Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Município de Valongo já faz parte da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    A Câmara de Valongo deu nota de que nos próximos meses, os peregrinos dos Caminhos de Santiago vão poder atravessar o nosso concelho, graças à revitalização de itinerários antigos. O projeto está em desenvolvimento desde dezembro.

    Para quem está interessado em fazer os Caminhos de Santiago nos próximos meses, «vai poder escolher novos itinerários e conhecer pontos de interesse do Concelho de Valongo, tais como a Aldeia de Couce – classificada como Aldeia de Portugal e emoldurada pelo Parque das Serras do Porto – e as cidades de Valongo, sede de Concelho, e Alfena, terra do brinquedo tradicional», refere a autarquia.

    foto

    A Câmara explica ainda que «o processo de revitalização dos itinerários teve início em dezembro de 2021 e conta com a colaboração do Centro de Estudos Jacobeus – a ideia é recorrer a fundamentação histórica sobre a região e o próprio Caminho. Note-se que, no século XX, os Caminhos de Santiago já passavam em Valongo depois de uma primeira sinalização na década de 1990 feita pelo Clube Unesco da Cidade do Porto.

    foto

    Para o Centro de Estudos Jacobeus, esta é uma excelente iniciativa da Câmara Municipal de Valongo para renovar um itinerário com muitas centenas de anos, entretanto estagnado».

    foto

    Este é um trabalho em desenvolvimento. Neste sábado, dia 14, foi efetuada mais uma etapa de remarcação entre o Parque da Cidade de Valongo e o Parque de São Lázaro, em Alfena, com a participação da vice-Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues. Em sentido contrário ao Caminho de Santiago, encontra-se a ser sinalizado o Caminho de Fátima, a cor azul, com vista a oferecer aos peregrinos, que se dirigem a sul, caminhos alternativos às estradas nacionais. A etapa anterior, procedente de Arrifana, já conta com a remarcação concluída na parte inicial, graças à ajuda de voluntários. A jusante do concelho de Valongo, encontra-se, igualmente, marcado nos concelhos de Santo Tirso e Famalicão, onde, na igreja da Portela, faz ligação ao caminho que segue do Porto em direção a Braga.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].