Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Últimas


    MANIFESTUM arte de dizer 2022 começa neste mês de julho

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    A Câmara de Valongo anunciou que o evento "MANIFESTUM arte de dizer" com data marcada de 7 a 9 de outubro próximo, em vários espaços do concelho de Valongo, arranca já este o mês de julho com o laboratório de fotografia com Nelson d’Aires e Augusto Brázio. «São plurais os caminhos que a palavra transporta e o MANIFESTUM arte de dizer prova isso mesmo, nesta sua quarta edição, ainda mais expandida a todo o concelho de Valongo», diz a autarquia.

    «É a cultura que nos define enquanto seres humanos, sem ela não há humanidade. Por isso, reforçamos a aposta numa oferta cultural de elevada qualidade e acessível a todos. O MANIFESTUM arte de dizer consolida-se cada vez mais como um pilar de desenvolvimento da comunidade e de projeção do nosso território», considera o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, salientando que esta iniciativa é «um importante estímulo à leitura e ao conhecimento, mas é sobretudo um incentivo ao saber falar, exprimir e defender os pontos de vista, ideias e sonhos».

    O arranque está marcado para 16 de julho com Viagens na Minha Terra, laboratório de fotografia dinamizado pelos fotógrafos Nelson d’Aires e Augusto Brázio, e que visa nutrir de novo vocabulário legível o território local. Esta nova etapa do MANIFESTUM, cujo mote reside no poema "Na Floresta do Alheamento", de Fernando Pessoa, deambula por lugares e paisagens durante os próximos meses, buscando afinidades entre a dimensão da palavra e da fotografia.

    foto

    A par desta proposta decorrerá, inicia no mês de setembro, uma das afirmações do MANIFESTUM, o laboratório de leitura poética "Há Palavras Que Nos Beijam". Ana Celeste Ferreira volta a conduzir um coro de vozes nas ruas desafiantes da poesia.

    «Neste novo ano de MANIFESTUM pretende-se incrementar o âmbito do serviço educativo, dimensionado a experiência fílmica em espaço exterior aos estabelecimentos de ensino. Para o público mais pequeno, está previsto um espetáculo de poesia e música girando à volta da árvore. Voltamos a apostar no público sénior, com o regresso de A Poesia vai à Feira», explica a Câmara.

    As iniciativas formativas, oportunamente voltadas para a comunidade local, terão o seu apogeu em apresentações finais, a incluir na programação central do MANIFESTUM arte de dizer, a decorrer em vários espaços valonguenses, entre 7 e 9 de outubro.

    «O programa deste ano reforça o valor da palavra na sua dinâmica oral, promovendo proximidade à geografia afirmativa que é este "MANIFESTUM arte de dizer", em Valongo, e contará com diversos intervenientes em momentos amplos de conversa e debate, leitura de poesia, performance, cinema de animação e música, anunciados brevemente em detalhe.

    MANIFESTUM arte de dizer é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valongo, com produção e programação da Exemplo Extremo».

    Programa:

    16 JUL | Laboratório de Fotografia Viagens na Minha Terra

    com Augusto Brázio e Nelson d’Aires, na Biblioteca Municipal de Valongo e território do concelho de Valongo

    13 SET | Laboratório de Leitura Poética Há Palavras Que Nos Beijam

    com Ana Celeste Ferreira, no Fórum Cultural de Ermesinde

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].