Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    USE visita Caldas da Rainha

    Caldas da Rainha - Fachada do Museu José Malhoa
    Caldas da Rainha - Fachada do Museu José Malhoa
    Como vem sendo habitual desde o início da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), no ano de 2010, o professor de História Contemporânea, Dr. Manuel Dias, organiza uma visita de estudo no final de cada ano escolar. Este ano, por imprevistos motivos de saúde do professor, a concretização da visita foi liderada pela Dra. Ilda Pinheiro.

    No entanto, o programa inicialmente delineado pelo professor da disciplina foi cumprido e teve como destino a cidade de Caldas da Rainha. Porém, antes de ali chegar, o autocarro passou por S. Martinho do Porto e pela Foz do Arelho, para uma vista panorâmica destas localidades e do mar que as banha. De seguida dirigiu-se para o objetivo principal, a cidade de Caldas da Rainha, mais concretamente, para o Museu de Cerâmica Bordalo Pinheiro.

    Ali esperava-nos o guia, Sr. Henrique Delgado que, depois de uma breve referência histórica sobre as termas mais antigas da Europa, que remontam ao século XV, tempo da rainha D. Leonor, esposa de D. João II, a quem se deve a sua criação. De seguida, guiou o grupo pelas diversas salas de cada um dos três pisos daquele museu, chamando a atenção dos visitantes para as peças mais importantes que se encontram em cada sala, a maioria das quais são peças únicas. A maior coleção de faiança que ali se encontra deve-se ao patrono do museu: Rafael Bordalo Pinheiro. No entanto, o museu também tem peças de outros artistas cerâmicos, nomeadamente de Manuel Cipriano, conhecido como o “Mafra” e de Manuel Bordalo Pinheiro, filho de Rafael Bordalo Pinheiro. Uma das peças mais icónicas que ali se encontra e que ao tempo se tornou muito popular é a figura do Zé Povinho.

    Terminada esta visita, ainda houve tempo para uma passagem pela loja do museu onde alguns colegas compraram recordações. Porém, porque já era hora de almoço, o grupo dirigiu-se para o restaurante “Milénio” no Caldas Internacional Hotel, onde foi servido um excelente almoço volante.

    Da parte da tarde, e de acordo com o programa pré-estabelecido, o grupo deslocou-se até ao bonito Parque D. Carlos I, no centro da cidade de Caldas da Rainha, para prosseguir a visita, desta vez ao Museu José Malhoa, que se situa no referido parque. Aqui, por ausência do guia por motivos de saúde, a visita foi livre.

    No entanto o grupo, que foi dividido em dois, teve a oportunidade de ver e apreciar as mais variadas obras de arte, tanto de pintura como de escultura, expostas.

    Terminada esta visita e antes do regresso a Ermesinde, ainda foi feita uma passagem pela histórica vila muralhada de Óbidos, que foi residência do rei D. Dinis e D. Isabel, no século XIII, e onde, no século XVII, viveu e faleceu a artista conhecida como Josefa de Óbidos. Aqui, mantêm-se bem preservadas as suas muralhas e o seu casario branco, pelo que se torna digna de uma visita para ver e apreciar esta pitoresca e turística localidade.

    Luís Santos

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].