Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2022

    SECÇÃO: Local


    Oito procissões das velas em Ermesinde - Pároco repetiu ato de consagração do Papa Francisco

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Os crentes marianos da cidade de Ermesinde, na noite do passado dia 12 de maio, voltaram a encher o espaço contíguo à Igreja Matriz de S. Lourenço, para rezarem à Virgem Maria, a cheia de graça. Num mundo tão marcado pelo sofrimento provocado pela pandemia e pela guerra, e num momento em que voltou a ser possível orar em conjunto, os ermesindenses, orientados pelo seu pároco, Cónego João Peixoto, que presidiu à cerimónia, pediram a Nossa Senhora alívio para os seus sofrimentos e a paz na relação entre as pessoas e os seus países. Em Fátima, Altar do Mundo, no dia seguinte, centenas de milhares de pessoas, com milhões a seguirem as cerimónias em todo o mundo, voltaram a implorar à Virgem remédio para os males de que padece a Humanidade.

    foto
    Recordemos que nos dois anos que durou a pandemia a Paróquia, como “A Voz de Ermesinde” oportunamente informou, procurou compensar «a falta desta manifestação com uma itinerância de um andor de Nossa Senhora que percorreu, em viatura dos BVE, cerca de 20 Km passando pelos lugares de onde habitualmente partem estas procissões. Foi o possível! Mas não o suficiente para preencher o vazio» esclareceu João Peixoto ao nosso jornal, que concluiu: «A minha perceção é a de que estas procissões eram desejadas. Só assim se compreende a adesão que tiveram, apesar do escasso tempo de preparação».

    Ou seja, sente-se já um certo regresso à normalidade, embora João Peixoto, prefira falar «em adaptação a uma realidade que dificilmente voltará a ser como antes da pandemia. Atualmente, é bastante elevado o número de contágios na comunidade e são ainda numerosos os que continuam receosos de retomar os encontros, convívios e celebrações da vida comunitária normal. Será um processo lento e gradual».

    PERCURSOS DAS PROCISSÕES

    foto
    Vindas de oito locais diferentes da cidade, as procissões de velas, com a Imagem de Nossa Senhora à frente, e seguidas de muitos fiéis, encheram de luz e de oração o princípio da noite do passado dia 12 de maio, em direção à Igreja Paroquial de S. Lourenço, e, depois, ao Largo da Igreja, onde se orou em conjunto a Nossa Senhora.

    A Nossa Senhora que saiu da Igreja do Bom Pastor percorreu, antes de chegar à Igreja, as ruas Filipa de Vilhena, 1.º de Dezembro, João Rangel, Rodrigues de Freitas, 5 de Outubro e D. António Castro Meireles.

    Do Nicho de Nossa Senhora, dos Montes da Costa, a sua Imagem “peregrinou” as ruas Humberto Delgado, 9 de Agosto, D. Afonso Henriques, Humberto Delgado, Barreira, Alto da Costa, Outeiro de Sá, Sacadura Cabral, Barranha, Costa, 5 de Outubro, D. António Castro Meireles, até que chegou à Igreja Paroquial.

    foto
    Do lugar de Sampaio, mais concretamente da sua Capela de Nosso Senhor dos Aflitos, saiu a Imagem de Nossa Senhora, que, a caminho da Igreja Matriz, passou pelas ruas Simões Lopes, Luís de Camões, Elias Garcia, Miguel Bombarda, Júlio Dinis, Rodrigues de Freitas, Alexandre Herculano, Cancela e Rua da Igreja.

    Da zona das Saibreiras, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima saiu do seu Nicho na Praceta Pedro Nunes, e, até chegar à Igreja Paroquial, atravessou o Bairro das Saibreiras na Rua Molares, e seguiu pelas ruas das Leiras, Monsenhor Miguel Sampaio, Vista Alegre, Leiras, Calouste Gulbenkian, Rodrigues de Freitas, Vasco da Gama, José Ribeiro Teles e D. António Castro Meireles.

    foto
    Do lugar dos Sonhos a Imagem de Nossa Senhora saiu da Capela de Sonhos e, rumo à Igreja de S. Lourenço, passou pelas ruas de Sonhos, Pinheiro, 5 de Outubro, Fontes Pereira de Melo, Álvaro Mendes, Miguel Bombarda, Padre Avelino da Assunção e Rua da Igreja.

    A Imagem de Nossa Senhora da Bela saiu do seu Nicho, sito na Rua Ilha do Corvo e percorreu as ruas Ilha Graciosa, Ilha do Faial, Ilha de S. Miguel, Timor, Manuel Joaquim Fernandes Santos, Fonte, Álvaro Mendes, Miguel Bombarda, Padre Avelino da Assunção e Rua da Igreja até à Igreja Matriz.

    foto
    Da Igreja de Santa Rita saiu também a Imagem de Nossa Senhora que, até à Igreja sede da Paróquia passou pelas ruas José Ribeiro Teles e D. António Castro Meireles.

    Por último, da Gandra, de junto da Casa do Povo de Ermesinde saiu a Imagem de Nossa Senhora que, até à Igreja, foi conduzida pelas seguintes artérias: Praça 1º de Maio e ruas Serviços Médico Sociais, Luanda, Eng.º Armando Magalhães, Cancela e Igreja (Viaduto).

    Conforme esclarecimentos do Pároco de Ermesinde ao nosso jornal, a «celebração no largo da Igreja começou às 21h, com a oração do Terço, como é costume todos os dias ao longo do Mês de Maria». As oito procissões de velas acima referenciadas, convergiram para o Largo da Igreja, chegando entre as 21h25 e as 21h50. «Após a chegada da última procissão e terminada a oração do Terço, teve lugar uma Celebração da Palavra que terminou com um ato de consagração: o mesmo que o Papa Francisco realizou em união com toda a Igreja no passado dia 25 de março», informou o nosso interlocutor.

    Finda a oração em que participaram cerca de três milhares de crentes, os fiéis regressaram a suas casas, convictos da intercessão de Nossa Senhora a favor dos que mais sofrem em Portugal e no Mundo.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].