita que tudo isto é possível. Porque a Junta de Freguesia tem competências que podem transformar estas propostas em realidade: desde a gestão dos espaços públicos à promoção da cultura, do apoio social à colaboração com escolas e instituições locais. Com vontade política, sentido reivindicativo, com trabalho sério e de proximidade, conseguimos fazer mais e melhor.

    Ângela Ferraz*

    *Candidata à Junta de Freguesia de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].