Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Cultura


    Filipe Bacelo apresenta publicamente em Ermesinde o segundo volume do romance “O Comboio das Nove”

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    «Há uma doença estranha a pairar sobre o mundo. Deixando as pessoas com uma visão deturpada, com falta de sentimentos no coração. Acreditando na mentira como se ela fosse a verdade. E a verdade só pode ser amor. O resto é nevoeiro que paira sobre nós». Assim começa o segundo volume de “O Comboio das Nove”, o novo livro do escritor ermesindense Filipe Bacelo, apresentado publicamente no passado dia 18 de junho no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE).

    Diante de uma numerosa plateia, composta por familiares, leitores, e/ou simples seguidores seu trabalho, Filipe Bacelo teve a companhia na mesa desta sessão de apresentação do presidente da JFE, João Morgado, da representante da editora Projeto Foco – que edita esta novo livro autor -, e de uma das primeiras leitoras da obra de Filipe Bacelo, de seu nome Cristina Gomes.

    Esta sessão de apresentação começou de forma bem particular, tendo o autor sido surpreendido pela sua companheira, e agora noiva, Mia Trindade, com uma declaração de amor, a qual cantou uma música cuja letra, ao que foi possível mais tarde perceber, ao casal muito diz. Relembramos que o primeiro volume do romance, “O Comboio das Nove “, foi inspirado no amor de Filipe e Mia, sendo que a título de curiosidade este livro entrou recentemente na terceira edição.

    foto
    Seguidamente a este momento, o autor agradeceu a presença de todos e o carinho constante que recebe da parte de todos os que vêm seguindo o seu trabalho. Posteriormente, a representante da editora Projeto Foco proferiu algumas palavras sobre o percurso de Filipe Bacelo enquanto escritor, enaltecendo a forma como ele escreve. Logo a seguir, usou da palavra o presidente da JFE, começando por dar os parabéns ao autor pelas cinco obras que este já editou. João Morgado relembrou a primeira vez que conheceu Filipe Bacelo, recordando a forma humilde com que este lhe pediu ajuda para conseguir um espaço para o lançamento do seu primeiro livro. O autarca agradeceu ainda ao autor o facto de este trazer a cidade de Ermesinde no seu coração, e de dar a conhecer a todos a nossa terra através da sua obra, já que os dois romances escritos por Filipe Bacelo são histórias de amor vividas em Ermesinde. De frisar que este novo livro do escritor faz referência a locais como o Largo da Estação, aos lugares da Gandra e dos Montes da Costa, bem como ao Parque Urbano. João Morgado salientou que o autor ermesindense precisa de escrever para “viver”, já que em quatro anos e meio, tem cinco livros editados, algo que nas suas palavras não está ao alcance de muitos escritores.

    Por sua vez, Cristina Gomes, leitora das obras do autor, como já referimos, e que foi convidada a sentar-se ao seu lado nesta apresentação, foi colocando algumas questões a Filipe Bacelo, tendo este revelado algumas curiosidades sobre o processo de escrita, confessando que para a realização deste livro se inspirou em música clássica, que ouvia de madrugada enquanto escrevia.

    foto
    Como já referimos atrás, “O Comboio das Nove” é um romance baseado na história verídica do autor com a sua agora noiva, partilhando com a plateia o facto de ter pedido a sua companheira em casamento com a ajuda da apresentadora de televisão Fátima Lopes. Para Filipe Bacelo fazia todo o sentido acabar a história para além do livro e tornar real tudo o que escreveu sobre o seu amor com Mia Trindade.

    Resta dizer que esta nova obra do escritor ermesindense pode ser adquirida na loja Diferent, situada na nossa cidade, ou através das redes sociais do autor. Todas as suas obras também se encontram disponíveis nas livrarias habituais, como a Wook, Bertand ou Fnac.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].