Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2022

    SECÇÃO: Destaque


    31.ª EDIÇÃO DO MAGIC VALONGO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ILUSIONISMO

    A magia regressou a casa numa edição que bateu recordes!

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    O Magic Valongo regressou este ano às origens, o mesmo é dizer à sede do nosso concelho. A 31.ª edição do consagrado Festival Internacional de Ilusionismo realizou-se nos dias 23, 24 e 25 de setembro, tendo como palcos o auditório municipal e a sala das artes do Fórum Vallis Longus, e a Praça Machado dos Santos, sendo que neste último local tiveram lugar os números de magia de rua.

    Esta edição do Magic Valongo irá ficar na história e na memória de todos aqueles que a presenciaram, desde logo pelo facto de se ter alcançado um recorde de ilusionistas participantes: 160! Mágico(a)s que vieram de vários pontos do globo, nomeadamente, do Brasil, de França, da Suécia, da Venezuela, da Rússia, e claro está, de Portugal, tendo do nosso país viajado até Valongo artistas de várias localidades. O sucesso do Magic Valongo de 2022 também se explica muito pela rapidez com que esgotaram não só as duas galas internacionais, como também os dois concursos - supervisionados e desenrolados sob as regras da FISM (Fédération Internationale des Sociétés Magiques) -, os quais tiveram 19 participantes, não podendo a organização aceitar mais solicitações de participação. E foram muitas, segundo nos disse a organização do Magic Valongo. Voltando às galas internacionais, que são sempre um dos pontos altos do evento, este ano a grande estrela foi o campeão mundial de 2009, o francês Pilou German, um mágico que além de ter no seu extenso currículo vários prémios mundiais, atuou já em quatro continentes do globo. Uma nota de rodapé para referir que Pilou trouxe a Valongo o ato, ou número, de magia com o qual venceu o título mundial, um ato de magia geral que englobou dança em simultâneo com número de magia - manipulação de cartas. Como já referimos, e como todos anos é habitual, o Magic Valongo levou por diante os concursos de Palco e de Close Up, os quais tiveram júris internacionais que se regem de acordo com as exigentes regras da FISM. E devido a esse elevado grau de exigência não foi atribuído qualquer prémio no Concurso de Clouse-Up, tendo apenas sido atribuído um prémio de incentivo ao mágico português Hélder Martins. Já no Concurso de Palco o primeiro prémio foi entregue ao espanhol Joshua Bernal, na disciplina de Manipulação. O segundo prémio na disciplina de Manipulação ficou na posse dos também espanhóis CES e Ariols, ao passo que na disciplina de Magia Cómica o segundo prémio foi entregue a Juan Roig. O júri decidiu ainda atribuir dois terceiros lugares, ambos na disciplina de Magia Geral, a Salguery (de Portugal) e a Roman Bùria (da Rússia).

    foto
    Na hora de fazer um balanço desta 31.ª edição do Magic Valongo o nosso jornal ouviu um dos membros da organização, no caso António Cardinal, que se mostrou muito contente como tudo decorreu. «Faço um balanço muito bom desta edição, desde logo porque regressámos ao local onde nascemos, à “maternidade”, ou seja, a Valongo, e este regresso tornou-nos mais felizes pois recebemos as pessoas num espaço recuperado e que está muito bonito, o que dá qualidade a quem nos visita e a quem ali trabalha», frisou.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].