Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2023

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    A importância de um Envelhecimento Ativo

    O envelhecimento é um processo em que pessoa se adapta para lidar de forma bem-sucedida com as mudanças que ocorrem numa fase mais tardia da vida. O processo de envelhecimento é um fenómeno biológico, psicológico e social.

    Ao nível biológico, os idosos experimentam um atingimento gradual e cumulativo dos seus vários órgãos e sistemas, que lhes concede mudanças ao nível sensorial, na resposta imunológica e também ao nível cognitivo. Ao nível psicológico e social, é pedido ao idoso que se ajuste ao desempenho de novos papéis sociofamiliares (avô/avó, reformado(a)...), que se ajuste ao declínio físico que perceciona, que preveja adaptações satisfatórias no seu ambiente físico, estabeleça relações com os seus pares (amigos, família...) e conserve obrigações cívicas e sociais.

    Para a maioria dos idosos, as alterações cognitivas associadas à idade não interferem com o seu quotidiano. A cognição compreende diversos domínios do funcionamento cerebral (perceção, orientação, atenção, linguagem,). No envelhecimento, estas funções sofrem uma alteração contínua que pode representar um declínio cognitivo associado ao processo normal de envelhecimento ou representar um declínio cognitivo patológico, nomeado de défice cognitivo.

    foto
    As alterações que acontecem nesta fase da vida podem provocar reações desadaptativas, particularmente em pessoas com vulnerabilidade à depressão, ansiedade ou outras perturbações psicológicas. O processo de envelhecimento contempla também emoções positivas e os idosos referem estar bastantes satisfeitos com a vida.

    A Psicologia pode contribuir para responder aos desafios colocados pelo envelhecimento. Os psicólogos são profissionais com conhecimentos teórico-práticos que podem contribuir para um envelhecimento ativo. Ajudam a promover a adoção de estilos de vida saudáveis, prevenir e intervir no combate à solidão e informar a população sobre os processos de envelhecimento, desmistificando crenças e mitos. Ao nível cognitivo, o psicólogo também incentiva a prática de exercícios mentais para estimular a memória, atenção e raciocínio. Enquanto psicóloga júnior, na Casa do Povo de Ermesinde, faculto apoio psicoterapêutico individual e em grupo, realizo dinâmicas que promovam a estimulação cognitiva e abordo temas para promover a literacia em saúde psicológica.

    O Envelhecimento Ativo, segundo a Organização Mundial da Saúde, “é um

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Joana Lopes*

    * Psicóloga da Casa do Povo de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].