Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    HOLÍSTICA (ABORDAGEM DA DOENÇA)

    Filosofia pela qual a abordagem dum doente não se limita ao sintoma ou ao órgão doente, mas sim à pessoa como um todo. De facto, um Ser Humano é uma unidade que não se pode dividir em frações. Quando um órgão sofre, habitualmente sofrem mais órgãos e sofre a pessoa como uma unidade sensitiva. Um exemplo: um doente queixa-se de má digestão e diarreia. Numa abordagem imediata diagnostica-se uma má digestão e receitam-se enzimas digestivos para normalizar a digestão. Mas numa abordagem holística procura-se a causa da má digestão e conclui-se que aquele doente mastiga mal os alimentos porque sofre de várias cáries dentárias que tornam a mastigação dolorosa. Uma visita ao dentista poderá resolver definitivamente a situação (exemplo propositadamente simplista).

    HOLTER

    Trata-se dum vulgar eletrocardiograma, mas em vez de se recolher o traçado durante dez segundos, recolhe-se durante 24 horas. É indicado para o estudo, por exemplo, de arritmias, especialmente quando o paciente refere que sente palpitações de vez em quando. O traçado é depois analisado por um computador que emite um relatório das alterações verificadas. E essas alterações são depois analisadas por um médico, que faz um diagnóstico e prescreve uma terapêutica.

    foto

    ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

    É a relação entre o peso da pessoa e a sua altura. É uma forma grosseira, mas muito prática, de avaliar se uma pessoa tem o peso adequado ou se este se afasta para menos (magreza) ou para mais (obesidade) do peso considerado adequado. É utilizado nas consultas de Clínica Geral do dia-a-dia. Não tem em linha de conta nem o sexo, nem a massa gorda, nem a massa muscular. Para cálculos mais sensíveis não é este o parâmetro a ser avaliado.

    INEM/VMER

    São as iniciais de Instituto Nacional de Emergência Médica / Viatura Médica de Emergência e Reanimação. A VMER está afeta ao INEM. Trata-se duma viatura equipada com avançados sistemas de Suporte de Vida, tripulada por um médico e um enfermeiro especialistas em Medicina de Emergência, que acorre para o local onde se encontra uma vítima a necessitar de Suporte Avançado de Vida. A deslocação da VMER é determinada pelo INEM. Assim, perante um acidente ou perante alguém que, dentro ou fora de casa, se sinta mal, deve ser contactado o Número de Emergência Nacional 112. O atendimento está centralizado na Polícia de Segurança Pública. A pessoa que faz a chamada informa o que se passa. A sua chamada pode ser direcionada para o chamado CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes). De acordo com a gravidade estimada da situação, vai ser acionada uma ambulância do INEM sedeada num quartel de bombeiros próximo, tripulada por uma equipa de Suporte Básico de Vida. E pode, de imediato, ser acionada a VMER, ou esta ser acionada a pedido da equipa da ambulância de Suporte Básico de Vida. As equipas da ambulância e a da VMER fazem a primeira orientação do doente/vítima, sendo que muitas vezes esta primeira orientação é vital e determinante para a sobrevivência ou não da pessoa. Pode dizer-se, sem sombra de qualquer dúvida, que a VMER é uma Sala de Emergência Hospitalar móvel salvadora de vidas.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

    Outras Notícias

    · O que é a Consulta do Viajante?

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].