Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2022

    SECÇÃO: Destaque


    50.º aniversário da Igreja do Bom Pastor

    Conforme fizemos referência na nossa última edição impressa, a Igreja do Bom Pastor celebrou neste mês de junho os seus 50 anos. Nesse sentido, as linhas que se seguem descrevem os momentos desta celebração, com destaque para a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, na Eucaristia Solene. Palavras estas que nos foram enviadas pelas Irmãs do Bom Pastor.

    Fotos IGREJA BOM PASTOR
    Fotos IGREJA BOM PASTOR
    Louva minha alma o Senhor e não esqueças nenhum dos seus benefícios!

    Nenhumas outras palavras nos poderiam ocorrer, que melhor traduzissem o nosso sentir, após uma visão retrospetiva sobre as celebrações do cinquentenário da Consagração da Igreja do Bom Pastor ao Sagrado Coração de Jesus: Louva minha alma o Senhor!

    Iniciaram-se as Celebrações no dia 4 de junho, com um brilhante concerto do Coro da Sé do Porto. Algumas dezenas de cantores, sob a direção do Maestro Tiago Ferreira acompanhado ao órgão pelo competentíssimo Filipe Veríssimo e de um quinteto de tímpanos e metais, proporcionaram-nos extraordinários momentos, atrevo-me a dizer de oração, em que se aliaram a cultura, a fé e o culto.

    foto
    O Tríduo preparatório teve lugar nos dias 6, 7 e 8 de junho como previsto.

    Nos dois primeiros dias presidiu à celebração e foi orador o Pe. Dário Pedroso, sacerdote Jesuíta, que, perfeitamente enquadrado no acontecimento, nos falou sobre “Consagração” e “Reparação”.

    O terceiro dia coincidiu com a Festa litúrgica da Beata Maria do Divino Coração. Foi um dia de festa, que o empenhamento pastoral do Sr. Cónego João da Silva Peixoto, nosso Pároco, valorizou sobremaneira presidindo à Celebração e dirigindo-se aos presentes com oportunidade e ternura de Pastor que conhece o seu rebanho.

    foto
    Anualmente ocorre neste dia e local, a Consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus. Este ano não foi exceção. Uma vez mais a solicitude do pastor se fez notar, ao salientar os valores que devem imperar nas nossas famílias e os benefícios que nos podem advir da nossa fidelidade ao Coração de Cristo.

    É impossível silenciar o Lausperene que se seguiu até à oração de Vésperas do dia seguinte. Foram momentos singulares de oração e de graças. Na verdade, comprovamos uma vez mais que não é possível separar o Coração de Jesus da Eucaristia, como escreveu e viveu a Beata Irmã Maria. O dia Jubilar amanheceu assim envolvido na presença benfazeja do Coração de Jesus, presente e a pulsar de amor nas Sagradas Espécies.

    A Eucaristia Solene, que teve lugar pelas 21h00, foi o cerne e cume da Celebração Jubilar. Presidiu o nosso Bispo, sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Linda.

    Cinquenta anos atrás, a celebração consecratória também fora presidida pelo Bispo do Porto, Sua Excelência Reverendíssima D. António Ferreira Gomes.

    foto
    À celebração acorreram muitos fiéis e muitos outros seguiram através dos meios de difusão telemáticos que foram acionados para o efeito. Na sua homilia, D. Manuel Linda, depois de fazer alusão da vontade do Coração de Jesus, manifestada à Beata Maria do Divino Coração, de que Lhe fosse erigida uma Igreja dedicada ao Seu Coração e que faria dela um lugar de bênçãos, convidou-nos a estar atentos a dois movimentos que resultam, ou estão implicados na consagração que hoje comemoramos: Um movimento descendente: “Eu erigirei nela um lugar de graças. Concederei abundantes graças a todos aqueles que pertencem a esta casa, a todos os que nela entrarem e que tiverem alguma relação com ela”, e um movimento ascendente, pois nesta Igreja, enquanto edifício, temos o espaço onde a Igreja, que é o povo de Deus, eleva ao Coração de Cristo as suas preces, as suas intenções, as suas ações de graças, o seu louvor e também a sua reparação.

    Sabemos que, quer no pedido do Coração de Jesus, quer no propósitoda Beata Irmã Maria sobre a construção da Igreja e seus objetivos, ocupa lugar primordial a Diocese e o seu Clero. O Sr. D. Manuel Linda alertou para este facto, pedindo que lhe déssemos continuidade, que esta Igreja continue a ser um lugar onde se coloquem no Coração de Cristo as intenções da nossa Diocese e os seus sacerdotes.

    foto
    Terminada a celebração da Eucaristia, o cortejo processional dirigiu-se para o adro do Templo do lado Norte e entre o corpo frontal da Igreja e a Entrada principal da Comunidade religiosa, para descerrar uma Imagem do Bom Pastor na qual se encontra uma lápide comemorativa.

    Ao descerrar a imagem, gesto que foi acolhido por uma calorosa salva de palmas pelas muitas pessoas presentes, o Sr. D. Manuel Linda parafraseou o Papa Paulo VI (28.4.1968): “O Coração de Jesus é o Bom Pastor que conhece e dá a vida pelas suas ovelhas.”

    As celebrações Jubilares terminaram aqui, mas seriam nulas se não permanecermos fiéis ao espírito que lhes esteve subjacente e sobretudo se não continuarmos dispostos a receber as graças prometidas pelo Coração de Jesus em relação a este Templo.

    Louva minha alma o Senhor e não esqueças nenhum dos seus benefícios!

    Irmã Alexandrina Dutra - Irmãs do Bom Pastor

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].