Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2022

    SECÇÃO: Destaque


    ABERTURA DO ANO ESCOLAR 2022-2023

    José Manuel Ribeiro: «Acredito na Educação e vamos continuar o esforço continuo para que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de ascender no elevador social»

    Foto CMV
    Foto CMV
    Como vem sendo hábito todos os anos na antecâmara da abertura oficial do ano escolar, o Município de Valongo assinalou esta data com uma sessão de reflexão dedicada ao papel da Arte enquanto ferramenta de promoção de competências, sucesso escolar e de inclusão, bem como de políticas integradas e do seu impacto nos territórios e populações. Esta sessão decorreu no passado dia 14 de setembro, no Auditório António Macedo, em Valongo, e contou com a presença de vários dirigentes e professores afetos aos agrupamentos escolares do nosso concelho, bem como o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e alguns vereadores, entre eles o vereador da Educação e Juventude, Orlando Rodrigues. «A estratégia é só uma: alcançar o sucesso escolar para todos os alunos e alunas. Acredito na Educação e vamos continuar o esforço contínuo para que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades de ascender no elevador social», frisou o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, na sessão de abertura deste evento de boas-vindas à comunidade educativa do concelho de Valongo.

    O autarca lembraria ainda que um terço do orçamento municipal é aplicado na Educação, salientou de seguida a aposta nos programas de combate ao insucesso escolar incluídos no programa Mais VAL e que tiveram continuidade mesmo após o fim do financiamento comunitário, «pois continuam a ser necessários para combater as dificuldades de leitura e compreensão do vocabulário», disse.

    José Manuel Ribeiro referiu também as vantagens do processo de descentralização, congratulando-se com a garantia do financiamento a 100% das escolas que necessitam de ser intervencionadas no concelho. «Foi uma grande conquista, um ato de justiça, porque Valongo foi o único concelho da Área Metropolitana que não teve uma única escola intervencionada pela Parque Escolar e que retirou o fibrocimento de todas as escolas, mesmo sem apoios», recordou.

    Na sessão de abertura do ano escolar foi também apresentado o Plano de Ação 2022/2023 que envolve uma «constelação de parceiros para que os alunos e alunas tenham contacto com outras experiências enriquecedoras não só nas áreas da educação e formação, mas também nas áreas do ambiente, desporto, cidadania, cultura, juventude e saúde», de acordo com informação da autarquia.

    A sessão prosseguiu com a apresentação “Educação pela Arte” de Jorge Prendas da Casa da Música. De seguido realizou-se o painel «O projeto Express’ARTE: a experiência de Valongo», com Marta Costa – da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Cortez – Diretora do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Arnaldo Costa – New Concept Music Classband, Hugo Sousa – Diretor Artístico dos Cabeças no Ar e Pés na Terra, Associação Cultural, - com moderação de Júlia Mendes, Chefe da Divisão da Educação. Após o debate, realizou-se a sessão de encerramento a cargo do vereador da Educação e Juventude, Orlando Rodrigues.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].