Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Local


    2.ª revisão do Plano Diretor Municipal/Ermesinde “A tua Rua” (Joaquim Ribeiro Teles)

    Um dos jogos ambientais disponibilizado ao público
    Um dos jogos ambientais disponibilizado ao público
    No âmbito da 2.ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Valongo decorreu no último domingo de junho (dia 26), na cidade de Ermesinde, a última ação experimental do Processo Participativo do PDM de Valongo.

    A iniciativa denominou-se “A tua Rua” e o objetivo era transformar, nesse dia, a rua Joaquim Ribeiro Teles, num espaço tranquilo, sem carros, em que os cidadãos, dos mais novos aos mais velhos, pudessem viver, brincar e experimentar numa rua, só sua.

    Com esta ação pretendeu chamar-se a atenção para o trânsito, às vezes caótico, na cidade e para os autarcas no sentido de que estes reconheçam a importância de devolver a cidade aos seus habitantes. Há também um óbvio objetivo ecológico de retirar a poluição do centro do meio urbano.

    Os jogos tradicionais foram uma atração
    Os jogos tradicionais foram uma atração
    Apesar de alguns imprevistos que adiaram o início da experiência, a verdade é que durante a maior parte desse dia os carros foram impedidos de circular entre as ruas Bernardim Ribeiro e a Gil Vicente.

    As autarquias – Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) e Câmara Municipal de Valongo (CMV) – aderiram/organizaram o evento que contou com a participação de um punhado de coletividades e instituições de Ermesinde e de Valongo.

    Logo de manhã registou-se a passagem de ciclistas do Convívio de Cicloturismo de Ermesinde 2022; houve animação de Rua com Modelagem de Balões (da responsabilidade da Associação Industrial e Empresarial de Valongo); divulgação e experimentação dos Jogos Tradicionais (pelo presidente da direção da Associação das Coletividades do Concelho de Valongo, Joaquim Oliveira e outros elementos); Exposição bicicletas / troca de bicicletas; caminhada de cerca de três dezenas de sócios/alunos da Agorárte/Universidade Sénior de Ermesinde, onde não faltaram três elementos da direção, mais concretamente o presidente. Depois do Picnic no Parque, desenvolveram-se Jogos Ambientais (da responsabilidade da Divisão do Ambiente, da CMV); exibiram-se os Bombos da Escola Secundária de Ermesinde (AEE); havendo ainda tempo para Concertos da Banda Narcisinner (AEE) e da Move On Dance (Associação Académica e Cultural de Ermesinde – AACE). E foi com a valência dos Bombos da AACE que praticamente encerrou esta iniciativa que não agradou a todos, pois houve vários automobilistas que ficaram aborrecidos com a intensidade de tráfego automóvel noutras vias por causa do corte a que “A tua Rua” obrigou.

    A Rua Ribeiro Teles sem carros
    A Rua Ribeiro Teles sem carros
    Talvez a divulgação da iniciativa não tenha chegado a muita gente, mas não há dúvida que a causa defendida só pode ser do agrado geral da população: «promoção da mobilidade ciclável e pedonal e a consciencialização da importância da redução do uso de carros nos centros urbanos», visando ainda «valorizar a mobilidade ativa/suave, sensibilizar a população para diminuição da Pegada Ecológica, mudar comportamentos, incentivar o uso de bicicletas e de transportes públicos e experimentar outros usos da rua».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].