Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Opinião


    foto

    Caminhar! Caminhar!! Caminhar sempre!!! Colocar questões

    Procurar caminhos transformadores do Ser Humano – Egoísmo ceder ao Altruísmo.

    Quando no início do ano se acordou com o diretor continuar esta colaboração, procurei junto de pessoas amigas indicações de artigos para incluir no conjunto a propor, neste caso uma página de 6 000 carateres de abril a dezembro de 2022. Este colocar questões, caminhar sempre, procurar transformações resultou do email que me chegou de um Bom Amigo em 19jan2022. “Vamos aos dois ou três temas que, por bondade tua, me solicitaste: Não existem escolhas difíceis no caminho a percorrer, se o fizermos com seriedade interior; O caminho a olhar o outro e com o outro é sempre um caminho de futuro; Na procura de um caminho transformador do Homem onde o egoísmo ceda ao altruísmo – Caminhar! Caminhar sempre!”.

    Antes de aprofundar o que se pensa sobre como assumir o necessário para obter sucesso do artigo, salienta-se que caminhar, colocar questões e transformar o ser humano, recomenda Estratégia de Comunicação. Quanto a egoísmo fica-se pelo mencionado no dicionário: “Amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios. Conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo”. Sobre altruísmo diz-se: “Disposição para se interessar e dedicar ao próximo. Amor ao próximo. Abnegação. Filantropia”. O resumo sobre altruísmo precisa de competências para explicar amor à humanidade e caridade. A oposição a egoísmo revela-se no aspeto psicológico em viver para outros assumindo significado ético e moral com relevo em aspetos práticos das suas vivências. O conceito de altruísmo consta em estudos académicos, ambientes de consulta como o Google e em livros, como podendo ser responsável pela cooperação, somos altruístas com o outro porque precisamos dele! Será? A dúvida aconteceu e fui procurar opiniões de pessoas conhecidas a partir de vivências nitidamente altruístas e não a olhar prioritariamente para os próprios interesses. Nas conversas apercebi-me que havia razões em considerar que no ambiente social a pessoa altruísta era considerada por outras egoísta. Em alguns casos as faltas de consideração relativas a nítidos altruísmos, que se julgava resultantes de preconceitos, estavam em considerar a satisfação dos autores daqueles atos. Complicado, mas importa continuar a praticar Altruísmo na caminhada para vencer o Egoísmo.

    Para demonstrar a escolha deste artigo para iniciar o conjunto proposto para 2022, tema relacionado com a importância da Comunicação para conseguir mudanças nas pessoas que permitam ao altruísmo vencer o egoísmo, realço o amor pela Comunicação, que considero mediação, a partir de passagens da contracapa do livro, versão brasileira, Estratégias de Comunicação (publicado em dez2016, Editora CRV, Curitiba/Brasil), resultante da tese de doutoramento. O autor daquela dedicatória, escrita em 16out2016, foi meu professor nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento e orientador da dissertação de mestrado e da tese de doutoramento. Salienta-se: “(…) empenhado no serviço à comunidade (…) permanente vinculação com os valores humanos de solidariedade, diálogo e companheirismo. (…). De facto, para o autor não vale tudo, são precisas escolhas e decisões e delas somos responsáveis. É a sua noção lata de comunicação que permite uma boa articulação entre a dimensão valorativa e a dimensão científica. (…)”.

    foto
    Em janeiro escolheu-se este procurar caminhos transformadores do ser humano no sentido de egoísmo ceder a altruísmo com a influência da comunicação, caminhando sempre, colocando questões, quando já se sentia a pandemia a ser vencida e o turismo a voltar. Nada prevendo sobre a turbulência de finais de março devido à guerra híbrida na Ucrânia. Quando se está a ultimar o artigo, primeiros dias de abril, continua a guerra. A minha parte apenas constou na procura de reunião diplomática com a participação do Presidente da Rússia, Vladimir Putin e do Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenskii. Enviei quatro breves de 150 palavras [máximo permitido pelos três jornais (papel)] tendo havido publicação de um, Público de 07março, nada do Jornal de Notícias (envio em 14 março), nem do Expresso, envios em 21 e 27março.

    Quando se ficou a saber que altruísmo se pode considerar egoísmo importa insistir em duas áreas. Aprender ao Longo da Vida para permitir realizar mudanças e incluir Consciência nas nossas vidas, aqui acontecendo com inspiração na obra Sentir & Saber do Professor António Damásio e estudo, em aspetos práticos, noutras leituras.

    O Aprender ao Longo da Vida é vital para o ser humano valorizar a capacidade de colocar questões e assumir mudanças. Como sabemos o cérebro funciona melhor com neuroplasticidades, contrariando o modo automático, por exemplo ir cumprindo o que de novo consta em normativos profissionais, culturais, sociais e outros. Aqui podemos atualizar competências que provoquem assumir práticas relacionadas com altruísmo em substituição de egoísmo. No Aprender ao Longo da Vida integra-se a sugestão para voltar ao número de setembro de 2020 do nosso jornal, página 25, “Outra literacia – Novo modelo de mediação”, instrumento importante para comunicar e colocar questões.

    Sobre Consciência ficam algumas palavras de Sentir & Saber, da enciclopédia Luso-Brasileira da Cultura (Verbo de 1967) e do Google (716 000 000 resultados, em 31março – 16h54). Esta qualidade da mente permite perceber a relação entre si e um ou mais ambientes avaliando a moral dos atos realizados ou por realizar. Da consciência podem resultar sentimentos de alegria ou de culpa, esta em termos populares diz-se, consciência pesada, peso na consciência ou crise de consciência.

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    António Pena*

    *Coronel do Exército (TecnManTm), situação de reforma (85 anos); licenciado em Comunicação Social, mestre e doutorado em Ciências da Comunicação (FCSH/UNL – out1988 a jan2006); membro emérito do CICANT/ULHT. Agradecemos esta colaboração em exclusivo para o jornal “A Voz de Ermesinde”

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].