Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2022

    SECÇÃO: Destaque


    Rotary Club de Ermesinde premeia os melhores alunos e homenageia o Profissional do Ano, Jacinto Soares

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O Rotary Club de Ermesinde (RCE) levou a efeito mais um Sarau Cultural, o primeiro após a pandemia, que teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde, no passado dia 20 de maio.

    Com a Sala de Espetáculos muito bem preenchida a sessão festiva foi conduzida por Carlos Mourão, que começou por chamar ao palco o atual presidente do Rotary Club de Ermesinde, Daniel Pereira. Este, depois de dar as boas vindas aos presentes, destacando a presença da vice-presidente da Câmara de Valongo, Ana Maria Rodrigues, do tesoureiro da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira e do presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Luís Miguel Caetano e de mais uma meia dúzia de convidados ilustres, explicou em breves palavras o movimento rotário que pretende estimular nos seus membros, de um modo geral, o ideal de servir a comunidade mundial e, em particular, a comunidade local onde cada Clube se insere. Há clubes rotários em quase todos os países do mundo e os seus membros, de ambos os sexos, já são mais de 1 milhão e 200 mil. O Clube de Ermesinde leva mais de 35 anos de existência e é uma instituição distinta da cidade. O sarau de hoje tinha como principal objetivo premiar os dois melhores alunos do ensino secundário das cidades de Ermesinde e de Alfena.

    foto
    Da Escola Secundária de Ermesinde o jovem premiado foi Tomás Martins Araújo, enquanto que da Escola Secundária de Alfena a premiada foi Beatriz Aparício. Foram ambos chamados ao palco e usaram da palavra para agradecer o prémio do Rotary, não esquecendo de se referirem ao contributo na sua formação dos professores e funcionários das respetivas escolas mas também ao esforço pessoal que, assim, sentiram ter valido a pena, até porque entraram nos cursos que pretendiam. Da Escola Secundária de Ermesinde falou a professora Ana Paula Teles, membro da atual Direção do Agrupamento, que agradeceu o empenho do premiado, aludindo a algumas das suas características pessoais, sintetizando, com as palavras do poeta («Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!»), a importância e motivação do Tomás, como exemplo a seguir. Da Escola Secundária de Alfena, interveio a professora Mónica Pereira que pôs em destaque o percurso escolar da Beatriz, que foi delegada de turma, membro da Associação de Estudantes, do Conselho Geral e também fez mentoria.

    foto
    Depois da entrega de prémios houve um momento musical protagonizado pelas valências da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, “Orfeão Sénior” e “Coral Juvenil Arcos Íris” que interpretaram três peças cada um.

    A segunda parte do sarau iniciou-se com a homenagem ao Profissional do Ano, o professor Jacinto Soares, personalidade bem conhecida na cidade, quer pelo desempenho da sua profissão, quer ainda pelo seu envolvimento no tecido associativo local, na vida política autárquica e na investigação em História Local (ver abaixo). Depois da entrega, pelo presidente do Rotary de Ermesinde, do Diploma e Placa de Homenagem do RCE, coube a honra de apresentar o homenageado a Fernando Ferreira, que passou em revista a história de vida profissional e social de Jacinto Soares, recordando que também foi redator e diretor deste jornal. O homenageado usou da palavra para agradecer ao RCE:

    foto

    (...)

    leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].