Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Município de Valongo assinala Dia Internacional dos Museus com diferentes atividades

    foto
    O Dia Internacional dos Museus, promovido pelo ICOM (International Council of Museums) assinala-se hoje, 18 de maio. O Município de Valongo associa-se às comemorações com diferentes atividades.

    Fazer uma visita guiada com um convidado especial à Oficina da Regueifa e do Biscoito é uma dessas atividades. Localizado no centro de Valongo, este espaço museológico abriu portas em 2021 para dar a conhecer a história ligada à panificação de Valongo que, até há bem pouco tempo, era o principal fornecedor de pão do Porto.

    Os interessados em conhecer este espaço poderão fazê-lo através de visita livre todos os dias entre as 09.30 e as 12.30 e as 14.00 e as 18.00, ou através de visita guiada aos sábados e domingos às 10.00 ou às 15.30, mediante marcação via oficinadaregueifaedobiscoito.pt/.

    «No entanto, graças ao Dia Internacional dos Museus, na sexta-feira 20 às 21.00 há uma oferta diferente. Trata-se de uma visita guiada com um convidado especial onde vai poder ouvir histórias e vivências na primeira pessoa, com direito a momentos de partilha entre visitantes e orador. A dar voz à iniciativa vai estar o historiador José Augusto Costa, guia intérprete da Rota do Românico e nascido numa família de padeiros», informa a Câmara.

    A atividade gratuita mas de inscrição obrigatória via [email protected] ou 222 400 014. A lotação é limitada.

    O Dia Internacional dos Museus estende-se até sábado 21 e domingo 22 na Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo. Durante a tarde (às 15.30), pode contar com uma peça de teatro de marionetas a cargo da associação Cabeças No Ar e Pés Na Terra, que vai desconstruir, de uma forma divertida, a história do pão de Valongo.

    Pensada para crianças entre os 3 e os 12 anos, esta é uma atividade para miúdos e graúdos.

    A atividade é gratuita, mas de inscrição obrigatória via [email protected] ou 222 400 014. Lotação limitada.

    Valongo é além de terra de pão e biscoitos também terra do “ouro negro” - a ardósia. A nova exposição do Museu Municipal espelha isso mesmo. Inaugurada à boleia do Dia Internacional dos Museus, Earth to earth dá especial destaque à utilização da lousa em contexto cemiterial, uma tradição que já se verifica desde tempos ancestrais.

    O que há para ver em concreto? Um holograma da Santa Bárbara, padroeira dos homens que se dedicavam à extração da ardósia, depoimentos de antigos mineiros, fragmentos de placas tumulares da igreja e cemitério de Valongo e ainda vários documentários sobre a história da lousa no Concelho. Tudo isto, claro, com o apoio de informação histórica que explica factos e curiosidades sobre este material tão nobre utilizado nas campas e lápides.

    Aprenda mais sobre o “ouro negro” a partir de 18 de maio no Museu Municipal. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira em regime de visita livre entre as 09.00 e as 12.30 e as 14.00 e as 17.30. A entrada é gratuita.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].