Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2022

    SECÇÃO: Destaque


    Município de Valongo assume competências na área da Ação Social e celebra protocolos com IPSS’s do concelho

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    A Câmara do nosso concelho informou a 23 de dezembro último que no âmbito do processo de descentralização administrativa, o Município de Valongo vai assumir novas competências no domínio da Ação Social, a partir de 1 de janeiro de 2023. Os Protocolos de Cooperação com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e Regulamento Interno do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, foram assinados a 22 de dezembro. «O objetivo é assegurar o serviço de atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, contratualizando com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que melhor respondem às exigências colocadas, atendendo à dispersão territorial, ao conhecimento e à experiência de intervenção social já adquiridos no terreno, bem como à proximidade junto dos/as munícipes», deu conta a autarquia.

    «Iniciámos logo no primeiro mandato deste ciclo governativo a transferência de competências para as Juntas de Freguesia e fomos dos primeiros municípios a aceitar novas competências no domínio da Educação. Aceitamos agora mais um novo desafio na área da Ação Social, com a esperança de que trará vantagens para todos e para todas, em particular para os mais vulneráveis”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Valongo (CMV), José Manuel Ribeiro.

    foto
    «Tem sido uma negociação difícil. É uma área muita complexa, mas temos de ser pragmáticos. O processo da transferência de competências pode e deve ser melhorado, mas é o primeiro passo para um verdadeiro processo de regionalização que ponha fim ao centralismo que tem limitado o potencial de desenvolvimento de Portugal», disse o autarca, que falava no ato público de assinatura dos Protocolos de Cooperação com as IPSS, no âmbito do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e Regulamento Interno do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.

    A CMV assegurará o financiamento da execução dos protocolos de cooperação, no valor global de 557.391,8 euros, relativos a encargos com os recursos humanos e despesas gerais de funcionamento da resposta social, com as seguintes IPSS: Associação Viver Alfena, Centro Social de Ermesinde, Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, Centro Paroquial e Social São Martinho de Campo e Centro Social e Paroquial de Santo André de Sobrado.

    O primeiro ano de implementação deste novo modelo será monitorizado por uma Comissão de Acompanhamento, que terá a responsabilidade de aferir se os meios são ou não adequados.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].