Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Local


    Segunda fase do Parque Vale do Leça inaugurada no 11.º aniversário da Cidade de Alfena

    Foto CMV
    Foto CMV
    Foi inaugurada no passado dia 22 de junho a segunda fase do Parque Vale do Leça, em Alfena. A inauguração desta nova infraestrutura verde ocorreu no dia em que se assinalou o 11.º aniversário da elevação de Alfena à categoria de cidade.

    «Com um conceito simples e contemporâneo que possibilita a prática desportiva e atividades lúdicas sempre em contacto com a natureza, o novo Parque Vale do Leça pretende incluir todas as faixas etárias da população, desde os mais novos aos mais velhos, e foi projetado tendo por base o princípio da integração», deu conta a Câmara Municipal de Valongo (CMV) no âmbito desta inauguração.

    A mesma fonte acrescentou que o investimento total foi de 577.500,00 euros. «Com ligação direta à primeira fase do Parque Vale do Leça, a empreitada incluiu a construção de percursos pedonais, relvados e espaços arbóreos, um auditório ao ar livre, zonas de lazer e de descanso junto ao rio, campo de jogos, equipamentos de auxílio à prática de desporto inclusivo, mobiliário urbano, estruturas de apoio (cafetaria, esplanada e instalações sanitárias), assim como a construção de um passeio e lugares de estacionamento, na Rua de S. Vicente», explicou a autarquia.

    «Este projeto pretende ser uma referência no futuro, contribuindo para a promoção de um desenvolvimento territorial mais sustentável e sensibilizando para a importância da paisagem na qualidade de vida dos habitantes de Valongo e concelhos vizinhos, designadamente Santo Tirso, Maia e Matosinhos que juntamente com Valongo constituíram a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça. Este organismo intermunicipal surgiu precisamente com os objetivos de recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre» considerou o presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, que esteve presente na cerimónia de inauguração juntamente com o presidente da Junta de Freguesia de Alfena (JFA), Luís Miguel Caetano.

    «A concretização desta obra é importante para o concelho e para a freguesia de Alfena, em particular para esta zona residencial de forte densidade populacional. Conseguimos assegurar o interesse público, garantindo também os interesses fundamentalmente ambientais e do ordenamento do território», salientou José Manuel Ribeiro.

    Como já referimos, esta inauguração coincidiu com as comemorações do 11.º aniversário da elevação de Alfena a cidade. A data vai ser assinalada com um programa de atividades, levados a cabo pela JFA, sendo de destacar, além da já mencionada inauguração, uma sessão solene evocativa da data e de um concerto.

    Sessão solene que teve lugar no Centro Cultural de Alfena, tendo contado com as intervenções das forças partidárias com assento na Assembleia de Freguesia de Alfena, do presidente da JFA, Luís Miguel Caetano, do presidente da Assembleia de Freguesia de Alfena, José Luís Marques e do presidente da CMV, José Manuel Ribeiro.

    A página oficial de facebook da JFA dá conta de que na intervenção do presidente da JFA, Luís Miguel Caetano, a sua primeira palavra foi de «profundo agradecimento» ao atual presidente da CMV, na altura deputado da Assembleia da República, «pelo gesto, atitude, foco, determinação e empenho quando tomou a iniciativa de apresentar uma proposta de elevação de Alfena a cidade».

    Na altura, recorda o autarca, existiram várias vozes que se levantaram a criticar, «a apontar o dedo, a tentar ridicularizar a proposta apresentada, por considerarem que a mesma estava completamente desfasada da realidade. Mas hoje, 11 anos depois, todos verificamos que José Manuel Ribeiro foi um visionário”, considerou.

    Estas comemorações foram encerradas com um concerto do grupo “The Rijks Quartet”, um quarteto de cordas composto por quatro jovens músicas, que subiu ao palco do Centro Cultural de Alfena. De acordo com a nota informativa da JFA, «Nata Roinishvili (violino), Laura Soeters (violino), Ana Maria Sousa Castro (viola) e Nathalie Flintrop (violoncelo) conheceram-se em 2019 durante os seus estudos no Conservatório de Amesterdão. Formaram o quarteto e começaram a trabalhar juntas. Em dezembro de 2021, fizeram a sua estreia na televisão, abrindo-lhes as portas para os espetáculos. Este mês de junho deu-se a sua estreia internacional com uma digressão por Portugal.

    Ana Maria Castro tem ligações a Alfena e, no final do concerto, não escondeu a satisfação e agradeceu o acolhimento do público que, realçou ser bem diferente do de Amsterdão. As jovens constroem um repertório a partir de compositores clássicos como Mozart, Ravel, Mendelssohn e Dvorák».

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].